México: transportes

México_avião

México, transportes: como ir e circular

Transportes internos no México

Avião

O México é um país grande e algumas distâncias são longas; tomar avião pode valer a pena. A Aeromexico vende passes para vários destinos, que podem ser interessantes. A representação da companhia no Brasil tem sede em São Paulo (Tel. 11 3253 3888).

Trem

Há ligações ferroviárias entre a Cidade do México e Oaxaca, Monterrey, Veracruz, Puebla, Guadalaraja e Uruapan. Existem trens noturnos com cabines.

Existe também uma ferrovia turística no México, conhecida como El Chepe, que vai de Chihuahua (capital do estado do mesmo nome) a Topolobampo, na costa do Pacífico. O trem atravessa a Sierra Madre Ocidental, no norte do país, com espetaculares paisagens de montanha, túneis, e canyons. Essa é uma das mais belas viagens de trem que se pode fazer em todo o mundo. O trem tem bar e restaurante.

Carro

No México, há boas estradas e mesmo auto-estradas de pista dupla (quase sempre melhores que as brasileiras!). É necessário um pouco de atenção, pois os mexicanos guiam tão bem quanto nós.

Combustível-  No México, a gasolina não é cara; um automóvel pode valer a pena para visitar as cidades coloniais próximas à capital mexicana (mas é desaconselhável para circular dentro da Cidade do México, com seu trânsito louco!). Para ir até a península de Yucatán, prefira o avião. É longe demais! Chegando lá, você pode alugar um carro para visitar as ruínas.

Onibus

No México existem ônibus de primeira e de segunda classe. Os de primeira têm ar-condicionado e serviço de bordo. A diferença de preço entre eles e os de segunda classe é pequena. Todos os ônibus são rápidos e há linhas por todo o país. Da cidade do México, os ônibus saem da rodoviária central Terminal Central de Autobuses do Norte, ligada à rede de metrô. No site do terminal, você encontrará todo tipo de informação sobre as linhas.

Mapa do México

Distâncias rodoviárias a partir da Cidade do México:
Acapulco: 400 km
Guadalajara: 600 km
Guanajuato: 380 km
Mérida: 1.500 km
Oaxaca: 535 km
Poza Rica: 298 km
Puebla: 130 km
Vera Cruz: 440 km

Como ir

Há voos diretos do Brasil para o México e também via Panamá ou Colômbia.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no México

Onde se hospedar em Cancún

Onde se hospedar na Ciudad de Mexico

Onde se hospedar em Mérida

Onde se hospedar em Palenque

Onde se hospedar na Península de Yucatan