Lecce

Sobre Lecce

Antiga colônia romana, situada no “salto da bota” da Península Itálica – a Península de Salento –,  cidade de Lecce, na região da Puglia, passou pelas mãos de bizantinos, normandos e suábios até conhecer, a partir do século XVI, um período de prosperidade que resultou em um impressionante legado arquitetônico renascentista e, sobretudo, barroco. Muitas igrejas e alguns palácios foram construídos com uma pedra amarelada muito maleável proveniente das redondezas, que permitiu a confecção de entalhes e relevos dos mais graciosos.
São essas obras, em um estilo tão peculiar, que recebeu o nome de barroco leccese, os maiores atrativos da cidade.

 Mapa da Puglia

Como ir

Carro

De Bari (155 km), pegar a S16. A viagem toma 1h30.

Trem

Há trens diretos de Bari (1h40 a 2h20) e de Roma (6h30 a 10h). De Nápoles (5h30) é necessário fazer baldeação em Caserta.

Ônibus

Diversas linhas de ônibus ligam Lecce a outras cidades italianas. A rodoviária fica na Piazza Carmelo Bene.

Hotel em Lecce

Escolha e reserve seu hotel em Lecce

Nosso parceiro Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não tem trabalho algum e provavelmente conseguirá preços melhores. E não paga nada a mais por isso! Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Melhor época

Lecce pode ser visitada o ano todo. Faz muito calor no verão. Primavera e outono são as época mais agradáveis. Mesmo o inverno não é muito frio e as temperaturas não chegam a atrapalhar a visita. Veja dicas e informações sore a melhor época para visitar a Itália

Atrações

Centro Histórico

Basta andar pelas ruas do centro histórico para deparar com uma sucessão de belas construções. Mas Lecce possui ainda, também no centro, ruínas de um grande anfiteatro romano e um castelo erguido por no século XVI por Carlos V sobre uma estrutura medieval preexistente. A visita ao centro histórico de Lecce toma pelo menos 3h.

Santa Croce

É o mais rico exemplar do estilo barroco leccese. Seu exterior é ricamente adornado por estátuas, entalhes e relevos. O interior possui elementos barrocos e renascentistas. Na magnífica fachada, uma rosácea detalhadamente trabalhada se destaca. Iniciada em 1549, a obra levou 150 anos para ser concluída e contou com a participação de grandes arquitetos e escultores da época, como o famoso Zimbalo.

Piazza del Duomo 

O lindo conjunto arquitetônico da praça compreende o Duomo, o campanário e o Palazzo Vescovile, todos reformados em estilo barroco no século XVII. Se possível, procure vê-la à noite, toda iluminada.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens
Sul da Itália em imagens
Norte da Itália em imagens