A melhor época para ir ao Canadá
Inverno no campo, Canadá
A melhor época para ir ao Canadá

A melhor época para visitar o Canadá

Por Lúcio Martins Rodrigues

Quando ir

Primeiro convém lembrar, o Canadá fica no hemisfério norte, quando lá é verão,  é inverno no Brasil;  quando é outono por lá, aqui é primavera. As estações são bem definidas, mas com temperaturas extremas no inverno e um pouco quentes no verão em algumas províncias. Temos em seguida que considerar que o Canadá possui um vasto território que se estende do Atlântico ao Pacífico (British Columbia), com sensíveis diferenças de temperaturas em cada região. Também a altitude influencia fortemente o clima, como acontece nas Montanhas Rochosas. Mesmo no verão o tempo pode mudar inesperadamente. Nas Montanhas Rochosas, devido a altitude e o frio, quem não vai esquiar deve preferir o verão, final da primavera ou começo do outono.

No sul do Canadá, fronteira com os Estados Unidos, onde se concentra a maior parte da população, a partir da segunda quinzena de abril até o final de outubro, as temperaturas são amenas.

Primavera

Na primavera abril ou maio são meses ótimos.  A primavera é também uma linda estação, a paisagem é mais colorida. Outra vantagem é que os preços são mais suaves por se tratar da baixa temporada.

Mapa do Canadá

 Verão

É a época perfeita para as regiões montanhosas, principalmente no extremo norte do país. Mas, surpreendentemente, no auge do verão, sobretudo nos meses de julho e agosto, as temperaturas, no Québec por exemplo, podem incomodar um pouco os que detestam calor. As máximas, ocasionalmente, durante o dia, sobem acima dos 27 graus centígrados, principalmente no Québec e Montreal. Uma vantagem do  verão são os dias longos.  Você tem muitas horas de luz para passear e fotografar.

Vídeo sobre outono no Canadá

Outono

O outono também tem temperaturas amenas. Claro, há diferenças significativas entre as diferentes regiões do país. Por exemplo, março é um tanto frio em Toronto, gelado no Québec e nas Montanhas Rochosas, mas fácil de encarar em Vancouver, na British Columbia.  O outono corresponde também à baixa temporada, quando passagens aéreas e diárias de hotéis estão mais em conta. Um outro motivo de optar por visitar o Canadá durante o outono são as paisagens com lindos tons amarelados ou avermelhados. Em muitos lugares a chuva incomoda um pouco. Um guarda-chuva dobrável deve sempre ser colocado na bagagem.

Inverno

Na costa do Pacífico, as temperaturas são mais amenas do que no centro do Canadá, ou no litoral de Atlântico. A costa atlântica é muito mais fria. O interior do Canadá têm temperaturas ainda mais rigorosas no inverno. Mesmo os canadenses têm que se adaptar para suportar temperaturas de vinte ou trinta graus abaixo de zero. Nas províncias de Ontário e de Quebec, a neve cobre cobre as grandes cidades, deixando as ruas praticamente desertas, pois o frio é insuportável. Em muitos lugares tiveram que construir túneis entre os edifícios, verdadeiras ruas subterrâneas para as pessoas escaparem do frio! Resumindo, exceto se você quer praticar esportes de inverno ou realmente adora frio, evite o inverno.

Temperaturas médias no Canadá nas quatro estações

TORONTO: – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 1ºC / máxima 10º
Verão (julho): mínima 15ºC / máxima 26ºC
Outono (outubro): mínima 4ºC / máxima 13ºC
Inverno (janeiro): mínima -9ºC / máxima -1ºC

Veja mais detalhes sobre melhor época em Toronto

QUÉBEC: – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima -2ºC / máxima 7º
Verão (julho): mínima 14ºC / máxima 24ºC
Outono (outubro): mínima 03ºC / máxima 11ºC
Inverno (janeiro): mínima -17Cº / máxima -8ºC

Veja mais detalhes sobre melhor época no Québec

VANCOUVER: – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 4ºC / máxima 14º
Verão (julho): mínima 12ºC / máxima 23ºC
Outono (outubro): mínima 7ºC / máxima 14ºC
Inverno (janeiro): mínima -1Cº / máxima 5ºC

Veja mais detalhes sobre melhor época em Vancouver

Agora que você já sabe o clima que o espera, dê uma olhada nas tabelas de temperaturas e precipitações e veja que roupas e sapatos que deve colocar na sua bagagem.