A melhor época para ir a Machu Picchu
Peru, Machu Picchu, vista panorâmica
A melhor época para ir a Machu Picchu

A melhor época para sua viagem a Machu Picchu

Quando ir: temperaturas, chuvas, clima

Por Lúcio Martins Rodrigues

Acostumadas com Cusco, a base de todos os que desejam conhecer Machu Picchú, a maioria das pessoas não considera que Cusco fica em pleno Altiplano, a uma altitude média de 3.400 metros, enquanto Machu Picchu fica a 2.400 metros, a meio caminho entre o Altiplano e a floresta amazônica. Há, portanto, uma sensível diferença de clima entre a antiga capital do Império Inca e a cidade perdida que, escondida pela floresta, só foi descoberta em 1911.

O trem de Cusco a Machu Picchu, parte logo cedo, pela manhã, quando o frio é mais intenso em Cusco. Então, todo mundo já sai do hotel vestindo casaco forrado, pulôver e gorros de lã. Ao descer do trem, dá para sentir a diferença. O sol já está mais alto no céu, e a altitude é de mil metros a menos que em Cusco. Você não sentirá falta do gorro de lã, mas de um chapéu de sol, porque a insolação é brava. É bom lembrar igualmente que, no verão, às vezes, as temperaturas beiram os 25 graus centígrados. Ninguém aguenta roupas de inverno com temperaturas assim.

Mapa de Machu Picchu

A melhor época para visitar Machu Picchu

A melhor época para ir a Machu Picchu é da segunda quinzena de abril, até setembro. Isso inclui o final do outono, o inverno e o começo da primavera. No inverno as temperaturas são mais frias, mas o principal fator que influencia o clima, nesse caso é mais a altitude do que a longitude. Junho e julho, em pleno inverno, são meses perfeitos. O importante é que chove pouco, e o clima invernal não é rigoroso como o europeu, por exemplo. Nevascas não existem por lá. E as temperaturas mínimas ocorrem de madrugada, quando todo mundo está dormindo e bem aquecido em seu quarto de hotel. Durante o dia, o clima seco e ensolarado tem temperatura possíveis de serem encaradas facilmente com um blusão forrado.

Vídeo sobre Machu Picchu

Dica

E quem estiver em Cusco no dia 24 de junho poderá assistir à famosa Festa do Sol, a Inti Raymi. A cidade fica lotada, e você sofrerá para encontrar um hotel! Reserve com antecedência.

As chuvas

Esqueça a tradicional classificação climática, primavera, verão, outono e inverno. É mais correto dividir o clima do Altiplano, no Peru, em duas estações apenas: a chuvosa e a seca. Afinal, há grande diferenças nos índices pluviométricos: o período chuvoso corresponde a cerca de 80% das precipitações anuais.

O período chuvoso começa em outubro e se estende até março. Dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos. Já houve casos em que turistas ficaram isolados em Machu Picchu durante alguns dias, sem condições de voltar a Cusco, por causa da queda de barreiras, em um ano especialmente pluvioso. Diria que foi muita falta de sorte! Já estive no Peru duas vezes na estação chuvosa. Diria que as chuvas incomodaram um pouco, mas não chegaram a impedir o prazer da viagem. Ou seja, se der, escape do período de chuvas, mas se não puder viajar em outra época, encare, que vale a pena! De qualquer modo, um casaco impermeável e um pequeno guarda-chuva portátil são itens que é bom você ter na sua bagagem.