A melhor época para ir a Londres
Inglaterra, Londres, Parlamento, foto Melina Castro
A melhor época para ir a Londres. Na foto Parlamento, foto Melina Castro

A melhor época para ir a Londres

Por Lúcio Martins Rodrigues

A época ideal

Londres, tem uma situação insular de região fria (51 graus de latitude norte) e ainda sofre com os ventos frios do Tâmisa, fazendo com que a sensação térmica seja inferior à de cidades, como Paris ou Bruxelas, do outro lado do Canal da Mancha. A melhor época para ir a Londres é um conceito um tanto pessoal, tem gente que curte frio e outros que adoram calor. É possível que você, principalmente se for friorento, bata os dentes todo encolhido de frio, na primavera, em abril, por exemplo, começo da estação ou em final de outubro, fim do outono. Como o tempo anda muito incerto no mundo todo, tudo depende de sorte, há anos mais quentes e anos mais frios. Por isso, para não ter surpresas, procure visitar a capital inglesa entre maio e setembro, a melhor época para ir a Londres, se possível, evitando agosto, quando tudo está lotado de turistas. Além disso, em maio (no verão também), os parques e jardins de Londres, ficam lindos, floridos. Todo mundo adora passear por eles. O outono já tem outro tipo de beleza. São paisagens nostálgicas, com o arvoredo assumindo belos tons avermelhados e amarelos. Resumindo, primavera e outono correspondem a melhor época para ir a Londres

Mapa de Londres

O inverno

Que roupa levar?

A maioria dos brasileiros detesta o inverno em Londres. O frio, a umidade, e o vento glacial incomodam, principalmente nas áreas próximas ao Tâmisa. Muitas pessoas, infelizmente, não podem viajar em outra época. Seja porque tiram suas férias em janeiro, para coincidir com as férias escolares dos filhos, ou por qualquer outra razão. Então paciência: é melhor ir a Londres no inverno, do que nunca visitar a capital do Reino Unido. Se você vai mesmo visitar Londres no inverno, deve pensar em primeiro lugar em levar roupas que sejam de fato quentes e sapatos adequados. Botinas forradas é o ideal. (Veja várias dicas sobre o tema, na matéria sobre Bagagem).

Que tipo de programas fazer?

As dicas valem para todos, mas mais especialmente para os friorentos que acham que qualquer temperatura abaixo de vinte graus é “polar”.

A melhor coisa que você pode fazer é se concentrar nas atrações em lugares fechados, visita a algum palácio ou museu, por exemplo. Programa não vai faltar, Londres é repleta de atrações em ambiente fechado e museus de todos os  tipos. Alguns museus, aliás, como é o caso do British Museum, exigem um dia inteiro para serem visitados. O melhor é almoçar por lá mesmo, sem por o nariz para fora. O British Museu um possui restaurante, o Great Court, que serve culinária internacional, e cafeteria, o Gallery Café, uma boa opção para lanches rápidos. Em Londres há muitas outras atrações em ambientes fechados, como a Tour of London, a catedral de Saint-Paul e outros pontos turísticos. Também é agradável sentar em um café envidraçado em um bairro agradável e curtir o ambiente, quem sabe, com sorte, até se integrar. (Se você for mulher é muito mais provável que isso ocorra…)

Streep-tease no metrô

Uma coisa incomoda bastante londrinos e turistas: sair de uma rua gelada e entrar num bar, em um restaurante, ou no metrô, ambientes aquecidos. Os londrinos já estão mais acostumados, os turistas nem tanto. Você será obrigado a tirar cachecol, blusão forrado, luvas e pulôver, para não derreter de calor como um sorvete ao sol. No metrô ou no ônibus esse streep-tease é mais incômodo. Você tem que ficar com as roupas na mão. O ideal, nesse caso, é escolher roupas fáceis de tirar, como um blusão com zipper. Muita gente acaba perdendo uma luva numa situação dessas. Cai no chão da estação ou do metrô e você nem vê. O melhor é simplesmente enfiá-las no bolso do casaco. Nos restaurantes ou cafés têm pelo menos, onde pendurar um casaco ou mantô.

A titulo de anedota: Uma vez cruzei com argentinos em Londres em pleno inverno. Contaram-me que depois de caminhar um tempo pela cidade, quando não aguentavam mais o frio, entravam numa agência de viagem, pegavam uma revista e ficavam descansando e se aquecendo como se estivessem esperando para pedir alguma informação. Discretamente, recuperados, voltavam para rua para continuar a caminhada. Depois descobri que muita gente faz isso, inclusive muitos brasileiros…

Dicas  sobre o inverno de Londres
  • Se possível,  principalmente se você se resfria facilmente, evite tomar banho muito quente e sair imediatamente à rua, com as temperaturas invernais em torno de zero graus, ou menos. O ideal é se banhar quando tem certeza de que não vai mais sair do hotel.
  • Tenha consigo um pequeno guarda-chuva dobrável. Às vezes está caindo uma mera garoa, que você resolve desconsiderar e nem dá muita bola. Mas suas roupas vão ficando úmidas. Isso é péssimo. Aliás, os sapatos também acabam úmidos depois de longas caminhadas pelo chão molhado. Na verdade, garoas ocorrem o ano todo. E, num mesmo dia, garoa e sol se alternam (como em Paris e em toda essa regão da Europa). Por isso o guarda-chuva é sempre útil. Realmente, o inverno não é a melhor época para ir a Londres

Os dias curtos

Em Londres, como em toda a Europa, os dias no inverno são curtos. O dia 22 de dezembro, solstício de inverno, é o dia mais curto do ano. Cinco horas da tarde, o céu já está um tanto escuro. Para fotografar, por exemplo, complica. Só começa a clarear de verdade após as 8h da manhã. Se você não é de sair à noite para ir a um pub, não terá muito o que fazer no hotel. É inteligente, então, dormir cedo e acordar cedo. No dia seguinte, às sete horas da manhã já levantar e tomar café. Às oito da manhã deixar o hotel e aproveitar ao máximo a luz. Mesmo assim, depois de caminhar um tempo no frio intenso, vai sentir necessidade de entrar num lugar aquecido, um café, sentar-se e tomar uma bebida quente.

Regime pluviométrico de Londres

Londres não tem período seco e período chuvoso bem delimitados. Dezembro é um pouco mais chuvoso. Chove o ano todo, mas os londrinos não costumam sofrer com tempestades que inundam cidades inteiras, como acontece no Brasil.

Médias históricas de temperaturas (°C) e precipitações (mm) em Londres

Máximas

Jan 07 Fev  08 Mar 10 | Abr 13 Mai 17 Jun 20

Jul  22 Ago 22 Set  19 | Out 15 Nov 10 Dez 08

Mínimas

Jan 02 Fev  02 Mar 04 | Abr 05 Mai 09 Jun 12

Jul  14 Ago 13 |Set  11 | Out 09 Nov 05 Dez 03

Chuvas

Jan 53 Fev  36  | Mar 48 | Abr  47 Mai  51 Jun  50

Jul  48 Ago 54 Set  53 | Out 57 Nov 57 Dez  57

Fonte: World Meteorological Organization | World Weather Information Service (www.worldweather.org)

Dicas
  • Agora que você sabe a época do ano em que vai a Veneza, veja a bagagem que deve levar.

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis em Londres

Escolha e reserve seu hotel em Londres