Estátua da Liberdade

A história da Estátua da Liberdade, como foi construída, como visitar. Dicas e informações sobre a Estátua da Liberdade, presente da França aos EUA.
Estátua da Liberdade, Manhattan, Nova York
Estátua da Liberdade, Manhattan, Nova York

A Estátua da Liberdade: uma das maiores atrações de New York

A Estátua da Liberdade (Statue of Liberty) por mais “turística” que seja (de 4 a 5 milhões de pessoas a visitam anualmente!), é aquele tipo de programa que você não deve perder. Erguida na Liberty Island, uma ilhota ao sul de Manhattan, foi presente dos franceses aos norte-americanos pelo centenário da independência dos Estados Unidos.

Desde sua inauguração em 1886, a Estátua da Liberdade é o mais expressivo símbolo não só nova-iorquino, mas também dos Estados Unidos. Ela foi incluída na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1984. O custo de sua construção alcançou 800 mil dólares, uma fortuna na época.

Localização da Estátua da Liberdade

Uma estátua com 43m de altura

Com 46m de altura (93m contando-se o pedestal), a Estátua da Liberdade tem na mão esquerda a Declaração de Independência dos Estados Unidos e, na direita, uma tocha. Ela representa a Liberdade iluminando o mundo. A coroa de raios simboliza os sete mares e continentes. Aos pés da Estátua da Liberdade, visível apenas de longe, uma corrente quebrada alude ao fim da escravidão.

Para criar o rosto da Estátua da Liberdade, é provável que Bartholdi tenha se inspirado no perfil severo de sua própria mãe (Freud talvez encontrasse uma explicação para a escolha…). Enfim, compare o perfil de Dona Bartholdi na Internet e julgue você mesmo. Bartholdi nunca desmentiu a informação.

O City Tour até a Estátua da Liberdade

Uma mãozinha de Gustave Eiffel

O problema técnico de manter em pé uma estátua tão grande (só a cabeça da Estátua da Liberdade tem mais de 4m de altura) foi resolvido por Gustave Eiffel, craque no assunto, que criou uma estrutura capaz de aguentar o pesado revestimento de bronze.

Antes de fazê-la na dimensão definitiva, Bartholdi construiu modelos menores da Estátua da Liberdade, um dos quais pode ser visto na Île des Cygnes, no rio Sena, em Paris.

No pedestal neoclássico construído pelo arquiteto americano Richard Morris Hunt em cimento armado e granito, que tem praticamente a altura da estátua, funciona um museu que conta a história da construção do monumento.

Após o 11 de setembro

O pedestal é a única parte visitável da Estátua da Liberdade. Mas em razão de sua altura, do andar superior do pedestal já se tem uma ótima vista de Nova York. O próprio trajeto de barco de cerca de 15 minutos é bem interessante e permite apreciar tanto a Estátua da Liberdade vista do mar como o skyline de Manhattan.

Como visitar a Estátua da Liberdade

Os barcos para visitas à Liberty Island e à Ellis Island partem de Battery Park South, de julho a setembro das 8h30 às 15h30, a cada 30 minutos, e nos demais meses do ano, das 9h30 às 15h15, a cada 45 minutos. Evite levar consigo pacotes e bolsas volumosas.

Página oficial da Estátua da Liberdade

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

 Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Nova York

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Anoitecer em New York, foto Barão

Vida noturna em New York

Turismo em New York, vida noturna, como são os bares, danceterias e pubs, como funcionam, a possibilidade de ser barrado, dicas.

Washington Square

Turismo em Manhattan. Washington Square, New York, a história e curiosidades sobre uma das mais famosas praças de Manhattan.

American Museum of Natural History

Turismo cultural. O American Museum of Natural History, New York, o mais completo museu de história natural das Américas, as diferentes seções do museu.

Frick Collection, New York

Frick Collection, New York, um museu com um acervo variado e interessante, mas menor e que pode ser visitado por alguém que só tem uma tarde livre.

US Intrepid, New York

UUS Intrepid, New York, porta-aviões de 275m de comprimento, lançado ao mar em 1943, hoje atracado em Manhattan, foi transformado em museu.

Ellis Island e Immigration Museum

História: Ellis Island e Immigration Museum. Por essa ilha na entrada de New York passaram milhões de imigrantes do mundo todo. Era um centro de triagem.

African Burial Ground

African Burial Ground – o cemitério onde milhares de africanos foram enterrados de modo quase clandestino durante o período colonial.