A melhor estação para sua viagem

Viajar em qual estação do ano?

Todo mundo que pensa em viajar se depara com o mesmo problema: quer visitar um destino qualquer, mas quando para, pensa, ou pesquisa sobre temperaturas e chuvas, depara com realidades que podem estragar completamente a viagem. Quer conhecer Moscou, mas só consegue viajar em janeiro, quando as temperaturas podem estar dezenas de graus abaixo de zero. Ou pensa em visitar a Índia e só terá tempo para isso em agosto, quando as temperaturas atingem os quarenta graus e chove torrencialmente. Comprovadamente, viajar na época errada é quase sempre uma mega roubada.

A primeira coisa a ser vista

Por isso mesmo, a época certa é a primeira coisa que temos que pensar quando o assunto é viagem.  Se a época for muito inadequada desista. Pense em ir para outro lugar onde o clima seja mais civilizado. Enfim, sem radicalismo…  Abriremos uma exceção para Paris… Até na época mais inadequada (janeiro ou agosto), se não for possível mudar a data do embarque, Paris é uma viagem que não dá para perder. De qualquer forma, é altamente recomendável sempre olhar tabelas de temperaturas e chuvas. Veja abaixo:

Confira a melhor época para os principais destinos

Que tipo de atrações quer conhecer?

Outro ponto importante é o tipo de atrações que cada lugar oferece. Muitas cidades têm um grande número de atrações em ambientes fechados e aquecidos. É o caso de Paris, Amsterdã, Londres, Roma, e outras cidades europeias, com excelentes museus, exposições de arte etc. Em outros lugares, onde a maior parte das atrações fica a céu aberto, viajar na época certa se torna ainda mais importante.

Melhores destinos nas quatro estações

Cada estação do ano tem duração de três meses, uns mais frios outros mais quentes. A primavera no hemisfério sul  não corresponde à mesma estação do ano no hemisfério norte. Quando é primavera aqui, é outono por lá. Por isso mesmo, em cada hemisfério os melhores destinos primaveris não são os mesmos.

Primavera

De modo geral, a primavera é considerada por muitos como a estação perfeita (embora o outono também possa ser uma estação agradável). Raramente o frio ou o calor são excessivos. Os belíssimos parques e jardins europeus explodem em flores. É baixa temporada, há menos turistas. Primavera é tudo de bom!

Primavera no Hemisfério Sul  

Começa em  22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro

É uma estação excelente para se viajar praticamente por toda a América do Sul, pela África do Sul, Polinésia FrancesaNova Zelândia e Austrália

Primavera no Hemisfério norte

Começa em 20 de Março e termina em 21 de junho

O menu de lugares que você pode visitar é amplo e inclui (entre outros) Canadá,  Europa, México e Caribe, Japão, Bali, Tailândia, Norte da Índia. As exceções são os destinos em alta latitudes (extremo norte do Canada e da Europa, Alasca), onde faz frio quase todo o ano e mesmo a primavera pode ser gelada.

Vantagens e desvantagens de se viajar na primavera.

Vantagens
Temperaturas geralmente amenas, não há excesso de turistas, passagens aéreas e hospedagens com ofertas tentadoras.

Desvantagens
Dependendo do mês (fim da primavera no hemisfério sul e início da primavera no hemisfério norte), os dias podem ser curtos. Por volta das quatro da tarde o dia já não está mais tão claro.

Verão

Verão no Hemisfério Sul  

Começa em  21 de dezembro e termina em 22 de março

Apesar do calor, que pode ser excessivo, é a única época no Brasil em que muita gente consegue tirar férias. Muitas empresas preferem dar férias coletivas para todo mundo nessa época. Os principais destinos turísticos estão lotados. Os preços das diárias de hotéis disparam. Mas é uma boa estação para se viajar pelo Brasil (nos referimos às praias, temos o litoral mais lindo da hemisfério sul!), mas também pela Patagônia Andina, Terra do Fogo ArgentinaPatagônia e Terra do Fogo chilenas, Nova Zelândia, principalmente a South Island, onde as temperaturas são mais amenas.  Na Austrália o verão é muito quente, mas quem quer surfar, mergulhar e adora praia curte. Infelizmente, aqui Brasil, no litoral carioca e no litoral norte paulista, principais destinos turísticos brasileiros, fica tudo lotado e chove muito no verão. A mesma coisa sucede como Peru, outro super destino. É uma pena!

Verão no Hemisfério norte

Começa em 21 de junho e termina no dia 22

O verão é a época ideal para se visitar os destinos muito frios, de alta latitude (regiões relativamente próximas ao Polo Norte), como o extremo norte do Canadá, o Alaska, a Groelândia, o extremo norte da Escandinávia e a Rússia (começo  final de verão). Convém lembrar que, na maior parte da Europa, e mesmo nos Estados Unidos, as altas temperaturas incomodam tanto quanto o frio excessivo no inverno.

Vantagens e desvantagens de se viajar no verão

Vantagens
Dias longos. Agrada em cheio aqueles que “adoram calor”. Em muitos lugares é uma época seca, e a preferência da maioria das pessoas que querem mar e praia. É também a melhor época (para muitos, a única) suportável para se visitar lugares muito frios. Finalmente, é a única época do ano em que boa parte dos brasileiros podem tirar férias.

Desvantagens
 Faz um calor desagradável em boa parte do mundo, na Europa, Estados Unidos, Canadá. Quem já foi para Roma, Lisboa ou Sevilha em agosto sabe disso…) É a alta temporada: tudo está lotado e caro. Mesmo o preço das passagens aéreas disparam.

Outono

Outono no Hemisfério Sul

Começa em torno de 20 de março e termina em torno 21 de junho

É uma boa época para se viajar por uma infinidade de destinos em todo o hemisfério sul: Brasil, Austrália, Nova Zelândia,  Tahiti,  África do Sul, quase toda a América do Sul (exceto as regiões muito meridionais e geladas, como Terra do Fogo ou Patagônia.

Outono no Hemisfério Norte

Começa em torno de 22 ou 23 de setembro e termina a 21 ou 22 de dezembro

O outono tanto quanto a primavera, é uma excelente época para se viajar pelo hemisfério norte: Europa, Estados Unidos, Canadá. Há exceções. Nas regiões influenciadas por climas polares pode estar muito frio.  Felizmente, no outono, em quase todo o planeta, raramente faz muito frio ou muito calor. As paisagens avermelhadas também são espetaculares. No caso das regiões tropicais do México e do Caribe, o outono também é agradável. Mas essa é também a chamada “temporada dos tufões”. Muita gente não dá muita bola para isso porque a possibilidade de estar no lugar errado, na hora errada e ter que encarar um tufão é muito remota, principalmente um de categoria 5, especialmente violento. Seria muita falta de sorte!. Mas é bom, antes de embarcar,  dar uma consultada na previsão do tempo, sobretudo se você pretende viajar para a região caribenha em setembro ou outubro. No sul do Caribe, nas proximidades da costa sul-americana não costumam ocorrer ciclones nem tufões.

Vantagens e desvantagens de se viajar no outono

Vantagens
Temperaturas agradáveis ou amenas em todos os lugares; não há excesso de turistas; as passagens aéreas e diárias de hotel têm custo razoável. As paisagens são lindas.

Desvantagens
O final do outono pode ser um pouco frio em muitos lugares na Europa e nos Estados Unidos. (Canadá, nem se fala…) O meses mais frios correspondem ao fim da primavera no hemisfério sul e início da primavera no hemisfério norte. Nessa época os dias se tornam mais curtos, à medida que nos aproximamos do inverno.

Inverno

Inverno no Hemisfério Sul

Começa em torno de 22 de junho e termina por volta de 21 ou 22 de setembro

É a única época para quem quer curtir uma eventual neve em São Joaquim, no Estado de Santa Catarina, um friozinho em Gramado ou Campos do Jordão. Também é um bom momento para visitar outros lugares do Brasil, como as Cidades Históricas de Minas Gerais por exemplo. E, no Nordeste do Brasil – no Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas etc é sempre calor, pode-se pegar praia o ano todo, mesmo no inverno. Também é a única época do ano para se esquiar no Chile ou na Argentina. Outro dica é o Peru. As principais atrações ficam no Altiplano, onde a diferença de temperatura entre o inverno e o verão não é significativa. É sempre um pouco frio em razão da altitude: 4 mil metros. A diferença é que no inverno, ao contrário do verão, é seco, o céu é azul.

Inverno no Hemisfério Norte

Começa em torno 21 dezembro e termina por volta de 20 de março

Pode ser uma época agradável no Caribe, por exemplo.  Também é a melhor época para se visitar as regiões baixas da Índia e a Tailândia. Mas não é o momento ideal para a Europa (exceto para praticantes de esportes de inverno) e América do Norte.  O México pode ser visitado, não pela praias, mas por suas ruínas arqueológicas. Quem não é muito friorento pode encarar o sul da Europa (Sul da Itália, Sicília, Portugal  ou a Andaluzia, na Espanha. É um frio fácil de encarar.

Dicas
  • Agora que você sabe a época do ano em que vai viajar, veja a bagagem que deve levar.

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes