Liguria
Portofino, Riviera Italiana di Levanti
Portofino, Riviera Italiana di Levanti

Liguria: atrações

Gênova, Toirano, Albenga, San Remo, Bordighera, Ventimiglia, Camogli, Portofino, Santa Margherita Ligure,  Rapallo, Lerici, Cinqueterre, Porto Venere

Mapa da Liguria

Perfil

Povoada desde a Antiguidade, a Ligúria (em italiano, “Liguria”) estende-se desde a fronteira da Itália com a França até o norte da Toscana. Geograficamente, a região é uma estreita faixa de terra, espremida entre os Alpes, os Apeninos e o Mar Tirreno. Os 270 km de seu litoral, conhecido como Riviera Lígure, são divididos em Riviera di Ponente, a oeste de Gênova, a capital da região, e em Riviera di Levante, a leste. Com um suave clima mediterrâneo, o território da Ligúria é quase todo montanhoso, caindo abruptamente sobre o mar.

Na Riviera Lígure estão alguns dos balneários mais famosos e tradicionais do país mas, para os brasileiros, o litoral da região é mais interessante por causa das belas paisagens e das deliciosas cidadezinhas à beira-mar do que propriamente pelas praias.

A Ligúria oferece excelente culinária à base de peixes, frutos do mar e massas secas, muitas vezes servidas com pesto, molho típico da região, preparado com azeite de oliva, manjericão, queijo pecorino (de ovelha) e pinoli (pinhõezinhos). Bons vinhos e doces são abundantes.

As principais atrações culturais e artísticas concentram-se em Gênova, importante cidade portuária. A Riviera, entretanto, guarda surpresas em cada cidade ou vilarejo: além da beleza natural da costa, castelos, igrejas e outros antigos edifícios estão por toda a parte.

Como ir

O Aeroporto de Gênova, a capital da Ligúria recebe voos domésticos das principais cidades italianas.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel na Ligúria (Gênova, Riviera Italiana)

Como conhecer a Ligúria

Barco

Uma das melhores maneiras de conhecer a Ligúria é usar o barco, transporte prático e agradável que proporciona magníficas vistas da costa. Diversas linhas unem Gênova às cidades costeiras da Riviera Lígure e também os pequenos portos entre si.

Trem

O trem funciona muitíssimo bem na Ligúria: a linha férrea que acompanha todo o litoral de uma ponta a outra passa até por localidades minúsculas, como as de Cinqueterre. Mas nem todos os trens param nas estações menores: confirme antes de embarcar.

Ônibus

O ônibus é menos utilizado. Existem algumas linhas regionais que partem da Piazza Vittoria, em Gênova.

Carro

O automóvel é muito prático. Boa parte da região pode ser percorrida facilmente pela autoestrada A12. As melhores vistas, entretanto, obtêm-se utilizando as pequenas estradas locais, boas mas muitas vezes estreitas e sinuosas. Cuidado com elas! Nas regiões montanhosas, as estradas são ainda mais tortuosas, e nelas perde-se muito tempo para percorrer poucos quilômetros. Em compensação, a vista é inesquecível.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens