Documentação, viagem ao Peru e Bolívia
Novo passaporte brasileiro
Novo passaporte brasileiro

Documentação para viagens ao Peru e Bolívia

Passaporte ou carteira de identidade?

Para visitar o Peru e a Bolívia, você não precisa nem mesmo de passaporte; se preferir, basta levar sua carteira de identidade (RG). Ela deve ser nova, original e em perfeito estado. Carteira de identidade velha e detonada pode não ser aceita. A foto do RG deve permitir sua identificação: se seu rg foi emitido quando você era menino e hoje é um homem adulto, é prudente providenciar um segunda via. Atenção: não aceitam cópia do RG, mesmo autenticada, bem como as cédulas de identidade profissionais (OAB, CREA etc.). Aliás, as companhias aéreas costumam pedir, ainda no Brasil, no momento do check-inn, seu passaporte ou carteira de identidade.

Se algo estiver errado não o deixarão embarcar para não ter que trazê-lo de volta se o serviço de imigração boliviano ou peruano o barrar. De qualquer modo o passaporte é um documento mais “sério”. Alguns postos de fronteira, como Puerto Suarez, por exemplo, a cidade boliviana mais próxima a Corumbá, do outro lado do rio Paraguai podem, mesmo que ocasionalmente, causar problemas ao turista incauto. Diríamos que eles fazem tudo para encontrar um pretexto para poder implicar com sua carteira de identidade e tentar lhe arrancar algum dinheiro.

Mapa do Peru e Bolívia

Tirar ou renovar passaporte

O passaporte pode ser obtido ou renovado em um dos postos de atendimento do Departamento de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (DPMAF) da Polícia Federal no Estado em que mora. Há uma grande burocracia a ser seguida: veja detalhes no site da Polícia Federal.

Lembrete importante: Se você tem passaporte verifique sua validade. É recomendável tenha pelo menos seis meses de validade. Renove ou tire um passaporte com uns dois meses de antecedência pelo menos. Nem sempre o agendamento, que deve ser feito pelo site da Polícia Federal,  posse ser obtido para datas próximas.

Vacina

O Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela (CIV) é de apresentação obrigatória para entrar na Bolívia. A vacina é aplicada gratuitamente em postos da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária em todo o território nacional, muitos dos quais localizados em aeroportos. Para obter a relação completa dos postos, consulte o site da ANVISA . Para garantir a imunização, quem nunca tomou antes essa vacina deverá tomá-la no mínimo 10 dias antes do embarque e quem já tomou pode reforçá-la até o dia do embarque, apresentando seu CIV.

Formulário para o serviço de imigração

É possível que no avião lhe entreguem um formulário que você deve preencher e, ao desembarcar, apresentar ao serviço de imigração. Eles ficarão com uma via e deixarão outra com você, depois de carimbá-la. Guarde-a em lugar seguro, pois deverá devolvê-la quando sair do país. Se acontecer de perdê-la é possível que lhe passem um “sabão” ou mesmo que procurem extorqui-lo.

Carro

Preferimos advertir: não é um boa vir de carro para o Peru e principalmente para a Bolívia. Os furtos de veículos são comuns. Se viajar à noite pelo Peru poderá correr o risco de um assalto.

Caso pretenda alugar automóvel, não esqueça de levar sua Carteira de Habilitação, depois de verificar que não está vencida. Normalmente a polícia rodoviária peruana ou a boliviana poderá pará-lo. Qualquer coisa errada (uma garrafa de bebida aberta no interior do veículo, por exemplo) e  você terá problemas. Esse é um procedimento comum, aliás da polícia rodoviária em quase todos os países com relação a turistas.

Seguro – Não é obrigatório embora seja prudente ter um.

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Cultura e informação tornam sua viagem ao Peru muito mais fascinante:

Leia sobre a História do Peru e da sociedade inca.

O Peru antes dos incas • As origens dos incas •  A civilização inca
Os espanhóis chegam ao Peru • A lei e a moral inca  • Curiosidades sobre os Incas
A estrutura social incaica  • A expansão do Império • Huáscar e Atahualpa
A captura de Atahualpa pelos espanhóis • O fim do Império Inca
As consequência da conquista

 

Relatos de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.