Dicas para turistas LTBG em São Paulo
Parada do Orgulho LGTB, São Paulo
Parada do Orgulho LGTB, São Paulo

Dicas para turistas GLS em São Paulo

Friendly Tips

by André Ranzatti
autor do livro Amores no Masculino

Difícil é começar uma coluna sobre São Paulo GLS. São Paulo é fascinante, agitada, moderna, conservadora, surpreendente, entre outros tantos adjetivos que podem descrevê-la, tudo vai depender dos seus olhos. São várias cidades dentro de uma só, que na verdade não parecem pertencer a um único todo. São Paulo é assim, tem gente que chega e fica, gente que não vê a hora de ir embora, porque esta cidade os apavora. Tire suas próprias conclusões e delicie-se nesta grande cidade.

Vida noturna variada e alternativa

Seja qual for a razão para você chegar a São Paulo, boas e variadas opções o aguardam. Dizem os paulistanos que a cidade nunca dorme, por isso tenha fôlego e se prepare para uma maratona. Uma vantagem que a cidade oferece é diversão para todas as tribos que formam o público GLS. Tem boate para as barbies, boates para os alternativos, para os conservadores, boates para todos aqueles que curtem uma noite divertida, com diversos tipos de música tocadas nas pick ups dos DJs. Se você curte som dos anos 70, 80 e 90, a boate Cantho no largo do Arouche é o lugar. O público que vai lá é formado por todos os tipos possíveis. Tem gente do próprio Centro de São Paulo, gente da Zona Sul, de todos os lados da cidade.

Agora, se você que ouvir House dos bons você não pode deixar de conhecer a The Week, que rola aos sábados. O lugar é bonito, amplo, e cheio de gente bonita. Pode se preparar que lá a noite vai até o sol nascer. Um recente clube foi aberto no bairro do Bexiga, o Glória. Música eletrônica e um público mais alternativo freqüenta o lugar e tomam conta de todos os espaços do recinto, que normalmente fica bem cheio. Depois de horas gastas na pista de dança, mais que normal pintar uma fome. Os endereços a conhecer são a Galeria dos Pães, na Rua Estados Unidos, e a Bella Paulista, na Rua Haddock Lobo, ambas nos Jardins. Super comum você encontrar aquele cara que passou a noite inteira dançando ao seu lado por lá.

Vida Cultural

Mas São Paulo não é só vida noturna. A vida cultural da cidade borbulha qualquer época do ano. Até o mês de Dezembro, a Bienal de Artes acontece no Pavilhão da Bienal, no parque do Ibirapuera. Aproveite para dar uma caminhada no parque, apreciar o verde, que nem sempre é uma visão comum da cidade. Parar para tomar um café no Museu de Arte Moderna, mais conhecido como MAM, é uma boa pedida. Se você tiver interesse por música clássica, a Sala São Paulo é um passeio necessário. Aos sábados os concertos iniciam às 16:30. A arquitetura é maravilhosa, a acústica já foi reconhecida por grandes maestros internacionais como uma das melhores do mundo. Acesse o site da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e verifique quais são os programas do final de semana. Difícil se arrepender.

Dicas

Cerveja no meio da tarde na companhia de amigos? Bom programa? A pedida é a Praça Benedito Calixto. A galera GLS aparece por lá no final da tarde de sábado. Peça sua cerveja em um dos bares e fique no meio da calçada, conversando e olhando os que passam. Nesta mesma praça, você terá a oportunidade de ver uma feira de antigüidades que é bem diversificada, além de ter um espaço cheio de barracas com vários tipos de comida. Sempre divertido e agradável.

Um programa conhecido por todos como sendo programa de paulistano é ir ao Shopping. O Shopping Frei Caneca, na Rua Frei Caneca, é conhecido por ter um grande público GLS. Você pode pegar um cinema, onde são exibidos muitos dos filmes de arte do circuito, fazer uma refeição rápida, comprar uma camiseta nova para se jogar na boate à noite e conhecer o teatro que fica no Shopping.

Posto de turismo GLS

Dentre em breve a cidade de São Paulo terá um posto de turismo voltado para o público GLS. Como em outros grandes centros do mundo, a cidade disponibilizará informações aos turistas que vieram a São Paulo. Ainda em fase de definição, aguardamos a finalização do projeto e assim que formatado, disponibilizaremos as informações nesta mesma coluna.

São Paulo é mais ou menos assim, neurótica, estressada, sofisticada, instigante… dependendo do que você procura, tenha certeza que você irá achar. É só ter disposição, arrumar um bom guia, e curtir tudo o que a cidade pode lhe proporcionar. Bem vindo a São Paulo.

Sites
Cantho – www.cantho.com.br
Clube Glória – www.clubegloria.com.br
The Week – www.theweek.com.br

Concertos: Orquestra Sinfônica de São Paulo – www.osesp.art.br

Shopping: Frei Caneca – www.freicanecashopping.com.br

Informações práticas

Como ir

A cidade de São Paulo, capital do Estado do mesmo nome, tem ligações rodoviárias e aéreas praticamente com todo o país. O aeroporto de Guarulhos a 25 km da capital é a principal porta de entrada do país.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hospedagem

Escolha e reserve seu hotel em São Paulo

Onde comer e beber

Restaurantes em São Paulo – restaurantes

Onde tomar um drink em São Paulo bares