Compras em Portugal

Artesanato de Óbidos

Portugal: o que comprar

Portugal é um dos países europeus mais interessantes para comprar roupas. Lisboa, Porto e Coimbra são os principais centros de compras. Você encontrará belos blazers, calças e saias de veludo ou lã de boa qualidade e design bonito (Portugal anda moderno!).

Não espere pechinchas ou roupas de grife a preços de banana. Comparativamente, os sapatos são mais caros do que os brasileiros. Se pensa em comprar muita coisa para uso próprio ou presente, deixe para fazer a maior parte das compras no final da viagem, evitando carregá-las por todo o país.

Especialidades regionais

Muitas cidades têm suas especialidades. É o caso de Arraiolos e seus famosos tapetes e de Barcelos e suas belas cerâmicas coloridas. Nos dois casos, o problema é o peso. Pergunte antes de comprar se o estabelecimento providencia a remessa dos produtos para o Brasil.

Mais em conta, mas não tão barato, são as toalhas de mesa bordadas e as rendas de bilro. Elas existem em todos os tamanhos, cores e preços e são vendidas em todo o litoral. Uma certa barganha é normal.

Em lugares como Valença do Minho há xales bordados à mão, maravilhosos, mas caríssimos, mais caros do que uma passagem em classe econômica do Brasil a Portugal. É só você saber quanto seu cartão de crédito aguenta.

Finalmente, existem também bebidas e especialidades gastronômicas. O problema com as bebidas é que pesam e muitas especialidades não têm embalagem adequada para a exportação. Vale mais a pena, portanto, comprar certos queijos, doces, vinhos e embutidos para comer durante a viagem. Alguns desses produtos você nunca irá experimentar em um restaurante.

Devolução de IVA

O IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado, um imposto sobre compras), genericamente aplicado sobre diversos bens em Portugal, é de 20%, mas turistas brasileiros (e de outros países não pertencentes à União Europeia) têm direito a reembolso, dependendo do valor mínimo de sua compra. Para receber o reembolso do IVA solicite uma declaração na loja ao fazer suas compras, com o valor pago, os produtos adquiridos e o total a receber.

O reembolso é obtido no aeroporto, em dinheiro, ou por cheque internacional, desde que você apresente suas compras na alfândega. Deixe-as bem à mão e reserve um tempo para as formalidades de reembolso, para não correr o risco de perder o avião.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir na Cidade do Porto

Hotel na cidade do Porto

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.