Francês, a língua de Paris
Paris, Sorbonne
Francês, a língua de Paris, Place de la Sorbonne

Francês, a língua de Paris

Durante toda a Idade Média e até o final do século XVIII, quando ocorreu a Revolução Francesa, embora a grande maioria do povo entendesse o francês, apenas 10% da população o utilizava como idioma de comunicação diária, enquanto os outros 90% da população se expressavam em patois (dialetos locais).

O francês era falado principalmente em Paris e na Île-de-France, a região em volta da capital.

Duas outras línguas (além das dezenas de patois – dialetos) eram muito utilizadas em outras regiões da França: a língua d’Oc, mais influenciada pelo latim, utilizada do sul até o centro da França, e a língua d’Oil, de influência germânica, falada do centro até o norte.

Caso você já tenha visto algum texto medieval em francês, pode ter ficado surpreso em ver que, frequentemente, uma mesma palavra aparece escrita de modo diferente. Sabe por quê? O francês da Idade Média não tinha regras de ortografia definidas: cada um escrevia como achava que devia ser. Por isso mesmo, o latim, língua já consolidada e uniformizada, e não o francês, era utilizado pelos religiosos e pelos estudantes nos centros de estudo do Quartier Latin.

Por volta de 1790, durante a Revolução, quando se decidiu difundir o conhecimento do francês, simplesmente não existiam professores com domínio suficiente do idioma para fazê-lo! Foi então que surgiram as “escolas normais”, que ensinavam francês aos alunos, para torná-los professores.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França