Guarda
Sé de Guarda, Portugal
Sé de Guarda, Portugal

Sumário Portugal Online •  Índice Remissivo Portugal Online

Guarda, uma cidade do século XII

Guarda é uma cidade antiga, fundada no século XII por Dom Sancho I, segundo rei do país. Situada a 1.056 m de altitude, nos contrafortes da Serra da Estrela, Guarda é a mais alta cidade portuguesa. No passado foi um ponto estratégico de defesa do território lusitano contra incursões castelhanas e mouras (olha só o nome: Guarda).

Mapa de Guarda

Como ir para Guarda

Carro

Guarda fica a 150 km a nordeste de Coimbra pela A1, depois a A25; e a 200 km a sudeste do Porto.

 Ônibus

Há conexões diretas pela Rede Nacional de Expressos de Lisboa (tempo de viagem: 4h), do Porto (tempo de viagem: 3h) e de Coimbra (tempo de viagem: 2h).

Trem

Há trens de Coimbra (tempo de viagem: 2h) e de Lisboa (tempo de viagem: 4h10).

Onde se hospedar em Guarda

Escolha e reserve seu hotel em Guarda

Melhor época

Primavera, outono e começo do inverno

Atrações turísticas

Em razão do permanente estado de guerra na fronteira, a região é repleta de cidades fortificadas, algumas das quais conservam resquícios de antigas muralhas. A cidade possui uma boa estrutura hoteleira e pode ser uma base prática para visitar a Serra e alcançar as encantadoras cidadezinhas serranas de Seia, Manteigas e Linhares. Também nas vizinhanças de Guarda ficam diversos castelos antiquíssimos que merecem ser visitados.

Não chegamos ao ponto de afirmar que é impossível visitar as vizinhanças de Guarda utilizando transportes coletivos. Porém, não é nada prático. Você precisará de tempo. Às vezes as estações de trem ficam longe do centro e você dependerá de táxis; os horários de ônibus, por sua vez, podem ser incômodos. Em resumo, o carro é quase indispensável. A cidade é simpática e conserva ainda um centro histórico com arcos de pedra e velhos edifícios, mas não tem nada de excepcional. Os castelos, como já dissemos, ficam nos arredores.

End.  Pça. Luís de Camões. A catedral de Guarda teve sua construção iniciada durante o reinado de Dom João I, no final do século XII. Tomou, porém, aproximadamente 400 anos para ser concluída. Com o passar dos anos foram surgindo novos estilos arquitetônicos e a igreja, que tem mais aspecto maciço de uma fortaleza, ganhou detalhes góticos e manuelinos.

Museu da Guarda

End. R. Alves Roçadas, 30. São cerca de 4.800 peças organizadas por coleções temáticas que englobam pinturas, esculturas, material recolhido em escavações arqueológicas, cerâmicas, mobiliário etc. Museu da Guarda

Bairro Judaico

Guarda teve durante a Idade Média uma importante comunidade judaica, em parte oriunda da Espanha, onde foram particularmente perseguidos durante o reinado de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, apoiados pela feroz e nazistoide Inquisição espanhola. Algum tempo depois, ainda no século XV, a Igreja portuguesa conseguiu instaurar a Inquisição no país, obrigando os judeus a se converter ao catolicismo ou fugir de Portugal. Muitos, mesmo convertidos, continuaram sendo perseguidos. Foi assim que boa parte dessa comunidade dinâmica, formada por ferreiros, carpinteiros, tecelões, alfaiates, sapateiros, cirurgiões, ourives, carpinteiros e esmaltadores, imigrou para o Brasil. A Judiaria, com suas ruelas de pedra, fica perto da Porta Del Rei. Observe as casas de dois andares – o térreo era destinado ao comércio e o andar superior reservado à habitação da família.

Atrações nos arredores de Guarda

Parque Arqueológico de Foz Côa

A 77 km ao norte de Guarda. O Parque Arqueológico de Foz Côa abriga um dos mais significativos conjuntos de arte paleolítica europeus, constituído principalmente por representações de figuras humanas.

Trancoso

 A 38 km ao norte de Guarda. 3.000 hab. A cidadezinha conserva ainda suas torres e muralhas medievais e algumas belas residências históricas. No começo do século XIV tornou-se sede de uma das mais importantes feiras de Portugal, que atraía comerciantes de vários cantos da Europa. A exemplo de Guarda, Trancoso possuía uma importante colônia judaica. A Casa do Gato Negro, uma construção antiga, teria sido uma sinagoga durante a Idade Média.

Almeida

 A 49 km a noroeste de Guarda. 1.500 hab. Cidade situada bem perto da fronteira espanhola, Almeida foi atacada em diferentes ocasiões pelos castelhanos, o que explica sua espetacular fortaleza em estilo Vauban, em forma de estrela, construída em meados do século XVII, depois que seu castelo e muralhas foram arrasados em ataques anteriores. Além da fortaleza, que já justifica a visita, a cidade conserva edifícios em estilo barroco, muitos deles recobertos de azulejos.

Sabugal

A 31 km a sudeste de Guarda. 3.000 hab. O principal interesse de visitar Sabugal é o Castelo das Cinco Quinas, construído por ordem de D. Dinis (1279-1325) e situado no alto de um platô. A 20 km de Sabugal, em Sortelha há outro castelo do século XII, também muito imponente. Aproveite a escapada e visite os dois graciosos povoados com casinhas de pedra.

Belmonte

A 31 km a sudeste de Guarda. 3.500 hab. Belmonte fica no topo de uma colina a 600 m, dominada por um castelo do século XII. Do alto das muralhas a vista dos arredores é de rara beleza. Além disso, é uma das mais interessantes cidadezinhas vizinhas de Guarda. No castelo que pertenceu à família Cabral, onde, segundo consta, teria nascido Pedro Álvares Cabral, funciona o escritório de turismo de Belmonte. A cidade, que foi outro centro judaico importante, possui uma sinagoga na rua Fonte da Rosa, no centro histórico, que pode ser visitada, e um Museu do Judaísmo. Ao que parece, os judeus de Belmonte conseguiram preservar clandestinamente suas tradições durante centenas de anos, sem serem descobertos pela Inquisição. Na cidade fica também a Igreja de São Tiago de Belmonte, em estilo românico, do século XII, que sofreu alterações e ganhou no século XIV uma capela gótica.

Site oficial de turismo de Guarda

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.