La Boca
Bairro de La Bocca, Buenos Aires
La Bocca, Buenos Aires

La Boca, o essencial

A Boca fica bem no sul da cidade; é mais fácil tomar um táxi para ir lá. O tradicionalíssimo bairro popular junto ao antigo porto foi onde se fixaram muitos imigrantes que desembarcavam em Buenos Aires, a maioria deles italianos da região da Ligúria, onde fica Gênova. Tornou-se realmente famoso (e em decorrência disso, turístico) em razão do tango Caminito, nome de uma pequena rua do bairro, e do time de futebol Boca Juniors.

Hoje continua sendo uma região habitada pela população menos favorecida e por imigrantes não mais europeus e sim sul-americanos, vindos sobretudo da Bolívia e do Paraguai. Também é, infelizmente, um lugar onde a concentração de turistas atrai delinquentes. Fique atento (mas sem neuras…) e evite se afastar muito do circuito turístico.

Mapa de La Boca

Atrações

Calle Caminito

Diversamente do que muita gente imagina, o tango Caminito (“Caminito que el tiempo ha borrado, que juntos un dia nos viste pasar…”) não foi composto em homenagem à ruela que fica na Boca. Foi o contrário. O pintor Quinquela Martin, morador do bairro, atribuiu à rua o nome de um tango composto por um amigo seu que falava de um outro Caminito: a vila de Olta, entre La Rioja e San Luis. Apesar de ser “turisticamente criado”, o Caminito é simpático e de visita obrigatória.

Uma dica para os fotomaníacos: é um lugar excelente para se fotografar. Nessa rua de casinhas coloridas que atrai mais turistas do que todas as demais do bairro, passava antigamente os trilhos de um ramal ferroviário. Pinturas nos muros das casas coloridas fizeram o resto e transformaram um lugar pobre, com casas de chapas metálicas, numa rua-museu, onde artistas de rua expõem suas obras. Como marketing turístico, funciona muito bem! Na verdade, as casas do Caminito são coloridas há muito tempo; desde que a rua era habitada por imigrantes desfavorecidos, que não tinham dinheiro para comprar tinta para suas casas. Reza o folclore que as tintas usadas para pintar as fachadas eram obtidas dos marinheiros, que davam sobras aos moradores – o que explicaria a fantasia multicor das paredes.

Calle Magallanes

O trecho dessa rua entre a Plazoleta de los Suspiros e a Calle Garibaldi possui muitos pequenos ateliês de artistas plásticos pouco conhecidos. De interesse relativo, exceto se você pretende levar um quadro de presente ou para decorar sua casa.

Vuelta de la Rocha

Esse calçadão junto ao rio é uma área histórica tombada, onde existiu um arsenal da marinha. A pracinha era conhecida como Plazoleta de los Suspiros, porque era ponto de encontro dos genoveses saudosos de sua terra natal. Hoje abriga lojinhas de suvenires e alguns bares e restaurantes.

Museo Quinquela Martín

Pedro de Mendoza, 1835. Foi fundado por Benito Quinquela Martin, um artista nascido na Boca que se tornou famoso e rico na década de 1930. O acervo compreende cerca de 200 quadros do pintor e de outros artistas argentinos.

Estadio do Boca Juniors e Museo de la Pasión Boquense

Brandsen, 805. Visitas das 11h às 18h. O Boca é uma espécie de Corinthians ou Flamengo argentino: “o time das massas”. Seu estádio é conhecido como La Bombonera (caixa de bombons) em razão do formato. Quando tem jogo, a animação pode fugir ao controle. Pode ser interesssante assistir a um jogo para entender o clima. Nesse caso, coloque uma camisa amarela e azul. O museu da “paixão boquense” conta com objetos e fotos relativos ao clube desde sua fundação. Um dos destaques é uma exibição sonorizada e em 360º de um jogo, que dá a sensação de estar no meio do gramado.

Museo Histórico de Cera

E. del Valle Iberlucea, 1261. No antigo casarão onde está instalado o museu, se reunia, até o comecinho do século XX, o Comitê Socialista, dirigido pelo Dr. Alfredo Palacios, o primeiro parlamentar socialista da Argentina.Estão representados em figuras de cerao ditador Juan Manuel de Rosas e outros chefes militares, escritores, um manjado comentarista de futebol e variados personagens argentinos famosos. Site: Museo Histórico de Cera

Informações práticas

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes 

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.