Cozinha portuguesa portuguesa
Restaurante em Lisboa
Nicola café-restaurante famoso em Lisboa

Sumário Portugal Online •  Índice Remissivo Portugal Online

Cozinha portuguesa: muito mais rica do que supomos

Muitos brasileiros, quando ouvem falar em cozinha portuguesa, tendem a pensar apenas em bacalhau. Não estão errados, uma vez que, de fato, esse é o grande prato nacional lusitano. Fato curioso, já que o peixe vem do Mar do Norte, e não de águas portuguesas, onde ele não existe. É como se o prato nacional brasileiro fossem caranguejos gigantes da Terra do Fogo ou guisado de lhama. Não importa. Os portugueses podem ter ido buscar bem longe seu prato favorito, mas existe uma boa explicação histórica para esse fato: Portugal sempre foi um grande produtor de sal e trocava a mercadoria pelo bacalhau pescado na Noruega. Os barcos voltavam, portanto, carregados com o peixe salgado, que virou prato nacional. Acompanhado de um vinho bem escolhido, o bacalhau é uma grande pedida.

Mas a culinária portuguesa não é só bacalhau. A variedade de opções, se tomarmos em conta as dimensões do país, é assombrosa. Embora existam pratos comuns a várias regiões, outros são especialidades regionais, ou típicos de uma determinada cidade.

Gastronomia de muitas influências

A culinária portuguesa herdou receitas de fenícios, gregos, suavos, romanos e árabes. Depois, na época das grandes navegações, antes de outros povos do Ocidente, os lusitanos estiveram na Índia, na China, na África negra e no Marrocos, familiarizando-se com as especiarias e receitas locais. Aprenderam-nas, modificaram-nas, recriaram-nas, incorporando-as à sua cozinha.

Peixes e frutos do mar

Muitos pratos portugueses são à base de frutos do mar e de vários tipos de peixe. Certos frutos do mar são semelhantes a alguns conhecidos no Brasil, mas têm nomes diferentes. Ameijoas, por exemplo, são um tipo de vieira.

As carnes

A culinária portuguesa, além dos frutos do mar e pescado, tem ótimos pratos elaborados com carne de porco, de cabrito e de boi. Não deixe de experimentá-los e se puder vá a um restaurante frequentado pela população local.

Embora a batata seja muito consumida como acompanhamento de pratos de carne ou peixe, o arroz, introduzido pelos árabes, ao contrário do que acontece na maioria dos países europeus, também o é.

As sopas

Os portugueses igualmente apreciam sopas de todo tipo: com carnes, legumes, miolo de pão, ovos, peixes. Algumas, sozinhas, são uma verdadeira refeição. Diversas sopas, cozidos e açordas levam miolo de pão.

Culinária cada vez mais criativa

A culinária lusa talvez não tenha a sofisticação da francesa. É mais rústica, mas não menos saborosa. Ultimamente, a bem da verdade, a cozinha portuguesa tem se tornado mais requintada e as receitas de um mesmo prato podem variar um pouco segundo a região e até em razão da criatividade do chef. Hoje podemos falar de uma alta cozinha portuguesa e de uma culinária criativa.

Combinações tradicionais

Combinações tradicionais misturam ingredientes como feijão e bacalhau, frutos do mar e carne de porco, o que para alguns de nós pode parecer estranho. Certos embutidos podem ter nomes semelhantes aos brasileiros, mas não são a mesma coisa. É o caso do choriço. O de sangue é igual ao nosso, enquanto o de carne é um tipo de linguiça.

Os restaurantes em Portugal

Embora existam no país estabelecimentos refinados, em geral os restaurantes portugueses não são caros, nem têm a sofisticação dos londrinos ou parisienses. O serviço costuma ser (exceto em lugares muito turísticos e na alta estação) eficiente e cortês.

Como escolher um restaurante – Uma boa maneira de escolher um restaurante é dar uma espiada no ambiente. Há estabelecimentos simples, lotados por famílias locais nos finais de semana. Esses são os melhores.

Os petiscos – Logo que você se senta à mesa, servem petiscos (queijo, presunto etc.), que raramente são ofertas da casa e acabam encarecendo a conta. Se você não tiver interesse em consumi-los, avise ao garçom para que os retire da mesa (e da nota!).

O pão  – É grátis e não pega bem pedir para retirá-lo.

A refeição completa – Com os aperitivos, uma entrada, prato principal e sobremesa a refeição portuguesa completa provavelmente será farta demais, mas você não é obrigado a pedir todos os pratos. Também é comum, se vocês são duas pessoas acostumadas a comer pouco, pedir um prato para dois.

Dress code – Nos restaurantes mais elegantes não é adequado se apresentar de jeans, tênis ou camiseta.

Importante: Muitos restaurantes em Porugal costumam fechar um dia durante a semana. Pior: um restaurante que costumava fechar às segundas-feiras resolve de repente fechar às quartas. Além disso, por um mistério da cultura lusitana, muitos restaurantes fecham aos domingos. Recomendamos vivamente ligar para o estabelecimento e confirmar se o local está aberto para não bater com o nariz na porta.

Principais pratos

A gastronomia portuguesa, além do bacalhau, possui um enorme número de pratos. Saiba mais sobre os pratos mais presentes nos menus dos restaurantes portugueses.

Queijos

Portugal produz queijos com leite de ovelha, de vaca e de cabra –simplesmente divinos, mas pouco comercializados fora do país. Conheça os melhores queijos portugueses.

Os restaurantes em Portugal

Embora existam no país estabelecimentos refinados, em geral os restaurantes portugueses não são caros, nem têm a sofisticação dos londrinos ou parisienses. O serviço costuma ser (exceto em lugares muito turísticos e na alta estação) eficiente e cortês. Uma boa maneira de escolher um restaurante é dar uma espiada no ambiente. Há estabelecimentos simples, lotados por famílias locais nos finais de semana. Esses são os melhores.

Logo que você se senta à mesa, servem petiscos (queijo, presunto etc.), que raramente são ofertas da casa e acabam encarecendo a conta. Se você não tiver interesse em consumi-los, avise ao garçom para que os retire da mesa (e da nota!). O pão, porém, é grátis e não pega bem pedir para retirá-lo. A refeição completa com os aperitivos, uma entrada, prato principal e sobremesa provavelmente será farta demais, mas você não é obrigado a pedir todos os pratos. Também é comum, se vocês são duas pessoas acostumadas a comer pouco, pedir um prato para dois. Nos restaurantes mais elegantes não é adequado se apresentar de jeans, tênis ou camiseta.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir na Cidade do Porto

Hotel na cidade do Porto

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

Capa do Guia Online GTB Portugal

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Line Portugal, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Links afins