Hospedagem na França
Hotel Lutetia Paris - Foto Gary Bembridge CCBY
Hotel Lutetia Paris – Foto Gary Bembridge

Acessar o sumário  •  Acessar o índice remissivo de atrações

Hospedagem na França, escolher e reservar

Algumas pessoas (os “reservadores”) não conseguem viajar tranquilas sem ter hotel reservado. Outras (os “não-reservadores”) preferem procurar um hotel somente quando chegam ao destino. Os dois grupos têm sua dose de razão: de um lado, e se você não gostar do hotel que reservou e já tiver pago adiantado (ou se comprometido a fazê-lo)? Por outro lado, é desgastante, depois de passar 11 horas dentro de um avião, preocupar-se em procurar hotel e correr o risco de não encontrar hospedagem disponível. Ou seja, reservar ou não vai de cada um, às vezes vale à pena, às vezes não.

Dicas para os “não-reservadores”

• Se for chegar a Paris durante a alta estação; à noite; em uma sexta-feira, sábado, domingo, feriado ou véspera de feriado; ou por ocasião de grandes feiras ou exposições, é melhor ter pelo menos a primeira noite de hospedagem garantida.

• Tirando essas exceções, não há grandes motivos de preocupação: diariamente, por volta de 11h ou meio-dia, uma enorme quantidade de quartos de hotéis fica vaga. Se você não tiver reserva, mas estiver com o nosso guia de viagens GTB Paris nas mãos, para não perder a viagem, ligue do aeroporto para o hotel selecionado e confirme se tem quartos livres. Em último caso, abra o guia, indique onde gostaria de se hospedar e peça ajuda em um dos escritórios oficiais de turismo.

Dicas para os “reservadores”

• Planeje com cautela seu cronograma de viagem, pois pode ser complicado mudar ou cancelar reservas em cima da hora.

• Opte por hotéis conhecidos, recomendados por amigos ou por este guia ou, no mínimo, certifique-se de sua localização e grau de conforto antes de fazer a reserva. Se você não conhece bem o hotel, evite reservar por um período longo.

• A reserva pode ser feita por você mesmo por telefone, fax ou e-mail. Caso você tenha um bom agente de viagens, pode deixar que ele cuide disso. Selecione os hotéis que lhe pareçam mais interessantes, ou então deixe claro para o agente de viagens em que bairro você quer se hospedar, em que categoria de hotel, quanto está disposto a pagar e de que confortos não abre mão.

• Se você sabe que só chegará ao hotel à noite, comunique isso quando fizer a reserva, para não perdê-la. Se, no entanto, seu voo chegar de manhã e a diária começar ao meio-dia, consulte o hotel sobre a possibilidade de ocupar o quarto antes (early check-in).

No interior da França

No interior da França, sobretudo nas pequenas cidades, você não precisa ficar no “centro”, porque tudo é muito perto. Na maioria das cidades e vilarejos as diárias são bem mais baratas do que em Paris. Existe, portanto, a possibilidade de ficar hospedado em edifícios históricos, sedes de fazendas, castelos de grande interesse histórico, transformados em hotéis ou “hospedarias”. Pode ser até que você gaste menos do que em Paris, instalado em um hotel comum. Por isso mesmo, os chamados  hotéis de charme do interior francês uma ótima opção de hospedagem.

São quase sempre luxuosos, de charme insuperável. Muitas vezes esses hotéis ficam fora da zona urbana, mas há hospedarias históricas em localizações hiper centrais.Os hotéis de charme na França são geralmente localizados em cenários naturais de rara beleza. São sofisticados, possuem arquitetura de época com decoração esmerada e oferecem culinária de primeira linha

Dê uma olhada no site dos Relais et Chateaux (). Quase todos funcionam em castelos, palacetes, mansões históricas e belos edifícios de construção recente. Quase sempre são um luxo.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

Por motivos de ordem prática escolhemos trabalhar com o Booking.com, mesmo em nossas viagens. Geralmente temos pago menos e os hotéis tem boa relação-preço qualidade.

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França