Molise

Molise, principais atrações

Campobasso • Agnone • Termoli

Mapa do Molise

Molise: região agrícola e pouco povoada

O Molise, que tem Campobasso como capital, é uma pequena região predominantemente agrícola e pouco povoada, situada entre os Apeninos e o Mar Adriático, ao sul do Abruzzo, ao qual era unida administrativamente até 1963.
O litoral do Molise tem belas praias. Seu relevo, menos acidentado que o do Abruzzo, é dominado por montanhas onde se espalham aldeias isoladas dedicadas à criação de caprinos. Aqui e ali se veem antigas abadias e o que restou de fortalezas erguidas durante a Idade Média.

O patrimônio cultural e arquitetônico do Molise é, comparado com o de outras regiões mais afortunadas, menos importante. Mas lá você encontrará uma cultura mais autêntica e zelosa de suas tradições, uma Itália que pode ser surpreendentemente interessante pelo aspecto humano.

Video de turismo sore o Molise

Como conhecer o Molise

O trem liga Campobasso a Termoli, as duas cidades mais importantes da região.
O ônibus tem muito mais opções de destinos que o trem. A companhia Larivera une a capital a Agnone e a Termoli e administram também linhas regionais para tudo quanto é lugarejo da região.
Porém o carro é o meio de transporte mais indicado para percorrer o Molise, caracterizado por paisagens rurais, montanhas, muita natureza e cidades pequenas. Embora a única autoestrada que atravessa a região seja a A14, que passa pelo litoral, a S17, que corta o oeste, e a S647, que liga o interior a Termoli, são de alta velocidade. As aldeias de montanhas são servidas por estradas tortuosas onde se deve ter cautela ao dirigir.

Campobasso

Como ir

Trem

De Roma (no mínimo 3h40) partem trens com baldeação em Benevento, Napoli ou outras cidades.

Carro

De Roma (200 km) utilize a A1 e depois a S85 e a S17.
ônibus De Roma, na estação Tiburtina (Autolinee Marozzi).

Campobasso, a capital da região, situada sobre uma colina, mesmo não sendo uma cidade que atrai muitos turistas, possui um centro histórico com algumas construções de certo interesse, como o Castello Montforte, fortaleza medieval reformada no século XVI, e antigas igrejas como San Giorgio, padroeiro da cidade, e San Bartolomeo.

Sites de turismo sobre Molise

 Província de Campobasso. Oficial.

 Informações práticas

Vai à Itália? Veja no guia GTB Itália  todas as informações sobre hospedagem, restaurantes, atrações turísticas, transportes e mil dicas úteis que lhe evitarão cair em roubadas.

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel no Molise

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens