Transportes nos EUA

Avião

Transportes nos EUA: como ir e circular pelo país

Como ir

A TAM tem voos para Miami saindo de São Paulo e oferece conexões para outras cidades dos Estados Unidos em parceria com a American Airlines.

A American Airlines tem voos de São Paulo e Rio de Janeiro para Miami, Chicago, Washington, Nova York e Dallas.

A United Airlines voa do Rio de Janeiro e de São Paulo para cidades americanas.

Todos os voos mencionados que partem do Rio ou de Belo Horizonte param em São Paulo.

Os preços das passagens variam muito em razão da época do ano em que você vai viajar e do seu destino nos Estados Unidos. Como os períodos de alta e baixa estação costumam variar de ano para ano e de uma companhia para outra, compare os preços dos vôos antes de comprar sua passagem aérea.

Mapa dos Estados Unidos

Como circular pelos Estados Unidos: transportes internos

Avião

Para percorrer longas distâncias ou quando se tem pouco tempo, só mesmo de avião. A United Airlines vende cupons aéreos para vôos domésticos nos Estados Unidos. Cada um dá direito a um vôo (e não a ida e volta!) para qualquer destino, independente da distância. Os cupons devem ser obrigatoriamente comprados no Brasil. Cada conexão é contada como um vôo. Portanto, dê preferência aos vôos diretos.

Trem

Tanto os Estados Unidos possuem uma rede ferroviária pouco extensa em relação ao seu território. Embora mais caros do que os ônibus, os trens são bastante confortáveis, possuem vagões-restaurante, vagões de dois andares com janelas panorâmicas, e também há trens noturnos com cabines e serviço impecáveis. Para quem não tem pressa, é perfeito. Há passes de trem da Amtrak que dão direito apenas às poltronas; para cabines e outros confortos, pagam-se suplementos. As boas agências de viagens podem cuidar da compra do passe para você.

Carro

Alugar um carro nos Estados Unidos é uma boa idéia: a gasolina é relativamente barata, os carros são bons e o aluguel também não é caro.
Em algumas das grandes cidades (como Nova York), o automóvel pode se tornar um elefante branco em razão do trânsito intenso e da dificuldade para estacionar; em outras (como Los Angeles), cheias de freeways (vias expressas), nas quais é complicado se locomover de um canto a outro e as distâncias são enormes, o carro é quase obrigatório. No Havaí, onde é fácil orientar-se, é particularmente interessante alugar um automóvel para visitar as praias e outras atrações nas ilhas maiores. Os preços dos aluguéis variam muito de um Estado americano para outro. Nos fins-de-semana, costuma sair mais barato. Existem, porém, certos cuidados a tomar: os “costumes” brasileiros podem ser considerados como infrações muito graves por lá. Por exemplo, jamais ultrapasse um ônibus escolar parado, com as crianças descendo. E nunca tente, em nenhuma circunstância, subornar um guarda rodoviário (a não ser que você queira conhecer uma delegacia americana e tirar umas fotos por lá!). O mais fácil, se você cometeu alguma infração, é reconhecê-la, explicar que é turista e que é a primeira vez que está guiando nos Estados Unidos. Isso, acompanhado de um sorriso e de um pedido de desculpas, talvez tenha mais chances de funcionar.

Dicas

  • Nas grandes extensões do deserto americano, abasteça o carro sempre que for possível.
  • Lembre-se de que, nos Estados Unidos, você vai alugar um carro com câmbio automático, coisa com a qual muitos brasileiros não está acostumada. Procure informar-se sobre como funciona e para que serve cada botãozinho antes de sair da locadora…

Ônibus

Além de cobrirem completamente todo esse imenso território, os ônibus norte-americanos são também confortáveis, rápidos, seguros e têm ar-condicionado, toalete a bordo e poltronas reclináveis. Porém não se pode esquecer que certas distâncias são enormes e demoram dias para serem percorridas de ônibus. A principal companhia de ônibus interurbanos e internacionais da América do Norte é a Greyhound. Por intermédio de seu agente de viagens aqui no Brasil você pode comprar bilhetes avulsos ou passes (cupons).

Informações práticas

Veja passagens aéreas e pacotes

Escolha e reserve seu hotel em Nova York

Hotéis nos Estados Unidos

Reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel em New York (Nova York)

Escolha e reserve seu hotel em San Francisco

Onde se hospedar em Washington

Onde se hospedar em New Orleans

Onde se hospedar em Chicago

Onde se hospedar em Miami 

Onde se hospedar em Orlando

Onde se hospedar em Los Angeles

Onde se hospedar em las Vegas