Habla castellano?
Cervejaria em Valdívia, Chile
Habla castellano?. Na foto cervejaria em Valdívia, Chile

Habla castellano?

Noções básicas

Os chilenos se referem a seu idioma tanto como espanhol, quanto castelhano. O que não muda nada. O Chile não teve uma megaimigração italiana capaz de influenciar seu idioma. Diga-se de passagem, é por isso que os brasileiros do sul e sudeste entendem bastante bem o castelhano falado na Argentina. Embora seja verdade que a pronúncia chilena seja meio particular, não se preocupe, também é muito fácil de ser compreendida. Mais do que o espanhol que se fala na Espanha, meio “fechado”. E eles também nos compreendem mais facilmente do que aos portugueses, sobretudo aqueles das pequenas cidades interioranas de Portugal.

Fale devagar e claramente e será entendido – Aliás, nas regiões turísticas, mais visitadas pelos brasileiros, as pessoas já estão habituadas com nosso sotaque. Procure, porém, falar devagar, evite usar gírias e utilize, se puder, palavras comuns.

Há palavras semelhantes nas duas línguas, mas com significados diferentes – É o caso de pegar, que significa “bater em alguém”, e de outras expressões. Alguns exemplos: embarazada significa grávida, oficina é escritório, esperar un rato é esperar um momento, tirar quer dizer puxar em português, zurdo não é alguém com dificuldade de audição, mas canhoto, quedar é ficar, largo quer dizer longo etc. E por aí vai. Por isso procure certificar-se de que entendeu seu intelocutor, para não se quedar embarazado…

A formalidade chilena – Conforme já comentamos, os chilenos são formais. Não se surpreenda se alguém de esquerda se referir a Pinochet como “El señor Pinochet”, mesmo que o odeie.
Se você estudou espanhol na Espanha no México ou na Argentina, prepare-se para se deparar com expressões e diferenças de sotaque tipicamente chilenas.
Dicas de pronúncia
ch = tch. Ex.: chacal = tchacal
j = rr. Ex.: pájaro (pássaro) = párraro
ll = j. Ex.: paella = paeia (e não “paeja”, como se pronunciaria na Argentina).
ñ = nh. Ex.: baño (banheiro) = banho
s entre duas vogais = ss. Ex.: pasatiempo (passatempo) = passatiempo
v = v ligeiramente aproximado ao b (como na Espanha e em português de Portugal). Ex.: vos (você) = bos
y = dj. Ex.: yo (eu) = iô
z = ç. Ex.: mozo (garçom) = moço
Regras de cortesia
É sempre bom nunca se esquecer de iniciar qualquer diálogo com Buen dia, Buenas tardes ou Buenas noches. Aliás, é o certo, não?
Pode-se também, mas com gente jovem ou que você já conheceu, empregar Hola! (“Oi”, “Olá”), Que tal? (“Como vai?”, “Tudo bem?”), ou os dois juntos: Hola, que tal?. Ao telefone, em vez de “Alô”, também se diz Hola. Em qualquer caso, a pronúncia de Hola é “ôla”, com o “h” mudo e a tônica no “o”. Ao se despedir de alguém, pode-se usar Hasta luego (“Até logo”) ou Adiós (“Tchau”).
O equivalente a “você” é tu. Para um tratamento de respeito com pessoas com as quais não se tem intimidade, usa-se usted.
Um por favor (igualzinho ao português) ao pedir uma informação é essencial, bem como o agradecimento gracias ou muchas gracias, que se responde com de nada. Permiso significa “com licença”.
Como ocorre em português, não é delicado usar o presente do indicativo (“eu quero”), que soa autoritário. A forma mais gentil é queria ou me gustaria.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar