Esportes de inverno na Argentina
Las Leñas, estação de esportes de inverno
Esportes de inverno na Argentina – Las Leñas, estação de esportes de inverno

A Argentina: esportes de inverno

As estações, as pistas

A Argentina, assim como o Chile, é um país que tem ótimas pistas de esqui para todos os níveis, com as vantagens de não ficar longe do Brasil e possuir infra-estrutura adequada que compreende meios de elevação (lifts), bons hotéis e escolas de esqui para aqueles que querem se iniciar. Acompanhando a Cordilheira dos Andes, de Norte a Sul há uma sucessão de estações de esportes de inverno. Porém, diversamente do que ocorre na Europa ou na América do Norte, nem todas as estações têm neve garantida todos os anos.

Por isso, ao se decidir por uma estação, escolha aquela que tenha maior chance de ter neve. Las Leñas e Usuhaia são boas opções; esta última tem a temporada mais extensa da Argentina.

Mapa da Argentina

Principais estações argentinas de esportes de inverno

Chapelco

A 20 km da charmosa San Martin de los Andes, com vistas para o Lago Lácar e o vulcão Lanín, é menos agitada do que Bariloche, mas tem boa infra-estrutura de serviços e ótima gastronomia. O inconveniente é que os alojamentos não ficam próximos à pista.
www.cerrochapelco.com

Cerro Catedral

A mais famosa estação de esportes de inverno da América do Sul, com 70 km de pistas esquiáveis, fica a menos de 20 km de Bariloche. Na qualidade de principal centro turístico da região dos lagos, sua infra-estrutura é excelente, quase européia, mas a cidade fica lotada na alta estação.  www.cerro-catedral.com.ar

Cerro Bayo

A apenas 9 km de Villa La Angostura, é situada, como Bariloche, às margens do lago Nahuel Huapi, com vistas maravilhosas do lago e da Cordilheira. Muito procurada pelos adeptos de snowboard, mais “exclusiva,” menos lotada e bem menor do que Bariloche, Villa La Angostura tem bons hotéis e restaurantes, mas as opções são menos numerosas. Cerro Bayo

Cerro Castor

É uma estação nova. A 27 km de Ushuaia, tem 18 km de pistas para todos os níveis e com ótima qualidade de neve. A base está 195m acima do nível do mar e o cume, a 1.057m. A vantagem é que, em baixa altitude, você se cansa menos. Por estar a 75º de latitude sul, possui a temporada mais longa da Argentina. Seus meios de elevação são modernos. Ushuaia tem bons hotéis e restaurantes, mas quando a cidade lota, você pode não achar onde se hospedar se não tiver reservado com antecedência. Cerro Castor

La Hoya

 A 15 km da cidadezinha de Esquel, na Província de Chubut, com lindas vistas dos lagos Futalaufquen e Menéndez e do Parque Nacional Los Alerces. Tem pistas para todos os níveis de dificuldade e um centro para a prática de esqui e de snowboard fuera de pista. As pistas convergem para o anfiteatro natural na base da encosta. La Hoya (Clicar em La Hoya)

Las Leñas

A maior estação de esqui da América do Sul. Chique, afastada de tudo e super badalada, possui cerca 60 km de pistas. São 27 delas, com um comprimento máximo de 7 km e 13 meios de elevação. Há opções para todos os níveis de dificuldade e, em razão do clima seco, sua neve é considerada uma das melhores da América do Sul. Las Leñas tem até um moderno sistema de fabricação de neve artificial, para evitar surpresas nos anos em que neva menos. É cara, mas vale o que você paga. Mesmo esquiadores profissionais europeus e americanos treinam em Las Leñas quando não há neve na Europa. Las Lenãs é também cenário de lançamento de coleções de grifes famosas. www.laslenas.com

Agências de viagens brasileiras especializadas em esportes de inverno

Ski Brasil  www.skibrasil.com.br

Maktur www.ski.com.br

Interpoint  www.interpoint.com.br

Point da Neve  www.pointdaneve.com.br

Chamonix  www.chamonix.com.br

Todas oferecem pacotes e vôos fretados. A maior parte dos turistas pega um pacote de uma semana que inclui hospedagem, avião, traslado e uso dos lifts. O aluguel de equipamentos é sempre à parte, portanto reserve verba para isso.

Dicas de um esquiador veterano

Por Adriano Fromer Piazzi

Na maior parte do país, a temporada vai de meados de junho a final de agosto, mas cheque no site oficial de cada estação as informações atualizadas.

Julho é infernal, evite. Os preços disparam, a qualidade dos serviços decai e tem fila para tudo, até para pegar o lift. As melhores semanas são a primeira ou a segunda de agosto, quando os preços são de média temporada e a chance de nevar é maior. Mas atenção; tudo depende do ano e de sua sorte.

Se essa é a primeira vez que você vai esquiar, tome aulas. É um pouco caro, mas faz toda a diferença, mesmo que você não tenha como sonho na vida tornar-se um esquiador profissional. Saber esquiar corretamente torna sua experiência mais divertida e é mais seguro do que aventurar-se sem nenhum preparo. Há aulas individuais e em grupo. Talvez nas aulas individuais você aprenda mais rapidamente, mas elas custam bem mais caro. Saiba que as pessoas que estarão aprendendo com você também não entendem muita coisa de esqui. Se nos primeiros dias você cair muito, não desanime: é assim mesmo, não há nada errado com sua coordenação motora… Todos levam tombos. Aulas em grupo são também boas oportunidades para você se enturmar.

Praticar esqui ou snowboard? Enquanto o esqui já se tornou um esporte tradicional, o snowboard é uma modalidade recente, praticada com uma prancha de aproximadamente 1m, sem o uso de bastões, ou seja, uma espécie de skate ou surf sobre a neve. O esqui parece mais fácil, o snowboard mais difícil, mas neste último, depois que você ganha alguma prática, a evolução das técnicas é mais rápida. Praticantes de skate ou surf tendem a aprender snowboard mais rapidamente. Há o mito de que o snowboard é mais “radical” e o esqui mais “clássico”, porém é possível fazer piruetas no esqui e descer a montanha tranqüilamente no snowboard.

Não deixe de se informar sobre o estado das pistas e a data de abertura oficial da temporada de esportes de inverno que variam de um ano para outro e de estação para estação.

Adriano Fromer Piazzi, paulistano e praticante de esportes de inverno desde a infância, é sócio e administrador da Editora Aleph (www.editoraaleph.com.br).

Informações práticas

Como ir

Veja preços de pacotes e passagens aéreas para a Argentina

Hotéis na Argentina

Escolha e reserve seu hotel em Las Leñas

Escolha e reserve seu hotel em Ushuaia

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.