A melhor época para ir a Veneza
Isola de Murano, Veneza, -foto - Luca Venturelli, CCBY
Isola de Murano, Veneza, -foto – Luca Venturelli, CCBY

Melhor época para visitar Veneza

Por Lúcio Martins Rodrigues

Veneza pode ser visitada em qualquer época do ano. Mas de novembro a janeiro o vento frio estraga um pouco os passeios ao ar livre, e há risco de ocorrer a chamada aqua alta – inundação! Evite também agosto, quando o excesso de turistas incomoda não só os venezianos mas também os demais visitantes!

Mapa de Veneza

Veneza mês a mês

Janeiro

É o mês mais frio do ano, e uma boa época para programas em lugares fechados. Veneza tem muitas atrações assim. Porém, a principal atração de Veneza é a própria cidade, deslumbrante, única no mundo. Infelizmente, o vento úmido e gelado que vem da laguna desencoraja passeios de barco. Claro, no interior do vaporetto você não passa frio, mas com os vidros embaçados você também não vê muita coisa. A pé você sofre com o frio, e a sensação térmica é ainda mais baixa devido aos ventos frios lagunares. Se resolver caminhar, uma dica é escapar das margens do Canal Grande e toda a margem oeste, batida pelos ventos, onde fica a Ponte dos Suspiros, junto à Piazza San Marco. No labirinto de ruelas da cidade, pelo menos, você escapa das lufadas glaciais. Nessa época podem ocorrer nevoeiros e geadas, além de, ocasionalmente, nevar.

Temperaturas
Mínima 0,1;  máxima 6.6

Precipitações
Precipitações 47 mm

Fevereiro

A situação é parecida: faz frio, venta etc. Só faz um pouco menos frio que no auge do inverno, mas, ainda, com as mesmas restrições dos meses anteriores. Só no final de fevereiro as temperaturas vão melhorando. É a época também de um dos mais espetaculares eventos da cidade, o “Carnaval de Veneza”, que, com frio ou sem frio, atrai muitos turistas.  O Carnaval de 2017 ocorrerá entre os dias  11  e 28 de fevereiro, mas essa data não é a mesma todos os anos. Por isso consulte a programação oficial do carnaval de Veneza.

Temperaturas
Mínima 0,8;  máxima 8.6

Precipitações
Precipitações 48,2 mm

Vídeo sobre Veneza

Março

Final do inverno. É o início da primavera, e as temperaturas ainda são baixas. Não é o ideal, mas é uma opção para quem não pode ir nos melhores meses. Mas dá para passear pela cidade ao ar livre sem maiores dramas. A segunda quinzena de março é mais agradável que a primeira.

Temperaturas
Mínima 4,1;  máxima 12.5

Precipitações
Precipitações 48,7 mm

Abril 

O começo da melhor época em todo o país. As temperaturas primaveris são agradáveis, nem o frio, nem o calor são exagerados. As noites são frescas, mas nada que impeça passeios noturnos.

Temperaturas
Mínima 7,8;  máxima 16.1

Precipitações
Precipitações 70 mm

Maio 

Maio é um mês perfeito. O clima é gostoso, você não bate o queixo de frio nem suporta um calor incômodo. É também, juntamente com abril, o meio da baixa temporada (a mais agradável do ano!), a cidade, não está tão cheia como no pico do verão. Mesmo os preços das diárias de hotéis estão menos salgados. Você até consegue um lugarzinho na popa do vaporetto para apreciar a cidade!

Temperaturas
Mínima 12,8;  máxima 21

Precipitações
Precipitações 70 mm

Junho

Começa a esquentar. A primeira quinzena é mais agradável, na segunda já começa o verão. O verão em Veneza, felizmente não é tão abafado como o de Roma, a brisa da laguna, insuportável no inverno, agora é uma boa amiga.

Temperaturas
Mínima 16,2;  máxima 24.7

Precipitações
Precipitações 66 mm

Julho

Já é pleno verão. A quantidade de turistas aumenta, o calor também pode incomodar se você caminhar o dia todo ao sol. Estamos na alta temporada, Veneza começa a ficar cheia demais. Não é a época ideal, mas nada impede a visita.

Temperaturas
Mínima 18.3;  máxima 27.8

Precipitações
Precipitações 64 mm

Agosto

Auge da alta temporada, quando é período de férias escolares em todo o hemisfério norte, e muita gente viaja. Veneza é literalmente invadida por turistas do mundo todo. Quem odeia calor  e não curte multidões não vai gostar nem um pouco.

Temperaturas
Mínima 17,6;  máxima 27.6

Precipitações
Precipitações 65 mm

Setembro

Ótima época em Veneza, a segunda quinzena, mais fresca, é melhor ainda. No dia 22 de setembro já é começo do outono no hemisfério norte.

Temperaturas
Mínima 14,3;  máxima 23.5

Precipitações
Precipitações 72 mm

Outubro 

Friozinho moderado. As temperaturas já começam a cair, mas nada de assustar;  dá para perambular pela cidade, fazer programas ao ar livre, passear de barco etc. É um mês agradável para quem não é muito friorento.

Temperaturas
Mínima 9;5  máxima 18

Precipitações
Precipitações 73 mm

Novembro

Um pouco menos frio que no inverno, mas os friorentos vão reclamar. Com um pulôver e um bom casaco dá para fazer programas ao ar livre. Perto do Canal Grande e do lado oeste de Veneza (o cais junto da Piazza San Marco) venta um pouco, e a sensação térmica pode ser de uns graus a menos.

Temperaturas
Mínima 4;  máxima 11.5

Precipitações
Precipitações 66 mm

Dezembro

A primeira quinzena é mais suportável, embora faça frio. Na segunda, no dia 22 de dezembro, já estamos entrando no inverno. Nessa época podem ocorrer geadas e o tempo ficar enevoado. Não é o mês ideal para se visitar Veneza. Só o faça se não tiver alternativa. Afinal, Veneza, até no inverno, é incrível!

Temperaturas
Mínima 0,6;  máxima 7.4

Precipitações
Precipitações 50.6 mm

Dicas
  • Agora que você sabe a época do ano em que vai a Veneza, veja a bagagem que deve levar.

Hotéis em Veneza

Veneza na alta estação está sempre lotada. Aliás, frequentemente, em qualquer época do ano, é difícil encontrar hotel sem reservar. Procure um estabelecimento próximo da estação ferroviária ou da Piazza Roma.

Escolha e reserve seu hotel em Veneza