México

Sobre o México

Apesar de pertencer geograficamente à América do Norte, o México identifica-se muito mais, histórica e culturalmente, com o Caribe. O país consegue reunir em seu território uma gama de atrações, como belas praias, deslumbrantes paisagens de montanhas, cidades coloniais e grande quantidade de ruínas arqueológicas.

A história do México é muito rica e interessante: foi lá que floresceram duas das mais importantes civilizações das Américas, a asteca (destruída pelos espanhóis) e a maia. No passado recente, o país foi cenário de revoluções e guerras; quando o país perdeu uma gigantesca área que acabou sendo anexada aos Estados Unidos.

Mapa do México

Como ir

Há voos diretos do Brasil para o México e também via Panamá ou Colômbia.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar no México

Onde se hospedar em Acalpulco

Onde se hospedar em Cancún

Onde se hospedar na Ciudad de Mexico

Onde se hospedar em Mérida

Onde se hospedar em Oaxaca

Onde se hospedar em Puebla

Onde se hospedar em San José de los Cabos

Principais pontos turísticos no México

Vídeo sobre o México

A Cidade de México (ou Ciudad de México, Distrito Federal)

É interessantíssima. Além da arquitetura barroca espanhola existem espalhado por toda a Ciudad de México inúmero ruínas pré-colombianas. É uma cidade que tem igualmente uma vida noturna animadíssima, e uma infra-estrutura tuística bem adequadas, com inúmeros restaurantes e hotéis e diversas opções de hospedagem, das mais sofisticas às mais simples.

Da Ciudad de México há vôos diretos para Cancún, uma preferência dos brasileiros. Além de belíssimas praias, Cancún tem excelentes hotéis e bons restaurantes, além de espetaculares ruínas pre-hispânicas. A hospedagem em Cancún, por ser um lugar muito turístico é um pouco mais cara do que em lugares como Puerto Escondido e outros, que estão sendo incluídos apenas recentemente nos roteiros de turismo no México.

Para outras cidades do México, como Puebla, Guanajuato e Oaxaca é fácil ir de ônibus. São cidades históricas, particularmente interessantes por sua arquitetura colonial. Em todas essas cidades há boas opções de hospedagem, pensões e hotéis de todos os tipos. (Os custos de hospedagem no México regulam com os do Brasil, talvez um pouco mais caros.)
Saiba mais sobre a Ciudad de México.

Puerto Escondido

Perto de Oaxaca, no litoral do Pacífico, fica um lugarzinho delicioso, menos conhecido que Cancun: Puerto Escondido, com belas praias e água tépidas. Perfeito para quem quer descansar depois de passar dias subindo morros e escadarias de pirâmides.

Yucatán

Na península de Yucatán, além de cidades coloniais muito bonitas, como Mérida, concentram-se os sítios arqueológicos maias mais importantes do país: Palenque, uma cidade bem preservada; Uxmal, onde há um santuário dedicado a Chac, deus da chuva; Chichén Itzá, com monumentos como a pirâmide de Kukulcan, construção do período maia-tolteca; Dzibilchaltun, pertinho de Mérida, que data aproximadamente do ano 500 a.C.; e Tulum, a única cidadela maia construída à beira-mar, junto de lindas praias. A civilização maia ainda guarda muitos mistérios: pouco se conhece desse povo pois, diferentemente do que ocorreu com o império asteca, que estava no apogeu quando da chegada dos espanhóis, as cidades maias tinham sido abandonadas muito antes de Colombo desembarcar no Novo Mundo.

Cancún

Na mesma península fica Cancún que, descoberta pela indústria do turismo e adorada pelos brasileiros, dentre outros, tornou-se um lugar conhecido. É ótimo para não se fazer nada… apenas comer, beber, ir à praia e curtir a noite. Por isso é o destino favorito de casais em lua-de-mel e daqueles que desejam descansar e se curtir. Ao lado de Cancún fica a ilha de Cozumel, lugar perfeito para mergulhos.

Costa do Pacífico

Na costa do Pacífico, à beira de um mar de tons incríveis, fica Acapulco, tradicional destino dos turistas americanos, uma cidade grande que teve seus momentos glória nos anos 1970, quando nomes famosos de Hollywood desfilavam por sua avenida litorânea. Perto dali está Puerto Vallarta, mais moderna e na moda. A Baixa Califórnia, ao norte, uma longa faixa desértica e cheia de cactos, está se tornando uma região de balneários sofisticados e um dos importantes destinos turísticos do país. É lá que fica a badalada cidadezinha de San José de los Cabos

A melhor época para ir ao México

CIDADE DO MÉXICO – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 11ºC / máxima 25ºC
Verão (julho): mínima 12ºC / máxima 23ºC
Outono (outubro): mínima 10 ºC / máxima 21ºC
Inverno (janeiro): mínima 6ºC / máxima 19ºC

ACAPULCO – temperaturas médias
Primavera (outubro): mínima 24ºC / máxima 32ºC
Verão (julho): mínima 25ºC / máxima 32ºC
Outono (abril): mínima 23 ºC / máxima 32ºC
Inverno (janeiro): mínima 22ºC / máxima 31ºC

Algumas regiões do México, inclusive sua capital, Ciudad de México, não tem um clima fácil. Faça o possível para viajar na melhor época.

Dicas de viagem sobre o México

– Cuidado com a comida, que é bem apimentada e condimentada. Leve medicamentos para o aparelho digestivo.
– Se for às compras, não hesite em barganhar. É o costume!
– A rede de metrô da Ciudad de México funciona muito bem e é bastante prática. Fique atento porém com sua carteira: nesse ponto é como se você estivesse no metrô de São Paulo ou do Rio.
– Clicando em LINKS, você terá acesso a sites selecionados, que contêm grande quantidade e variedade de informações importantes para o planejamento de sua viagem