Estônia

Sobre a Estônia

Os países Bálticos são formados por três nações:  Estônia (objeto deste post), Letônia e Lituânia.

A Estônia, a mais setentrional das nações bálticas, faz fronteira com a Rússia e a Letônia. Com uma parte insular e outra continental, a Estônia é banhada ao norte pelo Golfo da Finlândia; uma curta travessia de ferry-boat leva até Helsinki.

Durante sua longa história, a Estônia (ou parte de seu território) já foi dominada por dinamarqueses, suécos e russos. Traços herdados desses períodos de ocupação são visíveis na arquitetura, nos costumes e no típico físico de sua população.

A Estônia como república independente surgiu apenas em 1918, teve uma vida política conturbada e, depois de ter sido invadida pelos alemães, acabou sendo incorporada à União Soviética como nome de República Socialista da Estônia.O páís recuperou sua independência em agosto 1991 Em maio de 2004 o país tornou-se membro da União Européia, estando passando atualmente por acelerado processo de modernização.

Mapa da Estônia

Como ir

Não há vôos diretos do Brasil para a Estonia. As ligações mais fáceis são via Frankfurt pela Lufthansa ou via Londres pela British Airways, companhias que também tem vôos diretos para o Brasil.
Da Europa Oriental há vôos pra Tallinn a partir de Praga e de Riga. Há vôos também de Kopenhage e Helsinki. A empresa Air Baltic  liga Tallin a outras cidades da Europa. A Estonian Air tem vôo para outras capitais européias.

Avião

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis na Estônia

Compare preços e reserve seu hotel em Tallin

Melhor época

temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 3ºC / máxima 10º
Verão (julho): mínima 14ºC / máxima 22C
Outono (outubro): mínima 7ºC / máxima 12ºC
Inverno (janeiro): mínima -2ºC /máxima 2ºC

Agora que você já sabe o clima que o espera, veja em “Bagagem” a roupa adequada para colocar em sua mala.

Vídeo sobre a Estônia

Atrações turísticas na Estônia

Tallinn

O principal destino turístico da Estônia é sua capital, Tallinn, cujo centro histórico é classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tallinn é uma verdadeira cidade-museu, tendo surgido no século XIII em torno de um castelo construído pela ordem dos cavaleiros teutônicos. Cercada ainda por muralhas e torres de defesa, Tallinn encanta os visitantes pela preservação dos edifícios, que datam na maior parte do fim da Idade Média, e das diversas igrejas. Relativamente pequena para os padrões brasileiros, Tallinn tem menos de 400 mil habitantes e um charmoso ar provinciano.

Dica: no centro de Tallin existe um restaurante de estilo e decoração medievais bastante curioso, o Olde Hansa. A casa não utiliza luz elétrica, a iluminação é à base de velas; os garçons e garçonetes utilizam roupas de época. O Olde Hansa serve pratos de caça acompanhados de cereais utilizados pela população durante a Idade Média. Sua carta de cervejas é ótima (a Estônia não produz bons vinhos, mas suas cervejas são ótimas!).

Além de Tallinn, merecem uma olhada Tartu, a segunda cidade da Estônia, com aproximadamente 100 mil habitantes, situada a 185 km ao sul de Tallinn e Narva, por seu castelo medieval que, por sí só, já vale a visita à cidade.

A Estônia, fica no Norte da Europa e seu clima é frio na maior parte do ano. A melhor época para visitar o país é de maio (final da primavera) a começo de outubro (outono).

Transportes Internos

O ônibus é o mais prático para se viajar dentro da Estônia e entre os países bálticos – Letônia e Lituânia.

A Estônia e os demais países bálticos são pequenos. As estradas não se comparam às da Europa Ocidental, mas são razoáveis. Então pode valer a pena alugar um carro.

Maquina fotografica

Os Países Bálticos em Imagens  Verdadeira viagem fotográfica pelas Repúblicas Bálticas – Lituânia, Letônia e Estônia.