Goreme, Capadócia
Balonismo em Goreme, Turquia
Balonismo em Goreme, Turquia – Foto Chico Spagnuolo

Goreme, Capadócia

Goreme, na Capadócia, é fascinante e diferente de tudo o que você já viu até hoje. Suas casas são escavadas em rochedos, verdadeiros cones voltados para o céu, com as formas mais estranhas, resultado da erosão provocada pelo vento e pela água durante milhares de anos.

Hoje, a região, que foi descoberta pelo turismo internacional recebe gente do mundo inteiro que vem conhecer suas incríveis cavernas.

Mapa de Goreme

Como ir a Goreme?

O mais fácil é tomar um avião em Istambul até Ankara, a capital da Turquia. De Ankara há excursões e transportes até Goreme.
Uma boa opção é alugar um carro em Ankara. A estrada é toda asfaltada, mas seja cuidadoso: os turcos não são cuidadosos ao volante.
Não se surpreenda ao cruzar na estrada entre Ankara e Goreme com uma grande planície branca. Não é neve: é sal. Um antigo lago salgado praticamente seco.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Goreme

Escolha e reserve seu hotel em Goreme

Vídeo sobre Goreme

Qual a melhor época para se visitar Goreme?

Evite o inverno, o fim do outono e o começo da primavera: o clima frio pode ser bravo. No inverno pode nevar em Goreme. Durante o verão faz um calor seco.

Vídeo sobre Goreme

Atrações turísticas em Goreme

As igrejas trogloditas de Goreme

Algumas dessas cavernas escavadas eram antigas igrejas bizantinas criadas por monges. O teto de muitas delas é todo pintado com incríveis afrescos.

Certas igrejas de Goreme datam do século VII. Boa parte delas não existe não existe mais, tendo sido derrubadas. Hoje apenas trinta delas ainda podem ser visitadas mas, no apogeu da região de Goreme, elas eram tão numerosas que diz-se que existia um templo para cada dia do ano.

Cavernas ainda habitadas Algumas das cavernas de Goreme continuam habitadas, servindo de residência à população local, enquanto outras foram tansformadas em curiosos hotéis. Confortáveis, diferentes, oferecem conforto moderno, mas são instalados em cavernas adaptadas.

Passear sob a lua cheia no meio dessas formações rochosas é quase uma viagem a outro planeta. O efeito das rochas nuas e brancas contra o céu é único. Outros trechos têm diferentes tons, com faixas coloridas formadas por diferentes minerais misturados ao calcáreo.

Sobrevoar Goreme de balão: uma experiência inesquecível

Um modo espetacular e emocionante de entender Goreme e suas cavernas é sobrevoar a região a bordo de um balão. Com o incremento do turismo o balonismo se desenvolveu de modo espetacular em Goreme.

Alguns dos balões utiliza dois em Goreme são enormes, com capacidade para trinta ou mais pessoas e levantam vôo ao lado das torres de pedra, quase roçando nelas.

São vários balões levantando vôo ao amanhecer, a hora mais fresca do dia. Isso implica em acordar de madrugada, mas vale à pena. Do alto se tem uma vista panorâmica sem igual e dá para se entender melhor o conjunto de cavernas de Goreme.

Derinkuyu e Kaymakli

 A Capadócia apresenta outras curiosidades. Como a Capadócia era palco de freqüentes invasões, seus antigos habitantes inventaram uma maneira sui generis de se proteger: cavaram cidades subterrâneas – Derinkuyu e Kaymakli – verdadeiros formigueiros que permitiam a seus habitantes simplesmente desaparecer debaixo da terra.