Excursões a partir de La Paz
Chacaltaya, perto de La Paz - Foto Felipe Ernesto CCBY
Chacaltaya, perto de La Paz

Acessar o sumário Acessar o índice remissivo de localidades e atrações

Excursões a partir de La Paz

Todas podem ser contratadas em agências de viagens na própria capital boliviana ou mesmo na recepção de seu hotel.

Valle de la Luna

A 15 km de La Paz. Paisagem “lunar” provocada pela erosão de rochas calcáreas. Geralmente as agências propõem excursões que incluem o passeio até Chacaltaya. Uma opção é ir de táxi.

Chacaltaya

A 35 km de La Paz. É a pista de esqui mais alta do mundo, com altitudes variáveis entre 5.283m e 5.486m, na Cordilheira Real. Tem-se uma vista espetacular dos altíssimos picos nevados vizinhos, como o Illimani, o Mururata e o Huayna Potosí. Se você gosta de esquiar, saiba que pode alugar equipamentos no Clube Andino Boliviano, que também promove excursões ao local (<end./> Calle México, 1638. Reserve com antecedência).

A época certa para esquiar lá é no verão. A infraestrutura não é das melhores; existe uma precária lanchonete mantida pelo Clube Andino Boliviano, com preços mais caros que os da cidade. Porém, ultimamente tem havido mais gelo do que neve em Chacaltaya,  um efeito de El Niño.

La Cumbre

A 25 km de La Paz. O passeio de 2h leva à área nevada de um dos picos da Cordilheira Real, com vista deslumbrante.

Dica importante – Em Chacaltaya e em La Cumbre faz muito frio; agasalhe-se. Esses passeios não são recomendados para quem ainda não se acostumou à altitude; evite programá-los para o início de sua estada em La Paz e tome um comprimido contra o soroche (mal de altitude) antes de sair.

Vídeo sobre Tiwanaku (Tihuanaco)

Tiwanaku (Tihuanaco)

A 70 km de La Paz. Pode-se contratar uma excursão, o que é mais prático, ou tomar um ônibus no terminal próximo ao cemitério. O mais importante sítio arqueológico boliviano, a 3.843m de altitude, é o que restou da sede da cultura Tiwanaku.

A origem dessa civilização, uma das mais importantes do continente americano e, ao mesmo tempo, uma das menos conhecidas, suscita todo tipo de teorias, das mais sérias às mais fantasiosas. Há quem fale que seus habitantes eram descendentes dos atlantes; outros dizem que mantinham contatos com alienígenas; e por aí vai.

Lago Titicaca

Entre a Bolívia e o Peru, com 8.300 km2, é o lago navegável mais alto do mundo, a 3.810m acima do nível do mar. Pode ser visitado a partir de La Paz em uma excursão que sai pela pela manhã e volta no final do dia. Normalmente a excursão inclui tambémTiwanaku e parada para almoço. Aproveite para experimentar a truta salmonada, pescada no lago. A agência Transturin organiza passeios de catamarã pelo lago.
Saiba mais sobre o Lago Titicaca

Sorata

 A 148 km de La Paz (5h de viagem). Essa linda aldeia no meio de um vale fica a 3.900m de altitude, aos pés do Illampú (com 6.380m) e do Ancohuma (com 6.420m). O melhor é passar a noite e voltar no dia seguinte. O lugar possui águas termais.

Coroico

A 96 km de La Paz (3h de viagem). Na região de Los Yungas, a 1.750m acima do nível do mar, Coroico tem um clima muito agradável e é um lugar perfeito para caminhadas e passeios a cavalo. Há excursões que partem de La Paz, mas você pode ir também por conta própria, de ônibus ou de van. A estrada não é boa e os acidentes são comuns. Essa estrada é, aliás, considerada a mais perigosa do mundo… Há excursões, também de bicicleta – o caminho é uma descida só. A volta é de van (ainda bem!).

É importante que você tenha alguma prática em ciclismo e que a bicicleta esteja em bom estado, principalmente os freios. Não é um passeio muito barato e o preço varia muito, dependendo da qualidade dos serviços oferecidos pela agência. Você será levado de van até La Cumbre, onde se inicia a descida. Parte da estrada é asfaltada, mas há trechos de terra com carros e caminhões de um lado e um abismo de outro – sem acostamento!

Chulumani

A 123 km de La Paz. Na região de Los Yungas. A paisagem pelo caminho, uma descida, é soberba, e a 1740m, ao alcançar Chulumani, é tropical e completamente diferente daquela do Altiplano. É área de produção de coca –  não confundir com cocaína….

Urmiri

A 120 km de La Paz. Situado em uma região de clima agradável, o lugar é conhecido por suas fontes termais.

El Taquesi

O Taquesi é considerado uma espécie de “Trilha Inca” boliviana. Trata-se de uma trilha pré-colombiana que liga o Altiplano aos vales subtropicais dos Yungas. O caminho, com vários trechos originais bem conservados, começa no povado de Ventilla, a 3.200m, sobe até o topo da montanha, a 4.640m, e desce em seguida para 2.200m. Para percorrê-lo é recomendável contratar uma excursão em La Paz.

Sobre La Paz

La Paz é uma cidade interessante, onde o exotismo está sempre presente. Saiba mais sobre La Paz.