Como pesquisar sobre turismo na Internet
Pont des Arts, Paris
Pont des Arts, Paris

Como pesquisar sobre turismo na internet?

A internet está se tornando cada vez mais uma aliada de turistas e viajantes. Sabendo pesquisar, você encontra o que quiser, compara preços, reserva hotel ou pousada, compra passagens, descobre descontos e promoções.

Afine sua pesquisa

Quando for pesquisar sobre um lugar, país ou cidade que pretende visitar, deixe claro para o mecanismo de busca que você quer informações sobre turismo. Não adiante escrever, por exemplo “Buenos Aires” apenas. Se o fizer cairá em postagens de sites de todos os tipos, na página da prefeitura, no post de uma oficina mecânica etc. Procure, portanto, sempre utilizar as palavras chaves mais utilizadas pelos profissionais do turismo.

Utilize as palavras-chave adequadas à pesquisa pela inernet

A primeira, além do destino (Itália, Paris, Buenos Aires etc) é a mais óbvia: “Turismo“. Outras palavras também são importantes para quem está pesquisando sobre turismo. Anote: “dicas“,  “dicas de viagem“, “viagem” “viagens“, “dica” “dicas“. Ela podem também podem ser utilizadas conjugadas com “turismo“.  Se procura por dicas, escreva “Buenos Aires + turismo + dicas de viagem“.

Se quiser saber sobre transportes em Buenos Aires, escreva “Buenos Aires + turismo + transportes urbanos“. Explica-se. Quanto mais você direcionar sua pesquisa, mas fácil será achar o que deseja. A palavra “turismo + transportes” o levará a passes de metrô e ônibus direcionados aos turistas, por exemplo. Ou mesmo a dicas específicas para turistas, cuja realidade é diferente da vivenciada pelo parisiense que toma o metrô todo dia e faz sempre o mesmo trajeto para ir trabalhar e voltar para casa. Agindo assim, você foca sua busca para aquilo que realmente procura.

Quem procura por hotel pode escrever “Buenos Aires + turismo + hotel“. Ou se procura por dicas sobre hotéis, escreva “Buenos Aires + hotel + dicas”.

O mesmo vale para sua pesquisa sobre a melhor época para se visitar uma cidade ou país. Digite no Google: “Melhor época + turismo + Argentina“, por exemplo, ou então “Melhor época + viagem + Argentina“.  A palavra “turismo” associada ao nome da cidade o levará normalmente à informação.

É claro que, aqueles escolados em pesquisar sobre turismo pela internet já conhecem esses macetes que mencionamos. Essas dicas de pesquisa vai, é principalmente, ajudar muito mais aqueles que não têm muita experiência de pesquisa turística.

Guias de viagem online

Temos em nosso site Manual do Turista diversos guias online, gratuitos e com o mesmo conteúdo que os guias que vendíamos impressos nas grandes redes de livraria. A diferença é que pelo site podemos colocar uma quantidade muito maior de fotos, e bem maiores. É um detalhe importante, porque imagens nos ajudam demais a decidir se um destino tem a ver conosco ou não. Não é necessário, cadastro, nem fornecer seu e-mail. Os guias disponíveis são ParisItáliaPortugal – ArgentinaChilePeru e BolíviaBahiaLondres
New Yor . O custo é zero e você pode acessar os guias de seu smart-phone ou tablet. Basta ter sinal de internet, algo cada vez mais comum, onde você estiver. Outra vantagem é não precisar carregar um guia em papel consigo o tempo todo. Finalmente, todo estabelecimento ou atraçãoque mencionamos é linkado nos guias. Se você clicar entra no site do museu, vê imagens das peças de arte, fica sabendo de exposições temporárias etc. Se clicar no link para o site de um restaurante verá fotos do lugar, consultará menus e preços. Nesse sentido o guia online oferece muito mais do que o impresso que vem perdendo espaço no mercado. Diferente, de um romance. Poucos curtem ler Garcia Marques num tablet…

O que pesquisar quando vai fazer uma viagem de turismo

Dicas importantes na compra da passagem aérea

Se pretende comprar passagem aérea, pesquise de preferência na madrugada de sexta-feira para sábado, onde você encontra promoções inacreditáveis. As passagens para voos matinais e, à tarde, até às 16h são geralmente mais baratas.

Saiba que o preço das passagens também varia segundo o dia que você vai embarcar. Terças, quartas e sábados são dias com boas promoções.  Vôos com conexões ou que partem naqueles horários “impossíveis”, também são mais baratos. Alguns são bem incômodos. Veja se a diferença de preço compensa o sacrifício.

Pesquise com o máximo de antecedência tanto os voos como reservas de hotéis. Passagens compradas em cima da hora são sempre mais caras..

Hotel

Vale a pena reservar hotel, nem que seja para a primeira noite apenas. Depois, no dia seguinte, se não gostar você procura outro. Mas desembarcar numa cidade sem saber onde vai dormir não é uma boa. Temos no site Manual do Turista sistema de reserva online de hotel pelo Booking.com, com opções de hospedagem em cada destino. Você não paga nada a mais por isso. Pelo contrário, essa reserva pela internet têm frequentemente preços mais em conta do que as tarifas de balcão. A reserva de automóvel e outros serviços igualmente.

Atrações

No sites oficiais de turismo e em grandes sites como o Manual do Turista, você encontra informações,  fotos e dicas sobre os lugares mais interessantes, museus, passeios e lugares de interesse turístico.

Fotos

Imagens são importantes: você olha algumas fotos e já sabe se vale conhecer o lugar. No site do Manual do Turista e outros, há imagens ou slide-shows de centenas de destinos no mundo. Quer fazer uma experiência? Então, comece sua viagem! É o mundo em imagens:

Américas
Argentina – ChilePeru –  Patagônia

Europa
Sul da ItáliaNorte da ItáliaCentro da Itália – Alberobello

Portugal – França – Paris – CórsegaPaises Bálticos – Países Nórdicos

Ásia
Índia Tailândia