A melhor época para ir ao Peru

A melhor época para ir ao Peru

Mapa do Peru

Uma grande amplitude térmica

A melhor época para ir ao Peru: nas localidades do Altiplano do Peru (como Puno e Cusco) é grande a amplitude térmica diária durante todo o ano: as primeiras horas da manhã são muito frias e a temperatura sobe até o começo da tarde para, no final do dia, ir caindo lentamente. O que mais influencia a sensação térmica é o fato de estar fazendo sol ou não. Aliás, nos dias ensolarados, você já sente a diferença de temperatura quando caminha na sombra. As noites são sempre frias e as madrugadas, geladas.

Inverno

No inverno, evidentemente, o frio é mais intenso, mas os dias costumam ser secos e ensolarados. É a alta estação. Quem quiser ver a Festa do Sol em Cusco (24 de junho) pegará o início de um inverno em que as cidades turísticas do Altiplano lotam de visitantes estrangeiros e os preços sobem.

Verão

Já o verão não é a época mais adequada para se visitar o Altiplano, pois chove de dezembro até meados de março, quando as estradas podem ficar bloqueadas.
No litoral peruano, apesar da latitude equivalente à dos Estados do Nordeste brasileiro e da altitude zero, no nível do mar, chuvas são quase inexistentes em qualquer época do ano e as temperaturas nunca são muito altas nem baixas. Nas noites de inverno, a temperatura dificilmente fica abaixo dos 12ºC, enquanto que, no auge do verão, é raro os termômetros ultrapassarem os 30°C. Isso se explica pela proximidade dos Andes e pela influência da corrente fria de Humboldt, que acompanha a costa do Pacífico. A região amazônica é quente e úmida em qualquer época do ano.

Primavera e outono: as estações ideais

Como as maiores atrações se encontram no Altiplano, as melhores épocas para se visitar o Peru e a Bolívia são a primavera e o outono. Os meses ideais são abril, maio, setembro e outubro. Se não puder ir nessa época, prefira o inverno ao verão. Essas referências, porém, não são estáticas. Peru e Bolívia são países periodicamente afetados por “El Niño” e “La Niña”, fenômenos climáticos complexos, relacionados com a variação da temperatura da superfície do Oceano Pacífico, que ocasiona significativas alterações nos ventos e na umidade do ar, influenciando, por vezes, o clima de todo o planeta.

Temperaturas

Cusco – temperaturas médias

Primavera (outubro): mínima 6ºC máxima 22º
Verão (janeiro): mínima 7ºC / máxima 21 º
Outono (abril): mínima 4ºC/ máxima 21ºC
Inverno (julho): mínima -1ºC / máxima 21ºC

Lima – temperaturas médias

Primavera (outubro): mínima 16ºC máxima 28º
Verão (janeiro): mínima 19ºC / máxima 28º
Outono (abril): mínima 17ºC/ máxima 27ºC
Inverno (julho): mínima 4ºC / máxima 19ºC

A época do ano em que você for viajar irá determinar as roupas
e calçados que deverão ser levados na sua bagagem.

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.