Documentos
Changu Narayan, Nepal
Templo em Changu Narayan, Nepal

Documentos para viagem: quais você vai precisar?

Nesta página você encontra informações sobre os documentos necessários para sua viagem: Passaporte Brasileiro, Vistos, Carteira Internacional de Estudante, Permssão Internacional para Dirigir (“Carteira Internacional de Habilitação”), Carteira da Hostelling International (antiga “Albergues da Juventude”).

Passaporte brasileiro

Para ingressar no território de todos os países do mundo, mesmo os que não exigem visto, os brasileiros necessitam de passaporte válido. O prazo de validade exigido depende de um país para outro, mas é geralmente de seis meses a contar da data de seu ingresso no país.

As exceções são a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e o Chile onde, mesmo sem passaporte, você pode ingressar com sua cédula de identidade (RG) original, de emissão recente e em bom estado. A foto do RG deve permitir sua identificação: se sua carteira foi emitida quando você era criança e hoje é um homem barbado, tire uma segunda via.

Atenção! NÃO serve a cópia do RG, mesmo que seja autenticada. Também NÃO valem para esse fim as identidades profissionais (carteiras de OAB, CREA, CRM etc.)

Para obter ou renovar seu passaporte brasileiro , você deve agendar com bastante antecedência seu comparecimento a um dos postos da Polícia Federal.  No site da Polícia Federal você encontra os endereços dos postos que emitem passaporte em sua cidade e os documentos que precisa apresentar, bem como o formulário que precisará fornecer. Há também uma taxa a ser paga. O boleto dessa taxa, o GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet.

Menores Menores de 18 anos só podem obter passaporte brasileiro e viajar para o exterior com autorização expressa dos pais, dada por escrito, com firma reconhecida, nos termos de modelos fornecidos pelo governo. A autorização é necessária mesmo que o menor viaje acompanhado de um parente próximo ou de um dos pais, sendo que neste caso basta, é claro, a autorização do outro. Informações oficiais detalhadas e modelos das autorizações podem ser encontradas no site da Polícia Federal.

No caso de perda, furto ou roubo do passaporte, faça imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima e em seguida avise o consulado do Brasil. Você não poderá deixar o país sem um novo passaporte ou uma autorização do consulado.

Importante: Ao viajar para o exterior, leve algum documento brasileiro além do passaporte (carteira de motorista com foto, por exemplo) e xerox do RG, do CIC, do título de eleitor e do próprio passaporte. Isso vai ajudá-lo muito na eventualidade de precisar tirar um passaporte novo. De qualquer modo, a taxa a ser paga para obter outro passaporte é cara e o consulado vai lhe fazer mil perguntas antes de expedi-lo — o que pode demorar muito.

Vistos

Visto é a autorização provisória fornecida pelo consulado de determinado país permitindo-lhe ingressar no seu território e lá permanecer durante um dado período. Alguns países o exigem para brasileiros que viajam na condição de turistas, outros não. Porém o visto ou a dispensa dele NÃO autorizam incondicionalmente a entrada no país. Se houver algum fato subseqüente que transforme você em uma persona non grata, ou se os policiais do serviço de imigração tiverem suspeitas – fundadas ou não – de que há algo errado com você ou que você pretende permanecer e trabalhar clandestinamente, sua entrada será negada.

Ao planejar sua viagem, informe-se se o país para onde você vai exige visto ou não. O órgão mais confiável para prestar essa informação é o consulado do país no Brasil. As normas sobre a exigência de vistos, que dependem de acordos diplomáticos, e os documentos necessários, que variam segundo a burocracia de cada país, estão sempre mudando.

Com os recentes episódios de terrorismo em diversos pontos do mundo e o crescimento da imigração clandestina para países mais desenvolvidos, certos consulados são muito rigorosos na concessão de vistos e pedem documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil (ou seja, elementos que, de acordo com a avaliação deles, sejam “garantias” de que você não pensa em imigrar clandestinamente para lá…) e declarações de que você não é um terrorista, um traficante internacional de entorpecentes ou armas ou algo parecido.

Veja aqui a lista de consulados estrangeiros no Brasil.

Permissão Internacional para Dirigir – PID (“Carteira internacional de habilitação”)

Alguns países não aceitam a carteira de habilitação brasileira para que você possa dirigir carro ou moto em seu território. Você terá que obter uma Permissão Internacional para Dirigir – PID (“Carteira internacional de habilitação”) no Detran de seu estado.

No Detran do estado de São Paulo, você pode fazer o pedido online e receber a PID em casa, pelo correio. Veja aqui como proceder.

Carteira Mundial de Estudante (ISIC) e outras

As Carteiras Mundial de Estudante (ISIC), Mundial de Professor (ITIC) e Jovem Card (IYTC) dão direito a descontos diversos em muitos países – inclusive no Brasil. A ISIC é para estudantes em geral, desde o ensino fundamental até o doutorado; a ITIC, para professores quer lecionem em colégios, faculdades, universidades, cursos pré-vestibulares, cursos técnicos e cursos de idiomas; e a IYTC, para jovens de 18 a 30 anos que não estejam estudando.

No Brasil, essas carteiras são encontradas nas unidades do STB – Student Travel Bureau. Veja aqui a relação dos pontos de venda.

Carteira do Hostelling International  (antigos Albergues da Juventude)

Os antigos hostels dos “Albergues da Juventude”, que agora se chama Hostelling International (HI), continuam sendo uma excelente alternativa de hospedagem econômica em todo o mundo, e não são destinados apenas a jovens. Para se hospedar nos hostels (albergues) da HI, é preciso se associar e obter a carteirinha, que é barata e vale muito a pena. Lembre, porém, que é bom reservar seu lugar para não dar de cara com um hostel lotado; e que os preços das diárias nos hostels variam entre si e e também de um quarto para outro no mesmo hostel.

Veja informações sobre como obter a carteirinha do HI.

Saiba mais sobre hospedagem econômica.

Veja também: