Lorde Thomas John Cochrane
Lord cochrane Foto- militaryhistory.about
Lorde Thomas John Cochrane

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário do guia GTB Chile Online  •  Índice remissivo do guia GTB Chile

Lorde Thomas John Cochrane

O Almirante da Real Marinha Britânica Lorde Thomas John Cochrane começou cedo sua carreira: aos 17 anos já era guarda-marinha. Corria o ano de 1793. Do outro lado do Canal da Mancha a Revolução Francesa e a ascensão de Napoleão Bonaparte preocupavam as monarquias europeias. A guerra estourou e logo o jovem Thomas estava participando dos combates.

A oportunidade de Cochrane: as guerras de independência latino-americanas

Prosseguindo sua carreira foi eleito membro do Parlamento, mas, em 1814, acusado de corrupção viu-se obrigado a abandonar a marinha real. Naquela época começavam as primeiras guerras da independência nas nações ibero-americanas e surgiu uma excelente oportunidade para Cochrane, num continente em que as forças que lutavam pela independência não tinham marinhas de guerra, nem sabiam como organizar uma, construir navios e equipamentos.

A atuação de Cochrane

A atuação dp almirante inglês coincidia com os interesses ingleses pelos novos mercados até então controlados pela Espanha e Portugal. Assim, Cochrane colocou-se primeiro a serviço do Exército Libertador de San Martín ajudando a organizar a marinha de guerra chileno-argentina (denominada Esquadra Libertadora).

Cochrane no Brasil

Posteriormente a brasileira, participando dos combates contra os portugueses na Bahia e no Maranhão em 1823, sendo nomeado Marquês de Maranhão por Dom Pedro I. Existem hoje no Brasil, na Argentina e no Chile ruas e avenidas com seu nome.