Friuli-Veneza Giulia, Itália
Trieste, capital do Friuli Venezia Hiulia, foto Xiquinhosilva CCB
Trieste, capital do Friuli Venezia Hiulia, foto Xiquinhosilva CCB

Sobre Friuli-Veneza

Entre o Adriatico e os Alpes

Dominada pelos Alpes ao norte, com extensas planícies ao sul e um litoral banhado pelo Adriático, onde fica Trieste, sua capital, a pequena Friuli-Venezia Giulia, que faz fronteira com a Eslovênia e a Áustria, goza do status de região autônoma.
Sua história é muito rica e peculiar. Quando foi território romano (o epíteto “Giulia” vem do nome de Júlio César), a capital regional era Aquileia, cidade que possui ainda resquícios dessa ocupação. Posteriormente caiu nas mãos dos lombardos, povo bárbaro vindo do norte da Europa, que estabeleceu a sede de seu governo em Cividale del Friuli.

Mapa de Friuli-Venezia Giulia

 Veneza Giulia na Idade Média

Durante a Idade Média, algumas de suas cidades, como Udine, tornaram-se independentes, até serem conquistadas pela vizinha República de Veneza. Quando Friuli-C foi incorporada ao Império Austro-húngaro, Trieste, cidade portuária, adquiriu enorme importância. Mas austríacos e húngaros perderam seu único e estratégico porto em 1918, quando, com a vitória na Primeira Guerra, a região passou a integrar definitivamente o território da Itália.
O passado deixou em Friuli-Venezia Giulia muitos vestígios e edificações de diferentes períodos históricos, que constituem suas maiores atrações.

Como ir

Trieste, sua capital, recebe voos de Milão e outras cidades.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Friuli-Veneza Giulia

Escolha e reserve seu hotel no Friuli-Veneza Giulia (Trieste e outras cidades)

Como conhecer Friuli-Venezia Giulia

A partir de Trieste e de Udine, é possível visitar de trem as pequenas cidades mais interessantes das proximidades (como Palmanova) mas em alguns casos pode não ser prático. (A estação de trem Cervignano-Aquileia-Grado, que serve Aquileia, por exemplo, fica a cerca de 5 km do centro). As viagens não ultrapassam 2h de duração. A estação ferroviária de Trieste fica na Piazza della Libertà, ao lado da rodoviária.

A maioria das cidades são ligadas por linhas regulares de ônibus que, em certos casos, podem ser mais úteis do que o trem. É o caso das vizinhanças de Udine, servidas pela companhia SAF , e da região de Pordenone, servida pela ATAP .
O carro não é indispensável para percorrer a região, mas lhe dará mais mobilidade. As duas principais estradas são a A4, que acompanha o litoral, e a A23, que passa por Udine e leva até o extremo norte do país.

Sites de turismo sobre o Friuli-Venezia Giulia

 Friuli-Venezia Giulia: turismo. Oficial.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens
Sul da Itália em imagens
Norte da Itália em imagens