Lagos
Lagos Portugal
Cidade de Lagos no Algarve, Portugal

Porto estratégico

Foi de Lagos, favorecida por seu porto, situado em uma larga baía em frente ao Atlântico, que partiram as principais expedições marítimas portuguesas nos séculos XV e XVI. Protegida por muralhas medievais, Lagos, com suas casinhas brancas, tornou-se uma espécie de coqueluche dos turistas europeus no verão, por causa de sua praia e de sua animação noturna. A cidade tem um pique que lembra Ibiza ou as mais badaladas ilhas gregas, com bares, baladas e bons restaurantes. Muitos alemães, nórdicos e franceses possuem casas de veraneio na cidade portuguesa.

Como ir a Lagos

Carro

Lagos fica a 297 km de Lisboa e a 90 km ao oeste de Faro por autoestrada.

 Ônibus

Partidas diárias de Lisboa pela Eva Transportes e pela Rede Nacional de Expressos (tempo de viagem: 4h). O terminal rodoviário fica no Rossio de São João, em frente à Marina, perto do centro histórico, e da estação ferroviária. A companhia Eva liga Lagos com a maioria das cidades da região. Terminal Rodoviário de Lagos:

Trem

A partir da estação Lisboa-Entrecampos (tempo de viagem: 3h22). A estação de Lagos fica do outro lado da Marina, em Meia Praia, um pouco afastada do centro. De Lagos há trens para todo canto no Algarve.

Mapa de Lagos

Onde se hospedar em Lagos

Escolha e reserve seu hotel em Lagos

Melhor época

Faro fica lotada durante o verão na Europa. Europeus, principalmente do norte do continente invadem a cidade em busca de sol e praias. Mas esse não é o caso de brasileiro. Para nós os meses mais frios são mais agradáveis (sol, e praia nós temos no Brasil todo!). Além do que você poderá aproveitar os preços da baixa estação.

Vídeo sobre Lagos, no Algarve

Atrações turísticas em Lagos

Tendo permanecido durante muito tempo sob domínio mouro, Lagos conserva uma fortaleza daquela época. É pena que muitas construções mouras foram postas abaixo pelo terremoto de 1755. Por isso, a maioria da belas mansões e palácios que você verá ao percorrer o centro histórico datam dos séculos XVIII e XIX.

Lagos, principal centro turístico no Algarve

Lagos é muito mais turística do que a capital do Algarve, Faro. Por isso suas praias ficam cada vez mais cheias de hotéis de luxo, casas de veraneio e resorts. No verão a quantidade de turistas chega a incomodar. A cidade é uma ótima base para visitar o oeste da região, embora você possa optar por uma das cidadezinhas dos arredores. A vantagem de Lagos é que é um centro maior, com mais recursos, locadoras de veículos, infraestrutura hoteleira adequada e ótimas opções de bares e restaurantes.

Passeios de barco para Sagres

Os passeios de barco para Sagres partem da Marina.  Param para visitar algumas grutas escavadas pela maré. Muitas dessas falésias escarpadas possuem coloridos bizarros, em tons amarelos, vermelho ou ocre, que contrastam com o azul-esverdeado intenso do mar. É uma bela excursão que lhe permitirá apreciar do barco o curioso recorte dos rochedos junto do litoral que escondem minúsculas praias discretas. Nelas o topless e mesmo o nudismo não são raros. Se sua esposa ou namorada for ciumenta, não esqueça seus óculos escuros. Se for você o ciumento, peça que ela os use!

Forte Ponta da Bandeira

End. Av. dos Descobrimentos O forte do século XVII servia de defesa do porto. De suas muralhas você tem lindas vistas da cidade e da baía.

Praias

Se você estiver em Lagos no verão, aqui vão algumas dicas de praias: a Meia Praia, enorme, com alguns quilômetros, atrai praticantes de esportes náuticos; a Praia Dona Ana, toda cercada de falésias, bem simpática; a Praia do Camilo e a Praia do Porto de Mós. Estar motorizado não é indispensável, mas quase.

Igrejas

Merece algum destaque a igreja de Santa Maria (Pça. Infante Dom Henrique) erguida no século XII, mas que possui portal renascentista acrescentado depois. Veja também a igreja de Santo Antonio – End. Pça. Alberto Silveira), do século XVII, que talvez seja a mais bonita do Algarve ou pelo menos a mais expressiva no estilo barroco, com belos painéis de azulejos e murais em tromp’oeil no teto.

Museu Municipal Dr. José Formosinho

End. R. General Alberto Silveira. Esse museu tem um pouco de tudo: peças arqueológicas, objetos do período romano, mouro e medieval, seções de pintura, mineralogia, arte sacra etc. É o museu mais eclético de Portugal!

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Portugal

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.