Esquel
Trelew, foto Gobierno del Chubut CCBY
Trelew, foto Gobierno del Chubut CCBY

 

Esquel, uma cidade de origem galesa

Fundada por povoadores vindos do País de Gales, esquel conserva traços da colonização galesa na arquitetura e no tipo físico de parte de sua população.

Esquel está situada junto do rio do mesmo nome e é rodeada por cerros como o La Zeta, o 21, o La Cruz e o Nahuel Pan, numa paisagem selvagem de bosques e rios de águas cristalinas e pequenos lagos.

Mapa de Esquel

Como ir a Esquel

Avião

Há vôos (não diários) de Bariloche (0h40m) e seis voos por semana de Buenos Aires (1h45), nem sempre diretos.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Carro

De Bariloche e de El Bolsón (Río Negro), utilize a RN 40.

Ônibus

Há diversas ligações diárias entre Esquel e Bariloche (4h30) e El Bolsón (2h30).

Trem

O Viejo Expreso Patagónico (“La Trochita”), um trem turístico, liga Esquel a El Maitén, perto de El Bolsón (6h).

Hospedagem

O centro é uma boa região para se hospedar em Esquel.

Escolha e reserve seu hotel em Esquel

Melhor época

O auge do inverno deve ser evitado exceto por aqueles que vão esquiar.

Atrações turísticas em Esquel

No inverno, a atração principal é a estação de esqui de La Hoya, a 13 km do centro. No verão, o que atrai visitantes é o lindo Parque Nacional de Los Alerces.

O artesanato local compreende tecidos produzidos pelos descendentes dos índios que habitavam a região antes da chegada do homem branco. Como em toda cidade turística andina que se preza, em Esquel não faltam variados restaurantes de cozinha patagônica, internacional, italiana, suíça, confeitarias com doces incrivelmente bons, chocolaterias e discotecas lotadas durante a alta temporada.

Parque Nacional Los Alerces

A melhor maneira de conhecer esse parque é pegar em Esquel a excursão em que alguns trechos são feitos de barco e outros a pé. O passeio se inicia no ancoradouro de Limonao, percorre o lago Futalaufquen e o río Arrayanes até o Lago Verde, onde se inicia a trilha de menos de 1 km até o lago Menendez. Ali você tomará outra embarcação para continuar a jornada. Além das belas paisagens com picos eternamente nevados e a geleira azulada do Cerro Torrecillas, podem ser vistos alerces (árvores coníferas) anteriores à era cristã, algumas com mais de 3.000 anos.

Viejo Expreso Patagónico (La Trochita)

O passeio mais agradável na região é tomar o pitoresco trenzinho a vapor com vagões de madeira que vai de Esquel a El Maitén. A maioria dos viajantes estrangeiros limita-se a ir até a estação de Nahuel Pan (2h), um trecho de especial interesse turístico percorrido a apenas 40 km/h. O comboio atravessa verdadeiros desertos onde não se vê uma só árvore e vilarejos esquecidos no tempo. Entre Leleque e Nahuel Pan você verá guanacos (parentes das lhamas). Os horários de partida do trem variam a cada época do ano e não há trens todos os dias. Se for sua intenção fazer esse passeio, programe-se com antecedência. Viejo Expreso Patagónico

Vídeo sobre o Viejo Expresso Patagónico

La Hoya

A 13 km de Esquel. Embora menos badalada do que outras estações de esportes de inverno argentinas, La Hoya, com seus quase 20 km de pistas habilitadas, tem tarifas interessantes e uma situação geográfica que permite a conservação da neve até meados de outubro.

Trevelin

A 25 km de Esquel pela RN 259. Cidade de origem galesa como Esquel, onde foi construído o primeiro moinho da região. O lugarejo também possui casas de tijolinhos no estilo “inglês”. Lá, o programa é o de sempre: cavalgadas, passeios por lagos, caminhadas… Trevelin

Informações práticas

Hotéis na Argentina

Reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso; é bem possível que pague menos do que reservando diretamente com o hotel. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos, provavelmente pagando menos e sem ter trabalho algum.

Classificação por ordem alfabética – principais localidades turísticas

Hotel em Buenos Aires • Hotel em Bariloche •  Hotel em Cafayate  
Hotel em Córdoba •  Hotel em El Calafate •  Hotel em El Chaltén •  Hotel em Jujuy
Hotel em Junin de los Andes •  Hotel em Las Leñas •  Hotel em Mendoza

Hotel em Puerto Madryn • Hotel em Humahuaca •  Hotel em San Rafael 
Hotel em Puerto Iguazú • Hotel em Rio Gallegos •   Hotel em Salta 
Hotel em San Martin de los Andes •  Hotel em Tilcara • Hotel em Ushuaia
Hotel em Villa La Angostura

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.