Maranhão

 

Maranhão

O Estado do Maranhão possui um longo litoral, com mais de 600 km de extensão. É uma terra rica de história, música, folclore, paisagens inusitadas e uma cozinha típica diferente e saborosa. Suas maiores atrações naturais se concentram no Parque dos Lençóis, no chamado Delta das Américas (ou Delta do Parnaíba), formado por quilômetros e quilômetros de dunas e lagoas de rara beleza.

Mapa do Maranhão

Como ir

Há voos diretos das principais capitais brasileiras para São Luiz, a capital do Estado do Maranhão.

 Melhor época

A época de chuva vai de dezembro a junho.  De julho a novembro corresponde à época seca e as temperaturas são mais agradáveis. No auge do verão o calor incomoda.

Atrações turísticas

São Luiz

ão Luiz possui um dos mais belos centros-históricos entre as capitais brasileiras, com um grande número de casarões coloniais,  considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Quase todos são revestidos de azulejos portugueses pintados à mão.
Saiba mais sobre São Luiz.

Alcântara

Alcântara, foi um importante centro comercial durante a colônia. A maior parte da cidade é ocupada por ruínas. Alcântara fica a uma hora de barco de São Luiz, do outro lado da Baía de São Marcos. É possível fazer um passeio bate-e-volta a partir de São Luiz.
Saiba mais sobre Alcântara.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com 155 mil hectares e que abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz e Santo Amaro, tem lindas paisagens cortadas por rios e ocupadas por manguezais e dunas semeadas de pequenas lagoas de águas verdes e azuis.
Saiba mais sobre os Lençóis Maranhenses

Delta do Paranaíba

O  Delta do Paranaíba fica no nordeste do Maranhão, na divisa com o Estado do Piauí. A região abriga algumas pequenas cidades, como Tutóia, Paulino Neves e Araioses que são os principais centros urbanos locais. Do município de Araioses partem as embarcações simples que realizam excursões turísticas para o Delta do Paranaíba, o terceiro maior delta marítimo do planeta.

Dicas

Leve roupas leves, óculos escuros, chapéu (pode comprar um de palha por lá, é o ideal), protetor solar repelente contra insetos.

Hospedagem

As acomodações fora da capital, são em geral simples, para não dizer modestas. Quem está acostumado a se hospedar em hoteis cinco estrelas, terá que limita sua viagem à São Luís.

Escolha e reserve seu hotel no Maranhão

Site oficial de turismo do Maranhão

Links afins