Elvas
Elvas, Portugal
Elvas, Alentejo, Portugal

 

Elvas, cidade anterior aos catargineses

Elvas é uma cidade antiquíssima, anterior aos cartagineses. Quando alcançaram o rio Guadiana, junto à atual fronteira hispano-portuguesa, os romanos, os bárbaros e os mouros já tinham ouvido falar em Elvas.

Mapa de Elvas

Como ir a Elvas

Carro

De Estremoz são 20 km; de Évora, 63 km.

 Ônibus

Há conexões diretas de Évora (tempo de viagem: 1h), de Estremoz (tempo de viagem: 0h15).

Hotéis em Elvas

Escolha e reserve seu hotel em Elvas

A melhor época

De novembro a maio

Atrações turísticas em Elvas

Os portugueses só conseguiram expulsar os mouros de Elvas em 1230. Por estar situada a apenas 10 km da fronteira espanhola, a cidade foi alvo da cobiça dos reis de Castela. Por isso mesmo foi, durante a Idade Média, a mais fortificada das cidades portuguesas. Elvas repeliu seguidos ataques castelhanos, até ser tomada em 1580 pelas tropas de Felipe II.

Hoje Elvas possui uma área moderna, sem interesse para o visitante. O que realmente vale conhecer é a parte medieval, protegida por muralhas e, principalmente, a fortaleza.

Ao passar por Elvas não deixe de provar as ameixas, famosas em Portugal. Se for atravessar para Badajoz, na Espanha, e não tiver alugado carro, não pense duas vezes: tome um táxi.

Muralhas e Fortaleza de Elvas

São classificadas como patrimônio mundial pela Unesco. Sua construção foi iniciada pelos mouros. Após a tomada de Elvas pelos cristãos, passou por diversas reformas e reconstruções nos séculos XIII e XIV, tendo assumido o aspecto atual somente no século XVI. Com quase dez quilômetros de muros, é o maior sistema de fortificações abaluartadas no mundo. No século XVII, as defesas ganharam características inspiradas nas fortalezas desenvolvidas pelo francês Marquês de Vauban, em forma de estrela. No seu interior podem-se ver as casernas utilizadas pelos soldados, e depósitos de armas, bem como igrejas e mosteiros.

Castelo de Elvas

 Sua construção foi ini­cia­da pelos mouros. Depois o castelo foi reformado pelos romanos e na sequência profundamente alterado por Sancho II a partir de 1226. De sua torre tem-se uma linda vista da cidade de Elvas.

Aqueduto da Amoreira

Verdadeira obra de arte, esse aqueduto capta águas de nascentes e conduz o líquido através de galerias subterrâneas por mais de 1.300 metros. Em seguida a água é levada por canalizações sobre uma impressionante estrutura em arcos de 5 km quilômetros de extensão.

Centro Histórico

Uma volta pelo centro histórico de Elvas, começando pela praça da República, é outro passeio que não se pode perder. Toda essa área antiga é ocupada por mansões históricas, velhas igrejas, ruelas e pracinhas de inegável charme. Dê uma olhada principalmente no Arco do Relógio e na antiga catedral totalmente reformada no século XVI em estilo manuelino. Depois siga até o Largo de Santa Clara e repare nas construções características, muitas delas enfeitadas com flores. Essa parte da cidade é para se flanar sem pressa. Em cada canto você terá uma surpresa. Ao lado do Largo de Santa Clara, no Largo do Pelourinho, fica a igrejinha de Nossa Senhora dos Aflitos com seu interior decorado com azulejos e colunas de mármore.

Museu de Arte Contemporânea de Elvas 

End. R.  da Cadeia. Expõe exclusivamente obras de artistas portugueses contemporâneos.

Atrações nos arredores de Elvas

Campo Maior

A 19 km ao norte de Elvas. Campo Maior é um povoado da época romana. Foi ocupado pelos mouros durante séculos, até ser reconquistado pelos cristãos. Tornou-se tragicamente conhecido por uma catástrofe ocorrida numa madrugada de 1732, quando um raio atingiu seu depósito de munições, destruindo por completo o castelo e matando milhares de pessoas. Foram tantos os mortos que seus ossos serviram para a construção de uma Capela dos Ossos semelhante àquelas existentes Évora e Faro.

Site oficial da cidade de Elvas

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Veja como circular por Portugal

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.