Curiosidades sobre Gênova

Acessar o sumário •  Acessar o índice remissivo

Curiosidades sobre Gênova: as rivalidades peninsulares

Por Luciano Bellini

Quando caiu o império romano, cada cidade italiana de certa importância tornou-se uma República independente, com governo próprio, geralmente dominado pela aristocracia local.
Gênova, como Veneza e Amalfi, hoje uma cidadezinha turística da Costa Amalfitana, tornaram-se cada qual uma Reppublica Marinara, rivais no comércio na Europa, África, Ásia e toda a região mediterrânea. A rivalidade maior era a existente entre Gênova e Veneza, mais poderosas. Ouro, prata, marfim, especiarias, sedas, pedras preciosas e todo tipo de mercadorias eram disputadas pelos navios dessas cidades, que viviam em permanente atrito. Nessa época a arte da navegação já havia evoluído suficientemente para assegurar ligações entre a península italiana e as diferentes regiões produtoras dos artigos mais procurados na Europa.

Mapa de Gênova

O porto de Gênova

O porto de Gênova era (como hoje) e muito movimentado e recebia navios chegados de portos distantes, que movimentavam a vida da cidade, cuja economia dependia direta ou indiretamente da atividade portuária. Também em Gênova surgiram os primeiros grandes nomes da navegação, entre eles, muito provavelmente, Cristóvão Colombo, cuja nacionalidade é até hoje discutida. Alguns historiadores catalões argumentam que o navegador seria espanhol de Barcelona. De qualquer modo, existe em Gênova a casinha onde se acredita que Colombo teria vivido e que pode ser visitada por turistas. De reconhecida competência, muitos desses navegadores, entre eles o próprio Colombo, colocaram-se a serviço de Portugal e da Espanha durante as grandes navegações que levaram à descoberta da América e de um caminho marítimo para as Índias.

As eleições para governar Gênova

Houve um período em que a reppublica marinara de Gênova era governada por cinco magistrados eleitos entre as famílias nobres da cidade. Entretanto, cada eleição provocava uma guerra entre as famílias dos eleitos e aquelas que ficavam de fora. Para superar o problema, foi encontrada uma saída brilhante. Seriam escolhidas preliminarmente 90 pessoas pertencentes às familias mais poderosas; cada uma teria ao menos um dos seus incluído nesse rol. Depois, uma grande procissão levaria uma urna contendo os nomes de todos até a catedral. A caixa seria depositada sobre o altar principal, onde uma criança vendada – representando a vontade divina – extrairia os nomes dos cinco novos magistrados. Quem não concordasse com o resultado do sorteio estaria contrariando o Todo-poderoso…
Observando que as pessoas apostavam nos nomes que seriam sorteados (e que o negócio era lucrativo), o Estado tomou para si a gestão das apostas. Nascia assim a loteria. Como podemos ver, as curiosidades sobre Gênova são numerosas…

Outras curiosidades sobre Gênova

Outra curiosidade sobre Gênova é a calça utilizada pelos trabalhadores do porto e mesmo pelos marinheiros. Esse tipo de calça, de corte simples e prático, feito de tela de saco, extremamente resistente, aguentava bem o peso das mercadorias, a maresia e dificilmente rasgava. Ninguém imagina, mas ela foi o primeiro protótipo da calça que, na segunda metade do século XIX, passaria a ser conhecida pelo nome de blue jeans, hoje um ícone norte-americano.

Informações práticas

Como ir a Gênova

Avião

Não existem voos diretos do Brasil. Gênova tem ligações aéreas com diversas grandes cidades italianas e europeias. O Aeroporto Cristoforo Colombo fica perto da cidade e há ônibus do aeroporto ao centro de Gênova.

Veja passagens aéreas e pacotes

Carro

De Milão (140 km) utilize a A7; de Florença (225 km), a A11 e depois a A12, que acompanha a Riviera do Levante até Gênova.

Hospedagem

O centro histórico, além de ser perto de muitas atrações turísticas, é uma região agradável em Gênova.

Escolha e reserve seu hotel em Gênova

Escolha seu hotel em outras regiões da Itália

Listagem de hotéis por região

Hotéis na Itália

Maquina fotografica

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens