Excursões

 

Paris Open Tour
Paris Open Tour

O que é exatamente uma excursão organizada?

Excursões são viagens em grupo cujo preço inclui tudo que um pacote oferece e, além disso, refeições, passeios e toda a programação da viagem, sempre acompanhada por um ou mais guias: todo mundo sai de manhã para um passeio; na hora do almoço, todo mundo é levado para um determinado restaurante; à tarde, todos seguem com o guia para outro passeio etc.

As vantagens

Uma excursão pode ser uma excelente escolha para quem não domina o idioma falado no país; não se sente seguro em viajar sem um guia; não gosta de viajar sozinho; gosta de ter tudo organizado de antemão (horários, refeições, passeios, tempo de permanência em cada lugar etc); quer fazer amizades durante a viagem; ou simplesmente gosta de viajar em grupo.

As vantagens da excursão são, além da praticidade e da segurança, o acompanhamento constante por alguém que – presume-se – conhece bem o lugar e saberá levá-lo para onde interessa, além de o preço ser fixo. Esta é, aliás, uma grande vantagem para quem quer saber exatamente quanto vai gastar, pois a excursão inclui tudo (ou quase) e geralmente pode ser paga em “suaves parcelas mensais”, sem juros ou com juros baixos. Mais ainda do que no caso dos pacotes, é necessário que você escolha uma operadora confiável, de preferência recomendada por pessoas que já utilizaram seus serviços, e solicite a especificação de tudo o que está incluído e do que deverá ser pago à parte.

Dicas importantes

Exija um contrato detalhado que garanta, por escrito, a prestação de todos os serviços prometidos verbalmente. Guarde até o anúncio; assim, se eles não cumprirem o que prometeram, você terá como reclamar.

Fique atento para certos city tours e outros passeios oferecidos pelas excursões que, no lugar de privilegiar as verdadeiras atrações do lugar, têm a finalidade de levar você para fazer compras ou ir a um restaurante que paga comissão para o guia… Infelizmente, isso é comum em todo o planeta!

Quando se trata de comprar produtos típicos do lugar ou artesanato, nunca compre em lojas às quais o guia te leve. Além de pagar mais caro, você estará prejudicando seriamente as pessoas que elaboraram aqueles produtos. Compre diretamente deles, não aceite intermediários!

E por quais motivos evitar uma excursão?

Excursões não servem para quem:

– não quer saber de convivência social forçada (inevitável ao tomar café da manhã, passear, almoçar, passear de novo e jantar todo dia com as mesmas pessoas);

– quer ter liberdade para definir seu roteiro, horários, tempo de permanência em cada lugar, refeições etc; ou

– tem “alergia” a ter que seguir um guia!

Links afins