A melhor época para ir a Roma
Ponte sobre o rio Tibre, em Roma
Ponte sobre o rio Tibre, em Roma

A melhor época para ir a Roma

Por Lúcio Martins Rodrigues

Os meses a serem evitados

Roma pode ser vistada o ano todo. Pode, mas evitando, se possível, o auge do verão e o auge do inverno. Julho e agosto correspondem às férias escolares no hemisfério norte. Roma é sonho de consumo de turistas do mundo todo. Além de norte-americanos, canadenses, brasileiros e argentinos, que visitam a capital italiana, Roma, particularmente no verão, é invadida por turistas de toda a Europa. Nos últimos anos, chineses (e eles são numerosos…) coreanos e japoneses, descobriram que adoram Roma. Seus ônibus de excursão lotam um museu inteiro. É turista demais. Em julho e, principalmente em agosto, é o auge da temporada, tudo está caro, você não acha hotel, se tiver alugado carro não encontra onde estacionar, a qualidade dos serviços cai, os transportes estão lotados. Além disso, Roma no verão é muito quente. O calor é francamente desagradável, principalmente porque na capital italiana andamos muito. A rede de metrô não é como a parisiense. Tem muito menos linhas. Às vezes você pode preferir encarar uma caminhada. Mas vai transpirar! No inverno o frio incomoda, principalmente para quem pretende visitar atrações em lugares abertos, como a Fontana de Trevi ou a Piazza Navona. Além disso, os dias são curtos, por volta de cinco horas da tarde começa a escurecer. Você aproveita menos a cidade. Resumindo o inverno não é uma época muito indicada para fazer turismo na capital italiana. Ou melhor, se você só pode ir para Roma no inverno, então vá, só não deixe de conhecer Roma!

Mapa de Roma

Roma mês a mês

Janeiro – O frio incomoda, principalmente porque muitas das atrações em Roma são ao ar livre. No inverno você terá que pensar em visitar lugares fechados (museus, palácios, restaurantes, etc.). Exposição rápida ao frio, tudo bem. O que incomoda são exposições prolongadas, de muitas horas.
Fevereiro – As temperaturas começam a subir, porém devagar. Ainda faz frio e também não é o melhor mês para ficar você ficar passando horas ao ar livre.
Março – Final do inverno. O frio se torna administrável. Não é o clima perfeito, mas é uma opção para quem não pode esperar para ir na primavera.
Abril – Abril é bem gostoso, não costuma fazer muito frio, nem muito calor. Dá para passear por Roma ao ar livre sem morrer de frio, nem transpirar.
Maio  Maio é uma ótima época. As temperaturas são mais elevadas do que em abril, mas é um mês gostoso, em plena primavera, com os jardins e parques de Roma floridos.
Junho
– Junho também é um mês agradável, sobretudo a primeira quinzena. É mais indicado do que abril ou maio para aqueles que gostam de calor. Quem gosta de climas mais frescos vai achar junho um tanto quente.
Julho – Já faz muito calor e a cada dia  a cidade fica mais cheia de turistas. Não é a melhor época.
Agosto – Calor do cão, as temperaturas podem atingir mais de 35 graus. Se o seu hotel possui ar condicionado, você não vai querer sair lá de dentro… Além disso, tudo é caro e lotado. É uma péssima época para se ir a Itália, principalmente por aqueles que detestam calor excessivo e multidões.
Setembro – A primeira quinzena de setembro ainda é meio quente. Depende do ano, de sorte etc. A segunda quinzena costuma ser mais agradável.
Outubro – Entramos no outono. Chove um pouco mais (tenha sempre um pequeno guarda-chuva dobrável com você). As paisagens dos parques e jardins começam a assumir tons amarelos e, à medida que os dias passam, tornam-se mais avermelhadas. As temperaturas são mais frescas, à noite particularmente.
Novembro – Mais frio, pois estamos no meio da estação. As temperaturas, em geral, só incomodam aos mais friorentos. As paisagens são ainda mais bonitas, mais avermelhadas.
Dezembro – O final do outono é meio enevoado e já faz frio. No dia 22 começa oficialmente o inverno. Daí para frente o clima se torna realmente invernal.

Dicas

Temperaturas médias em Roma em diferentes estações do ano

Roma – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 10ºC / máxima 19ºC
Verão (julho): mínima 20ºC / máxima 30ºC
Outono (outubro): mínima 13ºC / máxima 18ºC
Inverno (janeiro): mínima 5ºC / máxima 11ºC

Hoteis em Roma

A algumas quadras da estação central de Roma ficam hotéis econômicos. Mas há hotéis de todos os preços por toda a cidade. Evite hospedar-se em bairros afastados do centro histórico.

Escolha e reserve seu hotel em Roma