Lácio
Ostia Antica, Itália
Ostia Antica

Acessar o sumário •  Acessar o índice remissivo

Lazio, berço do Império Romano

A palavra Lazio soa estranha para você? Que tal Lácio, sua tradução em português? Ela é familiar para quem aprendeu na escola a poesia de Olavo Bilac sobre a língua portuguesa: “Última flor do Lácio, inculta e bela…”. As pessoas não costumam se lembrar de que o latim, língua dos latinos, e tudo o que devemos à civilização “latina”, floresceu na região italiana que leva o nome desse povo. Isso é compreensível, pois o nome Lácio foi ofuscado pelo de sua capital: Roma, a Cidade Eterna.

A história do Lácio se confunde com lendas sobre a origem de Roma: o rei Latinus teria acolhido em suas terras Enéas, o príncipe troiano vencido pelos gregos, e lhe concedido a mão de sua filha Lavínia, iniciando, assim, a geração que daria ao mundo Rômulo, fundador da gloriosa Roma. O que se sabe de concreto é que os latinos habitavam o local desde aproximadamente o segundo milênio antes de Cristo. Foram dominados pelos etruscos e, com a queda destes, passaram a sofrer ataques dos sabinos e de outros povos, repelidos pela Liga Latina. Em 338 a.C., depois de várias guerras, Roma consolidou seu poder na região.

Situado entre o mar Tirreno (parte do Mediterrâneo) a oeste e pela cadeia dos Apeninos, a leste, o Lácio foi no passado uma área de intensa atividade vulcânica, fato que lhe deu o aspecto geográfico atual. Apesar de ter como capital uma grande metrópole, o Lácio ainda é uma região predominantemente agrícola, que produz bons vinhos e um excelente azeite de oliva.

Não há dúvida de que, embora a principal atração dessa região seja mesmo Roma, existem outros lugares agradáveis, ricos em história, localizados em meio a belas paisagens de colinas, lagos e florestas, às vezes negligenciados pelos turistas brasileiros por mero desconhecimento. Dentre esses lugares podemos citar Ostia Antica, Tivoli, Viterbo, Tuscania, Cerveteri, Tarquínia, os Castelli Romani e até mesmo uma estação de esqui, em Terminillo.

Como ir

A porta de entrada do Lácio é Roma. Há voos diretos do Brasil para a capital italiana.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis em Roma

Escolha e reserve seu hotel em Roma

Melhor época no Lácio

Veja a melhor época para ir a Roma

Como conhecer o Lácio

Todos os pontos de interesse turístico da região ficam relativamente próximos de Roma. Em pouco tempo é possível chegar de trem a lugares como Viterbo, Cerveteri ou Tarquínia. Alguns trajetos podem exigir uma baldeação. A principal estação de trem de Roma é a Termini, mas há outras ­menores.

O carro também pode ser uma boa maneira de visitar a região, embora não seja uma boa opção para circular dentro de Roma. Evite pegar estradas nos feriados e fins de semana, quando ficam lotadas de romanos indo e voltando da praia e do campo. As principais estradas de alta velocidade do Lácio são a A1, que atravessa o território no sentido norte-sul; a A24, que vai para o leste; e a A12, que acompanha o litoral no noroeste. Roma é rodeada por um grande anel rodoviário, o GRA.

No Lácio, as linhas de ônibus interurbanos oferecem muitas opções de horários e destinos. A grande maioria parte da Autostazione Tiburtina, em Roma.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

Centro da Itália em Imagens
Sul da Itália em imagens
Norte da Itália em imagens