Lima, Peru
Lima, Plaza de Armas - Foto Christian Córdova CCBY
Lima, Plaza de Armas – Foto Christian Córdova CCBY

Acessar o sumário Acessar o índice remissivo de localidades e atrações

Lima

Sobre Lima

Lima, conhecida como “Ciudad de los Reyes” até o final do século XVI, é ainda hoje um dos maiores centros urbanos sul-americanos. Possui museus importantes e um centro colonial relativamente bem conservado, mas não é uma cidade propriamente turística.
Com aproximadamente um terço da população do país, um trânsito que não fica nada a dever ao de São Paulo e problemas comuns às grandes metrópoles da América Latina, Lima é, para o turista brasileiro, ponto de partida de uma das rotas possíveis para chegar a Cusco e a outras localidades peruanas de maior interesse.

Mapa de Lima

Como ir

Avião

Há voos diretos de São Paulo (5h); de Arequipa; de Juliaca (1h); de Trujillo (1h)); e de Cusco (1h15). O aeroporto Jorge Chávez fica a 15 km do centro de Lima. Há ônibus de turismo que levam ao centro e a Miraflores. O mesmo trajeto, de táxi, custa mais ou menos o dobro.

Veja passagens aéreas e pacotes

Ônibus

O terminal rodoviário fica bem no centro da cidade. Evite circular a pé com sua bagagem nessa região. Existe ônibus direto de São Paulo a Lima. São cinco dias para percorrer quase 6 mil km. Veja mais informações: Via Trolebus. De Lima há ônibus para Cusco.

Onde se hospedar

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Melhor época

Embora esteja situada ao lado do mar, onde fica o porto de Callao, Lima não é uma cidade que prime por um clima agradável: de maio ou junho até outubro ou novembro, a umidade vinda do oceano mantém o céu permanentemente encoberto. Brasileiros que não se enganem: a latitude de Lima é quase a mesma de Salvador, mas o clima na cidade não é muito quente. No verão, a temperatura máxima varia em torno de 28ºC e durante o inverno a mínima varia entre 11ºC e 15ºC. Isso se explica pela corrente fria de Humboldt, que acompanha a costa do país.

Um dos pilares do Império Espanhol

A cidade fundada por Pizarro em 18 de janeiro de 1535 foi um dos pilares do império espanhol na América do Sul. Nos séculos XVI e XVII, tornou-se repleta de luxuosos palacetes e mansões. Com a independência do Peru em 1821, passou a ser a capital do país.

Vídeo de turismo sobre Lima

Lima hoje

A capital peruana se parece em muitos aspectos com grandes cidades brasileiras: de um lado favelas, um centro antigo um tanto decadente e áreas ocupadas por cortiços; de outro, pequenas “ilhas de riqueza”, lojas sofisticadas, prédios suntuosos, residências elegantes, restaurantes finos; parece que você está no Primeiro Mundo!
Nas áreas pobres se concentra a maior parte da população mestiça, bem como daquelas de origem indígena e africana (descendentes de escravos trazidos durante o período colonial).

Já nos bairros ricos, como San Isidro e Miraflores, veem-se moradores predominantemente brancos (às vezes com uma pitada de sangue índio), bem vestidos, em carros de luxo, vivendo com conforto, e a juventude dourada limenha falando ao celular dentro de shoppings centers bem protegidos onde são vendidos artigos de luxo.
O mais interessante em conhecer tanto o centro de Lima quanto bairros como Miraflores ou San Isidro é ver os dois lados do Peru, um país com tantos contrastes sociais quanto o Brasil: esta é nossa América Latina, tão diversificada e ao mesmo tempo tão igual…

O Centro Histórico

Plaza de Armas – (Plaza Mayor) A praça está intimamente ligada a acontecimentos importantes da história peruana: para começar, consta que ali Pizarro fundou Lima. Durante muito tempo, a Plaza Mayor foi utilizada como palco de execuções públicas dos condenados pela Inquisição introduzida pela Igreja através das mãos da coroa espanhola, nos mesmos moldes do que ocorria na Europa. Finalmente, a independência do país foi proclamada nessa mesma praça. É pena que das construções originais da época colonial não tenha sobrado praticamente nada; grandes terremotos abalaram a cidade nos séculos XVII e XVIII, destruindo a maior parte de seu patrimônio arquitetônico. Os edifícios hoje existentes na Plaza de Armas são na verdade neocoloniais (de construção relativamente recente, mas em estilo colonial), como o Palácio do Governo, a Catedral, o Palácio do Arcebispo e o Portal dos Botoneiros. A fonte no centro da praça e o pilar de bronze foram colocados ali em meados do século XVII.

San Isidro

O rico bairro de San Isidro possui casas luxuosas, prédios modernos, comércio sofisticado e áreas verdes, como o parque El Olivar, que tomou esse nome em razão de seu bosque de oliveiras centenárias. No bairro há palacetes antigos como a Casa de Los Condes e a histórica Casa de El Olivar, que conserva boa parte de seus móveis coloniais, transformada hoje em restaurante turístico. Em San Isidro ficam ainda a Huaca Huallamarca, uma enorme construção pré-incaica de adobe, e a bonita Basilica de la Virgen del Pilar.

Miraflores

Vizinho a San Isidro, o bairro de Miraflores, tradicionalmente chique e animado, é bem mais agradável do que o centro da cidade. É onde ficam os melhores restaurantes, bares e lojas de Lima, parques como o Kennedy e o Salazar, o elegante shopping center Larcomar e as praias de Lima (que, comparadas às brasileiras, têm águas frias e não impressionam os nossos turistas). Em Miraflores há outra construção pré-incaica do século V, a Huaca Pucllana, mais interessante que a de San Isidro.

Barrancos

Lugar preferido de moradia da antiga aristocracia limenha, cheio de casarões “republicanos”, Barrancos tornou-se há alguns anos, após um período de relativo esquecimento, novamente um bairro da moda, descoberto inicialmente por intelectuais e artistas, depois por donos de butiques mais criativas, notívagos e boêmios que frequentam seus bares e picanterias. Hoje, é um dos melhores lugares para sair à noite em Lima, concorrendo com Miraflores.

Museus

Os museus de Lima (como aqueles do restante do Peru, aliás) têm quase sempre por temas os achados arqueológicos de civilizações pré-colombianas e as pinturas do período colonial. São muito numerosos, merecendo uma página a parte, e interessantes. Conheça os museus de Lima.

Outras atrações em Lima

Limas tem várias outras atrações que merecem ser visitadas. Veja atrações em Lima.

Cultura e informação tornam sua viagem ao Peru muito mais fascinante:

Relatos de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.