El Bolsón
El Bolsón - vendedora de cervejas artesanais
Vendedora de cervejas artesanais em el Bolsón, Patagônia

 

El Bolsón: simpática, pequena e calma

A pequena e tranquila cidade, situada num quadro natural particularmente agradável, por ter preços mais acessíveis do que Bariloche atraiu inicialmente o público jovem estilo new-hippie, que se dedicou ao artesanato.

Mapa de El Bolsón

Como ir para El Bolsón

 Carro

De Bariloche (125 km) pela RN 40. Nesses trechos a estrada é boa, totalmente asfaltada e oferece aquele tipo de vista de lagos e picos nevados que os brasileiros tanto apreciam. Porém, há poucos lugares onde se pode comer ou abastecer o carro.

Ônibus

Há ônibus diretos de Bariloche (1h30) e de Esquel (2h).

Avião

Só com conexão em Buenos Aires

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em El Bolsón

Escolha e reserve seu hotel em EL Bolsón

Melhor época

Se você n]ão gosta de esquiar, de neve ou frio evite o inverno.

Pontos turísticos em El Bolsón

Hoje, como centro turístico, é visitada, sobretudo nos meses mais quentes, por aqueles que querem praticar atividades ao ar livre, como trekking, cavalgadas, mountain bike e rafting. Os gulosos não têm do que reclamar: os doces e sorvetes à base de cerejas, morangos e framboesas e os chocolates caseiros de El Bolsón são famosos. A cidade produz também algumas das melhores cervejas artesanais da Argentina, raramente encontradas em outras regiões do país ou mesmo em Buenos Aires. Por isso mesmo, se você é “cervejólogo” declarado, não deve perder a oportunidade de experimentá-las, lembrando, é claro, de que, se estiver guiando, é melhor comprar umas garrafas e prová-las quando voltar ao hotel.

Feria Regional

Desde 1979, funciona às terças, quintas e sábados uma feirinha ao lado da Plaza Pagano. Particularmente animada no auge da alta estação, expõe artesanato em prata, couro, cerâmica e madeira, produtos hortifrutigranjeiros, mel e cervejas artesanais. Na praça, com sorte, você terá a oportunidade de assistir a grupos musicais amadores tocando jazz, música clássica ou popular. Espalhados pelo gramado, acompanhando o som, costuma haver jovens passando de mão em mão garrafas de cerveja artesanal (e às vezes algum cigarrinho também artesanal…).

Lago Puelo

A 20 km de El Bolsón. Junto ao lago, fica a aldeia do mesmo nome, com cerca de 8.000 habitantes. Pelo fato de estar a somente 140m de altitude e protegido por montanhas e colinas, o lugar tem um microclima ameno. Isso faz com que as águas do Puelo sejam menos frias que as de outros lagos situados na mesma latitude. Durante o verão, nadam nesse lago turistas europeus, bem como argentinos e chilenos <tel/>a fronteira fica a apenas 7 km dali). Mas quem está acostumado com a temperatura da água nas praias do nordeste brasileiro talvez não ache tanta graça na experiência.

Cerro Piltriquitrón

Com altitude de 2.260m, esta montanha domina o vale onde está situada El Bolsón. É preciso uma certa disposição, mas é possível escalá-la utilizando como base o refúgio que fica a 1.400m. Quem deseja ter uma bela vista do alto pode ir de carro ou mesmo de táxi ao mirante que fica no caminho, a apenas 13 km do centro.

Mirador del Azul e Cabeza del Indio

A 8 km do centro na estrada que leva ao Camping Los Alerces. Saia de El Bolsón pela Calle Azcuénaga em direção à Cabeza del Indio. Do Mirador del Azul, você vê o vale do Rio Azul, com o Lago Puelo e o Cerro Tres Picos como pano de fundo. A paisagem é considerada uma das mais belas da região dos lagos. Um pouco adiante está a Cabeza del Indio, uma pedra cujo formato lembra um perfil humano (de boca aberta…).

Cascada Escondida

A 10 km do centro. A mais bonita das várias cachoeiras dos arredores de El Bolsón. No caminho há um jardim botânico.

Gosta de cervejas diferentes?

El Bolsón produz cervejas artesanais deliciosas e diferentes daquels que você já experimentou. Não perca a oportunidade de prová-las.

Dica

Na Av. San Martín, que atravessa a cidade, há um posto YPF onde sócios do Automóvel Clube Argentino abastecem seus carros com desconto, provocando filas. Além do atendimento ser demorado, o uso dos toaletes é reservado aos associados. Prefira o posto da Petrobrás, que tem tudo, inclusive banheiros limpos e um mercadinho.

Informações práticas

Onde se hospedar e outras cidades argentinas

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.