México: sítios arqueológicos
Ídolos de Tuula, México, Foto Chico Spagnuolo
México: sítios arqueológicos, ídolos de Tula, México, Foto Chico Spagnuolo

México: sítios arqueológicos mais importantes

México, principais sítios arqueológicos: • Monte Albán • Tula • Teotihuacán • Palenque • Tulum • Chichén Itzá

Há no México vestígios de outros povos pré-colombianos, como os zapotecas: bem perto de Oaxaca, em Monte Albán, a 2 mil metros de altitude fica uma antiga cidade que atesta o grau de desenvolvimento desse povo anterior aos astecas.

Mapa do México

Tuula

Também anterior à civilização asteca é o sítio arqueológico de Tuula, a aproximadamente 65 km da Ciudad de Mexico, provável capital dos Toltescas, onde fica a pirâmide de Tlahuizcalpahtechuhtli. O que diferencia essa pirâmide são seus gigantescos ídolos de pedra, medindo 4,5 m de altura.

Vídeo sobre os sítios arqueológicos no México

Os maias

A civilização maia, por sua vez, guarda muitos mistérios: pouco se conhece desse povo, pois ao contrário do império asteca, que estava no apogeu quando da chegada dos espanhóis, as cidades maias já haviam sido abandonadas muito antes de Colombo desembarcar no Novo Mundo. Na península do Yucatan, no sudeste do país, concentram-se os sítios arqueológicos maias mais importantes do México: Palenque, uma cidade bem preservada; Uxmal, onde há um santuário dedicado a Chac, deus da chuva; Chichén Itzá, com monumentos como a pirâmide de Kukulcan, uma das mais importantes construções do período maia-tolteca); Dzibilchaltun, que data aproximadamente do ano 500 a.C.; e Tulum, a única cidadela maia construída à beira-mar “ (Riviera Maya), junto de lindas praias.

Informações práticas

Como ir

Há voos diretos do Brasil para o México e também via Panamá ou Colômbia.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no México

Onde se hospedar em Acalpulco

Onde se hospedar em Cancún

Onde se hospedar na Ciudad de Mexico

Onde se hospedar em Mérida

Onde se hospedar em Oaxaca

Onde se hospedar em Palenque

Onde se hospedar em Puebla

Onde se hospedar na Península de Yucatan