Mangue Seco, Bahia

Mangue Seco, na Bahia, suas dunas, coqueiros e praias deslumbrantes, os passeios de barco. Como ir, onde se hospedar, dicas.
Mangue Seco, Bahia
Mangue Seco, Bahia

Mangue Seco

O município está localizado no município de Jandaíra, no extremo norte do litoral baiano, na divisa com Sergipe. Embora rústica, a vila encanta a todos os visitantes.

Mapa de Mangue Seco

Como ir

Saindo de Salvador pela BA-099, direção norte, a “Estrada do Coco”, você chega a Arembepe, um vilarejo que conserva vestígios da geração “paz e amor”. Os novos points são Guarajuba e Itacimirim.

Mangue Seco, no extremo norte do litoral baiano, ainda é selvagem e misteriosa, com dunas móveis, coqueiros semi-enterrados na areia, rios, manguezais e histórias de Tieta.

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Praia do Forte

Coqueiros e barcos no porto

Na travessia do Rio Real já se avistam os coqueiros e os barcos no porto, uma paisagem inigualável. Claro que, no desembarque, os “bugreiros” oferecerão passeio nas dunas. Resista ao assédio; instale-se em sua pousada e vá conhecer a vila, que é pequena, com ruas de terra, burricos ao sol, uma igrejinha do século XIX dedicada a Bom Jesus dos Navegantes e um espaço comercial, o “Shopping Mangue Seco”, onde há artesanato da região.

Primeiro um reconhecimento geral

Depois disso, contrate um passeio para reconhecimento do território e peça para ser levado ao mirante, de onde se tem visão panorâmica de Mangue Seco e, no final da tarde, um pôr-do-sol magnífico. As praias ficam a 2 km da vila; uma caminhada de meia hora ou menos, cortando pelas dunas. Para chegar às praias mais distantes o melhor transporte é o bugre (buggy).

Passeios de barco pelo Rio Real

Os passeios de barco pelo Rio Real até o povoado de Apraius, a 10 km da vila, que passam pelo manguezal, são ideais para observação de pássaros. Dunas, mar, rios, mangues, coqueirais e histórias sobre as filmagens de Tieta acompanharão sua estada. As noites de lua cheia são especiais; os manguenses mantêm a tradição das serenatas e contam “causos” de assombrações. Até pouco tempo a hospedagem nesse pedaço de mundo era muito precária, com pousadas improvisadas em casas de pescadores, mas agora há luz elétrica, antena de celular e alguns hotéis. Ao contratar hospedagem, pergunte sobre a aceitação de cheques ou cartões de crédito, mas também leve dinheiro vivo, pois não há bancos na vila.

A especialidade local: moqueca de aratu

Não saia de Mangue Seco sem provar a moqueca de aratu (caranguejo do mangue) e dar uma passada no Recanto da Dona Sula. Na casa que serviu de cenário para a novela global Tieta, D. Ana Flora, filha de D. Sula, seguindo a tradição de sua mãe, faz doces, sorvetes e licores. O imóvel pertenceu a um primo de Jorge Amado, que o hospedou ali em 1935, quando o escritor estava sendo perseguido pelo Estado Novo. O vilarejo inspirou seu romance Tieta do Agreste, publicado em 1977.

As praias de Mangue Seco

Praia da Bela Vista

Excelente para banho nas piscinas naturais formadas na maré baixa. Quando a maré está alta, as ondas são grandes e fortes.  Na foz do Rio Real, a 2 km da vila, com acesso pelas dunas I

Vila Coqueiros

– Vilarejo muito simples, com casas de pescadores, pracinha e igreja. De um lado ficam as dunas, de outro, o mangue. A população local tem por atividades de subsistência a pesca, a coleta de mariscos e a extração do coco. À noite, o único bar da cidade recebe numerosos visitantes de Mangue Seco. <end./> A 6 km de Mangue Seco. Vá de bugre ou de barco pelo Rio Real.

Praia do Coqueiro

Deserta, com dunas, é área de desova de tartarugas marinhas. Atenção para as sinalizações do Projeto Tamar.  Perto do povoado de Coqueiros. A trilha de acesso atravessa os coqueirais.

Praia do Vaporzinho

Nessa praia deserta encontra-se a carcaça do vapor Baependi, torpedeado pelos alemães em 1942, durante a 2ª Guerra Mundial. Os restos do navio se tornaram um grande pesqueiro, atração para mergulhadores e praticantes da pesca submarina. As águas são profundas E banhos de mar, só para bons nadadores. Perto estão as instalações da maricultura Fazenda Lagoa Vermelha, onde se criam camarões-da-malásia. Leve água e lanche. ntre a Praia do Coqueiro e Costa Azul.

Veja também Costa do Sauípe | Camaçari
Lauro de Freitas | Praia do Forte

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Conde, Bahia

Conde, Bahia, 157 km de Salvador, possui uma natureza privilegiada, com lindas praias, dunas e rios, soube preservar suas construções coloniais

Lauro de Freitas, Bahia

Lauro de Freitas, Bahia: Lauro de Freitas, tem belas praias Villas do Atlântico, Ipitanga, Buraquinho, onde o Rio Joanes encontra o mar.

Costa dos Coqueiros, Bahia

Turismo na Costa dos Coqueiros, na Bahia, a estrada do côco, a linha verde, a Praia do Forte e outras atrações nas proximidades..

Costa do Sauípe

Um dos lugares mais aprazíveis e caros da Costa dos Coqueiros, o complexo hoteleiro Costa do Sauípe, composto por cinco grandes hotéis de luxo e pousadas temáticas localizadas na Vila Nova Praia, ocupa uma área de 172 ha entre a Mata Atlântica e o mar. Costa do Sauípe, escondida entre as dunas, é a primeira praia decretada oficialmente como nudista no litoral da Bahia. Veja informações e dicas.

Camaçari

Camaçari, na Bahia, próximo a praia do Forte, 42 km de praias de rara beleza, uma diferente da outra, atendendo a todos os gostos.

Castelo Garcia D’Avila

Castelo Garcia D’Avila, na Bahia, concluído em 1624 por Francisco Dias D’Ávila Caramuru, neto de Caramuru e de Garcia D’Ávila.

Praia do Forte

Turismo na Bahia, a Praia do Forte e a Costa do Sauípe: as praias, a vida noturna, as atrações, passeios, a Reserva da Sapiranga, o Projeto Tamar.