A melhor época para ir a Amsterdã
Arquitetura inconfundível de Amsterdã
A melhor época para ir a Amsterdã

A melhor época para ir a Amsterdã

Quando ir: temperaturas, chuvas, clima

Maio e junho, na primavera, e setembro, bem como outubro, no outono, é a melhor época para ir a Amsterdã. Evite o inverno, gelado e úmido, Amsterdã recebe os ventos frios do Mar do Norte. A cidade holandesa tem um regime de chuvas regulares, com aumento das precipitações em julho e agosto. São raras tempestades violentas como acontece no verão brasileiro, mas comparada com outras cidades europeias, seu clima é um tanto chuvoso. Em Amsterdã, chove 260 dias por ano, em Paris 170… Por isso mesmo, é bom ter consigo, em qualquer época do ano, um pequeno guarda-chuva dobrável. Quem vai alugar uma bicicleta é bom ter um impermeável plástico consigo, e um capuz também impermeável. Muitos holandeses andam costumeiramente de bicicleta utilizando um guarda-chuva. Talvez não tenhamos a mesma habilidade!. O problema é que o tempo em Amsterdã é imprevisível. Você sai, está um lindo dia azul, meia hora depois chove, mais tarde faz sol de novo.

Mapa de Amsterdã

 Amsterdã mês a mês

Janeiro

Janeiro é o mês mais frio do ano em Amsterdã. Costuma nevar. A sensação térmica é ainda mais baixa devido aos ventos e à umidade. Sobram os programas em ambientes fechados, aproveitando que a cidade é famosa por seus museus. Mas, o mais agradável em Amsterdã, é poder passear tranquilamente ao longo de seus canais, curtir suas construções, com um estilo arquitetônico, único, inconfundível. Por outro lado, se você sabe patinar no gelo (não é tão difícil, quem sabe patinar em patins com rodas, logo pega o jeito), um programa diferente é, em janeiro, quando a temperatura pode ficar quase dez graus abaixo de zero,  patinar pelos canais congelados da cidade. Você acaba percorrendo grandes distâncias, rapidamente, utilizando patins. Outra coisa que você só verá no inverno, infelizmente, é o Amsterdam Light Festival, em dezembro e começo de janeiro, quando os canais e construções são agraciados com uma iluminação especial e lindos efeitos de luzes. Enfim, o frio é de desanimar. O inverno não é a melhor época para ir a Amsterdã.

Temperaturas
Mínima 0;  máxima 5

Precipitações
Precipitações 67 mm

Fevereiro

O frio continua intenso em fevereiro, faz frio, venta etc. Também não dá para ficar horas ao ar livre exposto ao frio. Depois de uma hora de caminhada você já quer entrar num café ou qualquer outro lugar aquecido. Procure visitar museus, galerias de arte e outros programas em lugares fechados.

Temperaturas
Mínima 0;  máxima 6

Chuvas
Precipitações 52 mm

Março

Março é o final do inverno. É o início da primavera, mas temperaturas ainda são baixas, embora raramente, abaixo de zero. No final do mês (dia 22 começa a primavera) as temperaturas são um pouco mais agradáveis, quem curte frio consegue encarar. Com um casaco forrado e um capuz já dá para dar umas passeadas pela cidade. Diríamos, entretanto, que só vale a pena se você não puder ir em outra época.

Temperaturas
Mínima 2;  máxima 11

Precipitações
Precipitações 43 mm

Abril 

Diríamos que abril é o início da melhor época em todo o país. O frio, não é excessivo. As noites são frescas. A mínima de cinco graus não é motivo de preocupação porque ocorre de madrugada, quando você está bem aquecido em seu hotel. Durante o dia, com sol principalmente, dá para se passear ao ar livre sem ninguém tiritar de frio.

Temperaturas
Mínima 5;  máxima 14

Precipitações
Precipitações 48 mm

Maio 

Maio é um mês amado pelos viajantes. O clima é suave, você não passa frio e nem suporta temperaturas elevadas. Maio, (e também abril) corresponde ao auge da baixa estação (a melhor do ano!). Uma grande vantagem: em maio Amsterdã não está lotada como na alta temporada. É um mês perfeito para você caminhar por uma cidade florida, fazer passeios de barco, aproveitar.

Temperaturas
Mínima 09;  máxima19

Precipitações
Precipitações 53 mm

Junho

O tempo é ótimo o mês todo. Durante o dia a média é 22 graus, temperatura de avião!  Mesmo a noite não faz muito frio, dá para sair pela cidade. Um mês preferido por muita gente.

Temperaturas
Mínima 12;  máxima 22

Precipitações
Precipitações 57 mm

Julho

Já é pleno verão, mas não faz calor demasiado, apenas um grau a mais do que em junho. A quantidade de turistas aumenta, começou a invasão. É o início das férias escolares em todo o hemisfério norte. Nessa época é bom reservar hotel com antecedência e estar preparado para pagar diárias mais caras.

Temperaturas
Mínima 14;  máxima 23

Precipitações
Precipitações 76 mm

Agosto

É simplesmente o pico alta temporada, igualmente a época de férias escolares em todo o hemisfério norte, quando todo mundo pretende viajar ao mesmo tempo. Amsterdã é descaracterizada pelo excesso de visitantes. Os habitantes de Amsterdã, quando podem, somem também. Agosto é também o mês mais chuvoso do ano. Se puder, evite!

Temperaturas
Mínima 14;  máxima 23

Chuvas
Precipitações 86 mm

Setembro

O mês todo tem temperaturas ótimas, com médias diárias em torno de 20 graus.  Perfeitas para longas caminhadas ao ar livre e passeios de barco pelos canais da cidade. As noites são apenas frescas, nunca realmente geladas. Na segunda quinzena, a partir do dia 22, estamos entrando no outono. É também uma época chuvosa.

Temperaturas
Mínima 11;  máxima 20

Chuvas
Precipitações 72 mm

Outubro 

Faz frio, mas é moderado. As temperaturas diárias giram em torno de 15 graus. Durante noite esfria devagar, até os termômetros alcançarem, de madrugada, a marca de 8 graus. Em outubro, principalmente durante o dia, dá para passear por Amsterdã, fazer programas ao ar livre, passear de barco etc. Talvez apenas os mais friorentos torçam o nariz… Ainda chove um pouco.

Temperaturas
Mínima 8;  máxima 15

chuvas
Precipitações 71 mm

Novembro

Em novembro o frio já começa a pegar.  Dá para fazer programas a céu aberto, mas com roupas quentes, casado forrado, gorro. O vento pode incomodar, fazendo com que a sensação térmica seja mais baixa. Chove um pouco menos.

Temperaturas
Mínima 4;  máxima 10

Chuvas
Precipitações 69 mm

Dezembro

As temperaturas são realmente baixas, mesmo durante o dia e com sol. A primeira quinzena é final de outono, mas também faz frio. Na segunda quinzena, no dia 22 de dezembro já começa o inverno. Pode nevar. Passear pela cidade não é mais um bom programa. Se puder evite dezembro: n~´ao é a melhor época para ir a Amsterdã.

Temperaturas
Mínima 2;  máxima 6

Chuvas
Precipitações 63 mm

Dicas
  • Agora que você sabe a época do ano em que vai a Amsterdã, veja a bagagem que deve levar.

Informações úteis

Como ir a Amsterdã

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis em Amsterdã

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos. Frequentemente paga menos do que tratando diretamente com o hotel.

Escolha e reserve seu hotel em Amsterdã