A melhor época para ir à Suécia
Lago na Suécia no inverno
Melhor época para ir à Suécia. Lago na Suécia no inverno

A melhor época para ir à Suécia

Quando ir: temperaturas, chuvas, clima

A Suécia é um país frio. A melhor época para ir à Suécia corresponde aos meses de clima mais ameno. Visto a latitude, o clima deveria ser ainda mais frio, mas o clima nas regiões litorâneas, onde fica Estocolmo, a capital e maior cidade do país, é beneficiado pela corrente tropical Gulf Stream (Corrente do Golfo), que acompanha a costa oeste da Península Escandinávia e torna as temperaturas mais amenas. À medida que avançamos para o centro do país os efeitos do Gulf Stream são menos evidentes.

Mapa da Suécia

Visto a diferenças de latitudes, no extremo sul da Suécia, o clima é um pouco diferente daquele do extremo norte. No sul temos quatro meses com temperaturas agradáveis, no extremo norte apenas dois, mais fáceis de encarar. E ainda assim, principalmente no norte, as noites continuam um tanto frias. Ou então, de repente, o tempo muda, o sol, desaparece e um vento gelado faz a temperatura cair bruscamente. Aliás, no norte da Suécia, na Lapônia, por exemplo, o sol nunca chega a se por. É o chamado Sol da Meia-noite. Por outro lado, durante sete meses o tempo é invernal, escuro : é a noite polar. No sul  os dias também são compridos no verão e curtos no inverno. As noites de verão são curtas, o sol de põe depois das onze da noite, e o dia clareia perto de 3 da manhã, dependendo do mês. Dia 22 de julho é o início oficial do verão.

Comparando as diferenças entre Estocolmo, o extremo norte, e o sul do país:

Março:  Malmö;  1,4°C | Estocolmo: –  0,7°C  |  Kiruna:  -9°C

Julho: Malmö;  18°C | Estocolmo: –  17°C  |  Kiruna:  -13°C

Os melhores meses na Suécia

Estocolmo,  é o principal ponto turístico da Suécia para os brasileiros. Raros são os que visitam outras cidades do país. A melhor época na capital sueca é entre maio e setembro, quando as temperaturas são mais amenas. Um “calorzinho”  só no auge do verão, quando, mesmo à noite, o clima é gostoso. Mas nada é perfeito: é uma época um pouco mais chuvosa. Quem vai para o extremo norte deve também optar pelo verão: junho, julho, agosto. Vale, porém assinalar, que mesmo os meses frios têm seu encanto para aqueles que curte neve e baixas temperaturas. Que tal, por exemplo, um passeio de trenó puxado por renas? Ou assistir a uma autora boreal?

Auroras boreais: o que são, quando acontecem?

As auroras boreais são fenômenos naturais caracterizado por luzes coloridas no céu, resultado do encontro de partículas carregadas de energia carregadas pelo vento solar com a camada magnética da terra. Quem estudou e atribuiu esse nome ao fenômeno foi o astrônomo Galileu Galilei, em 1619, uma homenagem à deusa romana do amanhecer, Aurora, e ao deus grego Bóreas, representante dos  nortes  ventos do norte. Muita gente viaja para essas regiões frias no inverno, especialmente para assistir uma aurora boreal. A Lapônia, no extremo norte da Suécia é um dos melhores lugares para se apreciar o show de cores nos céus. O clima do lugar em que você estiver pode interferir na visualização. Abisko e Kuruna, no extremo norte da Suécia, possuem céu límpido e um micro clima adequado. De outubro a março você tem chances de assistir o mega espetáculo da mãe-natureza, mas setembro e outubro e fevereiro e março são considerados os melhores meses.

Temperaturas médias em Estocolmo nas diferentes estações do ano

Primavera (abril): mínima 1ºC / máxima 8º

Verão (julho): mínima 14ºC / máxima 22C

Outono (outubro): mínima 5ºC / máxima 9ºC

Inverno (janeiro): mínima – 5ºC / máxima – 1ºC

Dicas
  • Não é nenhum mistério para ninguém: clima deste planeta anda incerto. Faz calor ou frio demais em um determinado ano, cada ano seguinte é diferente. Consulte sempre a  previsão meteorológica quando pensar em viajar.

Hotéis Suécia

Estocolmo possui vários bairros bem simpáticos, entre eles Gamla Stan, o centro velho da cidade, Södermalm, um bairro de jeitão descontraído, com lojinhas descoladas e  Slussen, localizado na ilha de Sodermalm.

Escolha e reserve seu hotel em Estocolmo