Hospedagem econômica

Albergue da Juventude Paris_01

Opções econômicas

Albergues e hostels

Os jovens e outros viajantes que querem gastar pouco poderão optar pelos Albergues da Juventude (Youth Hostel – Y.H. – em inglês, Auberges de Jeunesse – em francês), espalhados por diversos países, praticamente no mundo inteiro. Eles são limpos na maioria das vezes, numerosos e existem em quase todas as cidades grandes ou de interesse turístico, mas apresentam algumas limitações: alguns ainda fecham os dormitórios durante o dia, quando o acesso fica limitado a uma sala de estar e à cafeteria, e só o reabrem no final da tarde; muitos deles possuem apenas grandes dormitórios com beliches e alas separadas para homens e mulheres; você mesmo terá que arrumar sua cama; e, freqüentemente, os banheiros ficam no corredor.

Porém, pouco a pouco os albergues estão e se aprimorando e alguns já oferecem quartos com banheiro privativo para casais, famílias ou apenas amigos que querem ficar juntos.

Como funcionam

Os albergues fornecem cobertores, mas cada um deve trazer a sua toalha e saco de dormir ou então alugar um kit com lençóis, fronha e toalha de banho. Pode haver grandes diferenças de preço entre os albergues em um mesmo país,  bem como variações no grau de conforto que oferecem. Certos albergues europeus são instalados em construções particularmente charmosas, como o de Veneza, junto ao canal próximo à praça San Marco; o de Barcelona, num antigo mosteiro; o de Nuremberg, na Alemanha, em um castelo; e o de Florença, numa autêntica villa renascentista.

Como se inscrever

A inscrição pode ser feita na própria Associação Internacional dos Albergues da Juventude, em um dos endereços a seguir ou pela Internet. A idade mínima para inscrição é de 14 anos e não há limite máximo de idade: o espírito da coisa é a eterna juventude de todo viajante. Existem mais de 300 Albergues da Juventude em 50 países diferentes. As reservas são pagas aqui no Brasil em reais e você recebe o seu voucher em 24 horas. Para isso você terá que organizar direitinho seu roteiro, sabendo quando estará em determinada cidade, quanto tempo ficará e para onde irá depois. Com o roteiro organizado, você poderá solicitar informações sobre o custo da diária nas cidades escolhidas. Na maior parte dos casos, as reservas nos albergues garantem apenas a vaga num dormitório. Os quartos com banheiro privativo para casais, famílias ou amigos que viajam juntos devem ser solicitados na recepção do albergue. Consegui-los depende de sorte (disponibilidade no momento ou não).

É preciso reservar?

É possível, com certa dose de sorte, conseguir vaga num albergue sem ter feito reserva. Durante o período de férias escolares na Europa e nos Estados Unidos, que corresponde ao verão no hemisfério norte, é recomendável fazer reserva. Cidades muito procuradas, como Veneza, por exemplo, exigem reserva com o máximo de antecedência, mesmo fora do período de férias escolares.

O preço médio de hospedagem na maioria dos Albergues da Juventude varia conforme a cidade e país. Ao se associar, é recomendável comprar o guia com os endereços, preços, tipos de acomodação e facilidades oferecidas pelos albergues no mundo inteiro, principalmente se você não tem acesso à Internet.

www.albergues.com.br – Site oficial da Associação Internacional dos Albergues da Juventude. Possibilita inscrição on-line, fornece uma infinidade de informações e serviços, tais como reservas, compra de passes de trem na Europa, fotos e e-mails dos albergues no mundo todo e coloca os viajantes em contato para troca de dicas ou até para achar companhia para uma viagem…(Hummm… Isso pode acabar em casamento!).

YMCA

Existem ainda, praticamente no mundo todo, hospedarias da YMCA (Associa­ção Cristã de Moços) e da YWCA (de Moças), que atendem mesmo os não-sócios, de qualquer religião, sem diferença de preço. Os portadores da carteirinha da organização têm desconto apenas para o uso das instalações esportivas. Em alguns poucos países há limite de idade para os hóspedes.  A maioria das hospedarias espalhadas pelo mundo aceitam hóspedes de qualquer idade. Algumas, entretanto, destinam-se apenas aos jovens com menos de 26 anos. Mais informações  no site www.ymca.org.br.

B & B

Uma outra opção econômica (ou mais ou menos!) são os B&B, isto é, “Bed and Breakfast” (cama e café da manhã). Os B&B equivalem a pensões ou pousadas. Seus preços variam tanto quanto o grau de conforto que oferecem. Na Inglaterra, onde essa tradicional forma de hospedagem anda muito cara, como tudo por lá, alguns bem-humorados começam a se referir a esse tipo de estabelecimento como $&$.

Durante as férias escolares, nas cidades onde há universidades, é possível conseguir quartos ou kitchenettes de estudantes. Cheque nos quadros de aviso ou nas secretarias das universidades.

Links afins