Grécia central
Grécia central, Meeteora
Grécia Central, Meeteora

Mapa da Grécia

Como ir para

Ver pacotes e passagens aéreas

Atrações turísticas na Grécia Central

Meteora

Perto da cidadezinha de Kalambaka, no centro do país, encontra-se um extraordinário conjunto de mosteiros dos séculos XIV e XV, consideradas uma das grandes atrações turísticas da Grécia: Meteora, uma obra-prima arquitetônica erguida sobre rochedos a pique.

Vídeo sobre Meteora

Aliás, a própria palavra Meteora já significa “rochedo no ar”. O primeiro monge que se estableceu no local foi um eremita no ano de 985. Bem mais tarde, quando já existia até uma pequena igreja em Meteora, foi fundado o o Mosteriro Megalo Meteora, cujo nome já indica sua grandiosidade. Vários mosteiros foram construídos no local, mas a maioria está em ruínas. Seu acesso extremamente difícil, praticamente inexpugnável, foi um cuidado que os monges tiveram para proteger seus mosteiros, numa época em que a Grécia foi ocupada pelo império otomano.
Hoje apenas cinco deles abrigam monges.

Katholikon

Outro mosteiro espetacular é o de Katholikon, com sua escadaria de acesso em caracol. O mosteiro de Rosanou, em razão de sua localização é um dos mais interessantes. Escadarias esculpida no rochedo na década de 1920 dão acesso a outros dos mosteiros. Importante: Não se pode visitar os mosteiros de Meteora de shorts, as mulheres principalmente devem usar roupas discretas (mini-sais ou pernas de fora, nem pensar!).

Sounio

No cabo de Soúnio, no mar Egeu, a 10 km ao sul de Lávrio, fica o Templo de Poseidon, o deus dos mares, na mitologia da antiga Grécia, que data do ano de 44 a.C. Do alto tem-se uma vista panorâmica desse trecho do litoral da Grécia.

Mosteiro de Dafní

Este belo mosteiro fundado no século V a.C. fica a apenas 10 km de Atenas. O interior da igreja do conjunto religioso é todo decorado com afrescos e lindos mosaicos

Delfos

Na antiga Delfos, aos pés do Monte Parnassos, existia um famoso oráculo que funcionou até o final do século IV d.C., quando foi extinto por pressão da Igreja. O conjunto de ruínas deixa entrever o que teria sido o templo de Apolo e o Oráculo em seus áureos tempos. Merecem uma olhada o Stadium e o Santuário de Atena Pronaia.

Pílio

A Península de Pilio, na Tessália, com suas lindas praias de areia branca e mar cor de esmeralda e suas pequenas cidades situadas nas montanhas próximas, é uma das atrações turísticas da Grécia Central. O ideal para visitar a região é alugar um carro.

Mosteiro de Osios Loukás

Este mosteiro construído por volta do século I d.C. é uma das mais interessantes construções medievais da Grécia. O edifício e a igreja são internamente decorados com mosaicos e murais bizantinos que inspiraram outros templos ortodoxos em toda a Grécia. O mosteiro fica a aproxidamente 10 k de Distomo, Sterá Elláda.