Dicas sobre a Itália

Dicas sobre a Itália para quem vai viajar pelo país

Itália: dicas sobre gastronomia

• Na medida do possível procure fugir daqueles estabelecimentos estritamente voltados para turistas, com letreiros em tudo quanto é língua, sejam eles lojas ou restaurantes. Os chamados “menus turísticos” às vezes não compensam. Prefira os lugares freqüentados pela população local.
• Se estiver viajando pelo interior da Itália, experimente os vinhos locais. Na maioria das vezes a produção é limitada e você jamais terá a oportunidade de prová-los no Brasil. Saiba mais sobre os vinhos italianos

Itália: dicas sobre câmbio e dinheiro

• Para trocar dinheiro, há freqüentemente grandes variações nas taxas e comissões, tanto entre os bancos quanto entre as casas de câmbio. Na Itália, fique de olho, pois a taxa pode ser ótima, mas as comissões chegam a dez por cento do valor trocado! É troppo!

Itália, dicas sobre museus e atrações turisticas

• A Itália tem ótimos museus, os melhores do mundo, mas por isso mesmo programe-se: eles são enormes e geralmente há filas na entrada.
– As grandes cidades italianas costumam ter passes para os transportes urbanos e/ou para as atrações culturais. Informe-se ao chegar.
• Mais do que qualquer outro lugar, a Itália é um país que será muito melhor aproveitado pelo viajante que conhecer sua civilização e sua cultura. Atrações turísticas, como castelos e palácios tornam-se muito mais interessantes quando sabemos sua história e tudo o que rolou entre seus muros.

Mapa da Itália

Itália: dicas práticas de viagem

• Os banheiros públicos dos locais turísticos e das estações de trem e de ônibus costumam ser limpos – e, geralmente, são pagos. Ande com moedinhas de EUR 0,50, pois serão muito úteis! Em princípio, os toaletes dos bares e restaurantes são reservados aos clientes. O que incomoda (não só na Itália, mas em toda a Europa), principalmente para as mulheres, é que em muitos lugares existe ainda a privada turca; um buraco no chão.

• Em praticamente toda grande cidade italiana você encontrará farmácias abertas 24 horas por dia nas estações ferroviárias centrais. As recepções dos hotéis podem igualmente indicar uma de plantão nas proximidades em caso de necessidade. Medicamentos mais inofensivos (para sintomas de gripe, para um problema gástrico passageiro, etc.) podem ser indicados pelo próprio farmacêutico sem necessidade de receita médica.

• Os italianos fumam bastante e são relativamente tolerantes com o cigarro do vizinho, desde que, naturalmente, em lugares ventilados e longe de crianças. Muitos restaurantes têm, como no Brasil, áreas reservadas para fumantes e, em alguns raros estabelecimentos, é proibido fumar. Os cigarros, que são caros na Itália, podem ser comprados nos tabacaios (tabacarias), estabelecimentos que têm uma placa com um T na porta.

• Giorno feriale quer dizer dia útil (de segunda-feira a sábado) e giorno festivo é o feriado ou o domingo. Não confunda! Quase tudo fecha nos giorni festivi. Em alguns feriados prolongados, na Páscoa, no Ferragosto e em dezembro principalmente, muita gente viaja, museus fecham, a vida na Itália sai de seu ritmo normal. Organize-se se for visitar algum lugar ou viajar.

Telefonar do Brasil para a Itália e vice-versa

• Para telefonar do Brasil para a Itália, disque 00 + o código da operadora + 39 + o número do telefone desejado.
• Para telefonar da Itália para o Brasil (a partir de um telefone fixo ou em telefones públicos com cartões comuns), disque 0055 + o prefixo da cidade brasileira + o número do telefone com o qual você deseja falar.
• Para ligar a cobrar da Itália para o Brasil, disque 800172211 e será atendido por uma telefonista brasileira, que completará sua ligação. Nesse caso não precisa discar o 0055 nem o prefixo, mas é preciso ter uma linha; usando telefone público, você necessitará de um cartão telefônico comum para obtê-la.
• Evite ligar do quarto de hotel, o que é sempre muito caro. Alguns estabelecimentos cobram tarifas mesmo quando você liga a cobrar. Informe-se junto à recepção antes de fazê-lo.
• O meio mais barato para falar com o Brasil são os cartões telefônicos vendidos em tabacarias e casas de câmbio. Com um cartão que custa aproximadamente 10 a, você poderá falar com o Brasil muitas vezes. Se não ficar ligando de cinco em cinco minutos para a namorada (L’amore è bello…), ele será suficiente para até um mês de viagem, fazendo uns dois ou três telefonemas por semana.

Itália: dicas sobre compras

• Colecionadores podem fazer a festa: livros antigos, selos, moedas e cartões postais são facilmente encontrados em feiras de rua ou em lojas especializadas nas principais cidades italianas.

• Quem gosta de pôsteres diferentes, antigos cartazes de cinema e reproduções de pinturas famosas encontrará uma enorme variedade em lojas, museus ou mesmo em bancas na rua. Sobre cinema, existem cartazes que você só acha por lá, como aqueles dos velhos filmes do Totó e outros clássicos, como Os Companheiros, La Dolce Vita e outros. Esses artigos também são uma boa idéia para presentear: não custam muito caro, quase todo mundo gosta e não pesam na mala. Basta tomar cuidado para não amassá-los.

• Em Veneza há belíssimas máscaras à venda em toda a região em volta da Piazza San Marco, além de vidros artesanais e semi-jóias de Murano. Os problemas com esse tipo de compra são o peso e a fragilidade. Conforme o valor da compra a loja pode ocupar-se de despachar a mercadoria para o Brasil.

• Florença tem lindos lenços e gravatas de seda, bons presentes, não demasiadamente caros e que não pesam nem enchem a mala. Lá você encontra também, perto da Igreja San Lorenzo, belos artigos de couro, como sapatos e bolsas, mas preste atenção na qualidade antes de comprar.

• Uma dica para as mulheres sensuais: as lingeries italianas possuem modelitos tentadores a preços razoáveis! Aproveite e compre também um babador para seu marido, namorado, ou para quem de direito…

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Florença

Escolha e reserve seu hotel em Roma

Escolha e reserve seu hotel em Milão

Escolha e reserve seu hotel em Nápoles

Escolha e reserve seu hotel em Palermo

Escolha e reserve seu hotel em Veneza

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Maquina fotografica

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

                                      Norte da Itália em imagens