Estocolmo

Estocolmo, a capital da Suécia

Estocolmo, a capital e maior cidade da Suécia, é habitada por cerca de 20% da população do país. Sua área metropolitana abriga cerca de 2 milhões de pessoas. Fundada em meados do século XIII, a cidade de Estocolmo, junto ao Mar Báltico, se estende por 14 ilhas separadas por pontes e é (sempre com algum exagero) apelidada de Veneza do Norte. A parte mais bonita de Estocolmo é Gamla Stan, a Cidade Velha. A cidade tem belíssimos jardins, como o Kungsträdgärden, edifícios históricos e importantes museus.

Mapa de Estocolmo

Como ir

A Scandinavian Airlines (SAS) tem vôos entre São Paulo e Estocolmo.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar na Suécia

Estocolmo possui vários bairros bem simpáticos, entre eles Gamla Stan, o centro velho da cidade, Södermalm, um bairro de jeitão descontraído, com lojinhas descoladas e  Slussen, localizado na ilha de Sodermalm.

Escolha e reserve seu hotel em Estocolmo

Melhor época

Verão, final da primavear e ecomeço do outono

Pense o que você vai colocar na sua bagagem

Estocolmo e suas atrações turísticas

Storkyrkan • Stadshuset • Palácio Real • Kungstradgarden • Moderna Museet • Museu Nacional • Vasa Museet • Nordiska Museet • Historiska Museet • Lago Mälaren • Palácio Drottningholm

Storkyrkan – Construída há mais de 700 anos, a catedral de Estocolmo passou por muitas reformas que lhe deram a aparência atual e a fachada em estilo barroco italiano. A Storkyrkan contém preciosas obras de arte, dentre as quais se destaca uma espetacular estátua de madeira de São Jorge derrotando o Dragão. Uma cópia dessa obra em bronze está exposta ao livre nas proximidades. Gamla Stan, Estocolmo.

Palácio Real – Erguido no começo do século XVIII, substituiu o antigo palácio destruído por um incêndio no final do século XVII. Hoje não serve mais de residência à família real. É aberto à visitação, exceto quando utilizado em banquetes oferecidos a chefes de estado estrangeiros ou em cerimônias oficiais. O maior destaque da visita são os Aposentos Reais. No palácio funcionam ainda o Museu Gustavo II, dedicado ao rei assassinado, e o Museu Tre Kronor, sobre a história do Palácio Real. Kungligla Slottet, Estocolmo.

Stadshuset – O prédio da Prefeitura da cidade de Estocolmo, inaugurado em 1923, é um primor arquitetônico. Nele são entregues anualmente os prêmios Nobel. O edifício pode ser visitado por dentro em visitas guiadas. Hantvergatan

Kungstradgarden -Muito frequentado pelos habitantes de Estocolmo, lotado no verão e com um rinque de patinação disputado no inverno, esse jardim é o mais antigo da cidade. Hantvergatan, Estocolmo.

Igreja de Riddarholmen -Localizada na ilha de Riddarholmen, perto do Palácio Real de Estocolmo, esta igreja é conhecida por abrigar os requintados túmulos dos monarcas suecos. Parte dela data do século XII, mas a maior parte, construída com tijolinhos, é do século XVI. Biger Jarls Torg, Estocolmo.

National Museet – Instalado num lindo prédio em estilo veneziano-renascentista, o museu inaugurado em 1864 possui um importante acervo de milhares de pinturas das principais escolas européias, além de móveis, pratarias, cerâmicas, objetos de madeira, prata e bronze. Blasieholmshamnen, Estocolmo

Vasa Museet – Esse mudeu foi especilamente construído para abrigar o navio de guerra Vasa, construído na década de 1620, que afundou no porto de Estocolmo e foi recuperado em 1956. Ao que parece, seus construtores se preocuparam mais com a decoração da embarcação, que possui parte do costado e da popa lindamente entalhados, do que com sua navegabilidade. O Vasa afundou em sua viagem inaugural!

O navio não pode ser visitado por dentro, mas vê-lo é fascinante e o museu é muito bem planejado e rico em informações. Por isso, o Vasa é uma das principais atrações turísiticas de Estocolmo. Djurgarden, Estocolmo

Skansen – Embora inaugurado em 1891, o Skansen tem um conceito inovador: é o pioneiro dos museus ao ar livre. Seu tema é a vida rural e urbana da Suécia dos séculos XVIII e XIX. Nela podem ser vistas residências, lojas, ateliês e outras construções que foram desmontadas e em seu lugares de origem e refeitas na área do Skansen. Boa parte das construções tem decoração interna de época.

A visita, interessantíssima, agrada também ás crianças, principalmente em razão da existência de um mini-zoológico de animais selvagens da Escandinávia, como ursos e lobos. A visita é longa e exige o uso de calçados confortáveis e sem saltos. Djurgarden, Estocolmo.

Tivoli – Esse parque de diversões tem o mesmo nome daquele existente em Copenhagen, na Dinamarca, mas não é interessante como original. Mesmo assim, é uma opção de programa para crianças e adolescentes, bem próxima ao Vasa Museet e ao Skansen. Djurgarden, Estocolmo.

Nordiska Museet – O acervo desse museu instalado em um belo edifício em estilo renascentista é composto por todo tipo de objetos de uso diário utilizado na Suécia desde o começo do século XVI: joias, roupas, móveis etc. Djurgarden, Estocolmo.

Moderna Museet – As coleções desse museu de arte moderna são compostas por peças produzidas a partir do começo do século XX por artistas como Chirico, Salvador Dalí, Picasso, Andy Warhol e outros mestres. Sheppsholmen, Estocolmo
Historiska Museet – Suas coleções cobrem um período histórico que se estende da Idade do Bronze à Idade Média, abrangendo a era dos vikings. Narvavägen, Estocolmo

Nos arredores de Estocolmo

Palácio de Drottningholm – O palácio e seus magníficos jardins repletos de estátuas e lindos pavilhões, classificados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, datam do século XVI. Na Ilha de Lovön, a 10 km de Estocolmo.

Ilhas do arquipélago de Estocolmo e Lago Mälaren – Nesse lago perto de Estocolmo ficam o sítio arqueológico de Birka, um antigo povoado da época dos vikings, e a vila de Mariefred, onde ficam o imponente palácio real de Gustavo Vasa, construído em 1537, e outros edifícios históricos.

Gostou de Estocolmo?

 Saiba mais sobre a Suécia

Saiba mais sobre os demais países nórdicos: Noruega e Dinamarca

Maquina fotografica

Países Nórdicos em Imagens em imagens  Álbuns com dezenas de fotos dos países nórdicos: Dinamarca, Noruega, Suécia

 

Links afins