Marrocos

Sobre o Marrocos

O Marrocos é considerado (segundo o gosto ocidental) um dos países mais interessantes nas proximidades da Europa. É um país relativamente barato para se fazer turismo, os hotéis médios não são caros, mas existem também hotéis de altíssimo luxo instalados em verdadeiros palácios.

Quem viaja pelo Marrocos se impressiona com a arquitetura típica das mesquitas e dos suntuosos palácios. Como, segundo o islamismo, nenhum ser vivo pode ser representado, a decoração é abstrata, repletas de relevos, mosaicos geométricos e delicados arabescos.

Mapa do Marrocos

Como ir

Não há voos diretos do Brasil. Pode-se chegar ao Marrocos por qualquer companhia que voe para a Europa, pegando conexão paa Casablanca, a porta de entrada do Marrocos, em Madri, Roma ou qualquer outra capital europeia Em todo caso, pesquise antes de comprar seu bilhete e veja um mapa para comparar as distâncias. Os períodos de alta e baixa estação nos vôos para o Marrocos correspondem aos europeus. Se você estiver na Espanha pode atravessar de ferry de Algeciras, na Espanha, para Tânger, do outro lado do estreito de Gibraltar, no Marrocos.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hospedagem

Procure se instalar na área moderna da cidade, ou na Corniche, um calçadão ocupado por lojas, bares e restaurantes frequentados pela burguesia marroquina. Há hotéis mais baratos na Medina, o antigo bairro árabe, bem situado mas também menos tranquilo para se andar à noite.

Escolha e reserve seu hotel em Casablanca

Escolha e reserve seu hotel em Fes

Escolha e reserve seu hotel em Marrakech

Escolha e reserve seu hotel em Meknes

Escolha e reserve seu hotel em Rabat

Escolha e reserve seu hotel em Tânger

Melhor época

Evite o verão em todo o Marrocos, exceto nas montanhas do Atlas. Além de tudo estar lotado (masoquismo coletivo?), o calor é insuportável.

Não se preocupe com chuvas: chove pouco no Marrocos.

MARRAKECH – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 11ºC ºC / máxima 26º
Verão (julho): mínima 19ºC / máxima 38ºC
Outono (outubro): mínima 14ºC / máxima 28ºC
Inverno (janeiro): mínima 4ºC / máxima 18ºC

Importante: Agora que você sabe o clima que o espera, veja que roupas e sapatos que deve colocar na sua bagagem

Atrações turísticas

O Marrocos de hoje é o resultado de múltiplas influências: foi colonizado primeiro pelos fenícios, depois por romanos, bizantinos e árabes, que o transformaram num país islâmico. Tornou-se colônia francesa e espanhola no século XIX, até conquistar sua independência em 1956.
O reino do Marrocos é considerado um dos mais ocidentalizados entre os países árabes e, algumas de suas cidades, como Casablanca e Rabat, a capital, têm um lado bem moderno. Paralelamente, a parte da cidade ocupada pela medina (bairro árabe antigo), a parte mais interessante para um estrangeiro, conserva a arquitetura, os costumes tradicionais, o souk (mercado típico) e pequenos ateliers de artesãos.

Com uma rica arquitetura, tradições milenares e lindas paisagens, o Marrocos tem a vantagem de oferecer aventura, história e exotismo bem ao alcance da mão: fica pertinho da Europa.

Casablanca – Cidade moderna, agradável, com largas avenidas. Possui uma medina (bairro tradicional árabe), mas é considerada “pouco exótica pelos turistas ocidentais)

Rabat – Capital do país. Possui uma parte moderna e uma antiga com um mercado interessante, muralhas e construções de arquitetura tradicional, o palácio real, obeliscos, a Kasbah Mosque,a mais antiga mesquita da cidade.

Marrakech – A cidade que mais agrada os turistas, possui um espetacular soukh, na praça Jemaa-el-fna. Nesse mercado cheio de galerias, você encontra com todo tipo de artesanatos, roupas, objetos de decoração bijuterias etc. Saiba mais sobre Marrakech, o principal destino turístico do Marrocos.

Méknes – É uma das cidades imperais com muralhas, um enorme número de mesquitas, palácios e monumentos. Meknés possui também um interessante mercado coberto na praça El-Hedime, junto da entrada da cidade antiga super concorrido no final do dia.

Fes – Protegida por muralhas, Fes é outra das cidades imperiales. Sua medina, na parte antiga da cidade é uma visita imperdível.

Dicas

O Marrocos é um país moderno, mas muçulmano. Mulheres estrangeiras devem usar roupas discretas (mesmo que muitas marroquinas, em Casablanca usem mini-saias…). Também não devem aceitar convites para ir em casas de estranhos.

Como circular: transportes internos no Marrocos

Ônibus

Ha linhas de ônibus marroquinas cobrem todo o país. Veja horários e destinos: CTM.

Trem

A companhia estatal ferroviária Marroquina possui uma linha principal quVer Poste tem como entrocamento principal Casablanca. Os trens que partem para o sul passam por Rabat e vão até Marrakech. Os que seguem para o leste passam por Fez e Méknes, as cidades imperiais. Veja horários e destinos: ONCF .

Lotações

Uma outra opção para viajar por terra entre cidades são as lotações: automóveis comuns, que carregam vários passageiros. Não são muito confortáveis porque todo mundo viaja meio apertado. Por outro lado, você viverá intensas emoções nas estradas!

Sites de turismo sobre o Marrocos

Tourisme du Maroc – Site oficial de turismo do Marrocos.

Guias de viagem: para que servem?

Guias de viagem são livros com informações específicas sobre determinado país, região ou cidade. Existem guias de diversos tipos: os que dão maior ênfase aos aspectos históricos e culturais, os que ressaltam a indicação de hotéis e restaurantes, os que privilegiam as opções econômicas (querendo ensinar você a viajar durante 15 dias com US$ 10 ou coisa parecida), os que são mais indicados para quem quer viajar de automóvel num determinado país…

Conheça os títulos

Nossos guias on-line oferecem gratuitamente o conteúdo total dos títulos impressos, vendidos durante os últimos dez anos nas melhores livrarias. Esse conteúdo é, inclusive, superior ao dos guias impressos, pois foi atualizado, enriquecido com mais informações e um grande número de imagens. Bastar acessar este site em qualquer lugar onde haja wi-fi disponível. Você pode fazer isso utilizando seu tablet, lap-top ou mesmo do celular. 

Argentina • Bahia • Chile • Itália • New York •  Nova York • PeruPortugal •    

O que falam sobre os guias de viagem GTB

Opiniões  sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

Links afins