Egito
Luxor, Egito
Egito, Luxor

Sobre o Egito: um país em torno de um rio

O Egito é um país de estranha geografia e distribuição demográfica extremamente desigual. Há o Cairo, no Delta do Nilo, a Alexandria e algumas cidades junto da costa; depois, uma faixa verde dos dois lados do rio Nilo. O restante é deserto desabitado, com um oásis aqui e outro ali. É surpreendente que nesse país tão seco, com apenas 5% de suas terras cultiváveis, tenha existido uma das maiores civilizações da Antigüidade, cujo legado faz do Egito um dos mais importantes destinos turísticos do grande continente africano.

Como ir

Não há vôos diretos do Brasil para o Egito. O melhor é via Roma, mas pode-se ir também via Paris, Londres ou outra capital européia. Como normalmente é possível parar numas dessas capitais, escolha a que mais lhe interessa. O preço da passagem é variável: dependendo da rota e da época do ano.

Veja passagens aéreas e pacotes

 Onde se hospedar no Egito

Escolha e reserve seu hotel no Cairo

Atrações

Cairo

A capital egípcia, tem trânsito caótico e não é bonita, mas vale a pena de ser visitada em razão do Museu Egípcio, que tem o mais importante acervo arqueológico dos tempos dos faraós (mais do que os do British Museum e do Louvre!), e também porque as pirâmides de Gizé, uma das sete maravilhas do mundo, e a igualmente conhecida esfinge ficam bem ao lado da capital: você atravessa a rua e já está lá.
Outras atrações da Capital são a fortaleza de Salah al-Din al-Ayyubi, o mercado Khan el Khalili e antigas mesquita.

Menfis

A vinte e poucos quilômetros do Cairo está Mênfis, a antiga capital da época do rei Menes, onde há uma imensa estátua de Ramsés II e a esfinge de alabastro representando o rei Tutmósis III.
Nas proximidades da capital fica também Saqqara, onde existe o mais antigo conjunto arquitetônico funerário egípcio, formado por pirâmides e mastabas.

Alexandria

Alexandria, fundada por Alexandre, o Grande, é o mais importante porto egípcio desde a Antigüidade até os dias de hoje. Mais bonita e arejada do que o Cairo, a cidade tem algumas belas construções de múltiplas influências e atrações que justificam uma visita: o museu Greco-Romano, o palácio Al-Montazah e seus jardins, a mesquita Mursi Abul Abbas, de estilo andaluz, e o anfiteatro romano descoberto em pleno centro da cidade há algumas décadas.

Vídeo sobre Luxor

Luxor

Luxor, onde ficava a antiga Tebas, capital dos faraós do Novo Império, é uma cidade simpática, também à beira do Nilo, onde é gostoso andar a pé. É em Luxor e em Karnak, bem ao lado, que ficam os mais famosos templos egípcios. O templo de Amon tem 260 metros de comprimento e está unido ao de Karnak por um caminho ladeado por esfinges de cabeças humanas. Também é a partir de Luxor que se visita o Vale dos Reis e o das Rainhas, onde ficam os túmulos dos antigos faraós, inclusive o de Tutancâmon.

Assuan

Esta é outra cidade agradável e tem a bela vista das palmeiras da Ilha Elefantina no rio Nilo. Essa ilha, que pode ser visitada de feluca (tipo de barcaça a vela), tem alguns templos e uma necrópole greco-romana.

O mais bem-conservado templo egípcio é o de Edfu, entre Luxor e Assuan, dedicado ao deus Hórus. Em Assuan também se encontram os túmulos e templos funerários de nobres do Antigo Império, que são iluminados à noite.

Mais para o interior, há outros templos também importantes. Uma curiosidade: com a construção da enorme represa de Assuan, os dois gigantescos templos de Abu Simbel foram desmontados, transportados e reconstruídos sobre a pequena Ilha de Agilika, a 150 metros de sua localização original, para não serem submersos.

Menfis

A vinte e poucos quilômetros do Cairo está Mênfis, a antiga capital da época do rei Menes, onde há uma imensa estátua de Ramsés II e a esfinge de alabastro representando o rei Tutmósis III.

Saqqara

Nas proximidades da capital fica também Saqqara, onde existe o mais antigo conjunto arquitetônico funerário egípcio, formado por pirâmides e mastabas.

A melhor época

O clima é seco e muito quente durante quase todo o ano. No inverno, as temperaturas caem no norte, como na região do Cairo. No interior do país, onde ficam lugares como Luxor e Assuan, o calor é incessante, mesmo no inverno.

CAIRO – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 14ºC / máxima 28º
Verão (julho): mínima 21ºC / máxima 36ºC
Outono (outubro): mínima 18ºC / máxima 30ºC
Inverno (janeiro): mínima 8ºC / máxima 18ºC

Importante: Agora que você sabe o clima que o espera, veja que roupas e sapatos que deve colocar na sua bagagem

Transportes

Circulando: transportes internos

Avião

Há vôos do Cairo para Luxor e Assuan. Essa é a melhor opção para quem tem pouco tempo. Verifique destinos e horários no site da Egyptair

Trem

Uma passagem de trem do Cairo para Alexandria custa aproximadamente US$ 7,00 e a viagem demora umas duas horas. Para Luxor, custa em torno de US$ 17,00 e são 15h de viagem. Alguns trens são satisfatórios; outros, um pouco sujinhos. Há um trem especial para turistas que vai para Luxor e Assuan, muito mais caro, absolutamente impecável, com café da manhã e jantar servidos na cabine. Acesse as informações da Tour Egypt sobre as principais linhas, horários, preços das passagens e duração da viagem.

Carro

Apesar das principais estradas serem asfaltadas, elas são estreitas. Ciclistas, camelos, cabras e carroças também trafegam por elas. Os motoristas não respeitam nenhuma lei de trânsito e os acidentes são numerosos. Tenha muito cuidado, portanto, se você decidir dirigir no Egito.
Ônibus Os ônibus têm qualidade muito variável no Egito, mas em geral os trens ainda são preferíveis.

Dicas

Importante – Antes de viajar para o Egito informe-se sobre a situação política do país e sobre as condições de segurança.

– O Egito é um país islâmico. Em muitos lugares sagrados não é permitida a entrada de turistas não-muçulmanos.

– Espera-se dos estrangeiros (e das estrangeiras, principalmente!) recato e discrição na forma de se vestir. Decotes e roupas muito justas ou provocantes podem resultar em problemas.

– Não é recomendável que mulheres ocidentais se aventurem sozinhas pelo Egito. Não tendo uma companhia masculina ocidental e confiável, é melhor pegar uma excursão.

– Os táxis são baratos, mas é necessário combinar claramente o preço da corrida antes de entrar no carro. Barganhe: os taxistas por lá sempre jogam os preços para as nuvens quando tratam com turistas.

Sites de turismo sobre o Egito

Egypt State Information Service Site do governo egípcio. Clicar em “Tourism” Em inglês.

Tour Egypt Não oficial, mas muito bom. Ótimo mapa do país para você se situar, tours, excursões, informações sobre o país e suas atrações, hospedagem (hotéis)